Gestão hoteleira: como aumentar a produtividade em meu hotel?
Uma gestão hoteleira eficiente é fundamental para o aumento da produtividade e para a otimização dos processos da empresa. Entretanto, conciliar tantos fatores para que essa administração gere impactos positivos na experiência do cliente nem sempre é fácil. Entre os desafios diários que os gestores de hotel se deparam estão a análise orçamentária para o corte e controle de custos, a oferta de um bom atendimento ao hóspede e o equilíbrio das finanças da empresa.
Pensando no papel fundamental que a gestão hoteleira assume para a garantia do sucesso do negócio, elencamos alguns esclarecimentos sobre o assunto com o intuito de contribuir para a administração e para o gerenciamento de sua empresa. Não deixe de conferir!
Qual a importância de uma boa gestão hoteleira?
Assim como em qualquer empresa, o hotel conta com diversas frentes de atuação para efetivamente garantir um bom atendimento ao cliente e para manter a sua saúde financeira. Isso, sem dúvidas, é uma tarefa árdua para colaboradores e profissionais que compõe a administração do setor, ainda mais diante de um mercado competitivo e especializado.
Entretanto, contar com uma Gestão hoteleira sólida e alinhada permite que a otimização dos processos e dos lucros e, principalmente, a capacidade de investimento empresarial para satisfazer as demandas do consumidor aumente consideravelmente.
Isso eleva a preferência do negócio no mercado e permite que o hotel continue aprimorando seus serviços.
O que é necessário para ter uma equipe qualificada?
Para alcançar todos os benefícios provenientes de uma boa gestão, é extremamente necessária a composição de uma equipe comprometida e alinhada com os valores e propósitos da empresa.
Por esse motivo, tem se tornado comum a preocupação com a profissionalização de empregados, tanto para oferecer conhecimentos técnicos quanto para instigar habilidades comportamentais importantes para um ambiente de trabalho comprometido.
A gestão de pessoas, nesse sentido, é um dos pontos fundamentais para crescimento profissional dos empregados e para o desenvolvimento sustentável da empresa, não devendo, portanto, ser negligenciada.
Como aumentar a produtividade no hotel?
Para aumentar a produtividade no hotel são necessárias algumas medidas. A fim de ajudar na gestão hoteleira, separamos algumas boas práticas. Acompanhe!
Utilize ferramentas de qualidade
Para atender a todos os clientes com eficiência, garantindo que desde a recepção no hotel até a saída todos tenham uma boa experiência, é necessário modernizar o atendimento utilizando ferramentas de qualidade para gerir a empresa.
Já existem, no mercado, softwares e outros mecanismos de gestão que otimizam muito o tempo do funcionário para o desenvolvimento de algumas atividades. O Concierge Eletrônico, por exemplo, permite a realização do atendimento em diversos idiomas, auxiliando o hóspede em informações básicas. Isso permite que ele tenha uma ótima experiência em sua empresa e sinta-se acolhido pelo ambiente e pela equipe.
Utilize soluções integradas
Além de obter ferramentas adequadas, permitindo que o funcionário ocupe um tempo maior com atividades mais complexas, é necessário integrar as soluções para que a comunicação do hotel e os processos como um todo sejam otimizados.
Existem sistemas de governança hoteleira que, pela integração de softwares, permitem automatizar as informações de check-in e check-out dos hóspedes para a distribuição correta de quartos. Esse é apenas um dos exemplos.
Há, ainda, tecnologias que ajudam a distribuir de maneira automatizada as limpezas dos quartos entre os camareiros, criando uma rota de limpeza para cada colaborador nos smartphones. Isso otimiza o tempo de serviço e alivia atividades administrativas ou excessivamente burocráticas pela qual alguns funcionários ficam responsáveis.
Capacite a equipe constantemente
Uma equipe capacitada e alinhada aos propósitos da empresa tende a ser mais produtiva e eficiente. Nesse sentido, torna-se fundamental ter uma frente que se preocupe com a gestão de pessoas. Além da necessidade de boa distribuição e divisão de tarefas, a equipe necessita de estímulo para contribuir para o crescimento da empresa por meio do seu trabalho.
Para tanto, é essencial oferecer treinamentos e capacitações constantes, sejam elas informativas sejam elas especializadas, como a oferta ou a concessão de bolsas para o estudo de idiomas. Assim, os colaboradores compreenderão a sua relevância para a empresa e se sentirão parte da construção de um projeto maior.
Invista na recepção dos hóspedes
A recepção dos hóspedes carrega uma grande responsabilidade, que é a de criar um primeiro contato pessoal com o cliente. Por esse motivo, a equipe deve ser altamente preparada pra que não hajam falhas e para que os clientes tenham uma boa percepção inicial acerca do negócio.
A frente responsável pelo atendimento deve ser, acima de tudo, respeitosa com as diversidades e paciente para lidar com críticas ou reclamações. Entretanto, além de capacitar o grupo para agir de tal maneira, é importante criar mecanismos e condições para que a recepção seja eficiente e para que eventuais problemas sejam prontamente resolvidos.
Esteja atento às questões financeiras
O desenvolvimento de qualquer negócio depende, também, de uma boa gestão financeira. Em empresas de hotelaria essa afirmação é ainda mais real na prática. Isso porque é comum que, em determinadas épocas do ano, o hotel conte com um alto fluxo de clientes. Em compensação, em outros períodos, há quedas brutais na circulação de pessoas.
Diante dessa situação, muitos administradores acabam cometendo equívocos por não acompanhar as demandas ou por não saber como equilibrar o orçamento em meio aos altos e baixos da empresa. Por esse motivo, estude a fundo as receitas, os investimentos e as oscilações financeiras da organização.
Isso permitirá que você tenha uma visão mais ampla e compreenda a dinâmica do seu próprio negócio, fazendo projeções adequadas para controlar o fluxo de caixa e para fazer cortes de gasto.
É importante, também, investir em facilitadores de controle de produtividade, como planilhas e softwares. Assim, ao longo do tempo, a tendência é que você compreenda os padrões e saiba acompanhar as necessidades da instituição.
Uma boa Gestão hoteleira é fundamental para que a empresa consiga oferecer bom atendimento, alcançar alto nível de satisfação do cliente e manter a sua saúde financeira. Para tanto, torna-se necessário otimizar processos, modernizar os serviços e reduzir os custos desnecessários.
Nesse sentido, uma equipe demasiadamente preocupada com atividades administrativas, por exemplo, corre o risco de não aproveitar de maneira eficiente os recursos financeiros e humanos.
Por esse motivo, é essencial o investimento em soluções tecnológicas e em ferramentas de qualidade que contribuam para que seu hotel seja bem quisto no mercado.
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