Confira 3 tendências na indústria de bens de consumo
Com a ascensão da tecnologia, o movimento do mercado se tornou ágil a ponto de demandar cada vez mais investimentos para que os produtos cheguem até o consumidor de forma rápida, barata e com a qualidade garantida.
Os grandes líderes das indústrias de bens de consumo e varejo no Brasil estão empenhados em atingir uma demanda que preza por velocidade, eficiência e eficácia.
Neste artigo, você vai entender mais sobre o processo de transformação que o setor de varejo está passando e conhecer as três principais tendências para a indústria de bens de consumo.
O processo de transformação no setor de varejo
A transformação que o setor recebeu nas últimas décadas é crucial para entender as estratégias que devem ser traçadas pelos gestores a fim de oferecer serviços que consigam encantar seus clientes, antes mesmo de eles mudarem a tela do celular para o site de outra empresa.
Investir em TI, tornou-se uma necessidade, já que o mercado tem sido tomado pelas plataformas online, oferecendo novas oportunidades aos negociantes para alavancar seus negócios.
Um aspecto comum entre todas elas é a necessidade de dados, sem eles não é possível presumir e arquitetar novas maneiras de alcançar e conectar pessoas ao comércio virtual. A informação sobre clientes, produtos e fornecedores efetiva o trabalho de forma a entregá-lo da melhor maneira, conquistando a satisfação e fidelização dos consumidores.
As 3 principais tendências na indústria de bens de consumo
Cada dia mais o interesse pelo consumidor final tem sido alvo de grandes marcas, de maneira que a intermediação se torne mais cara e menos lucrativa, tudo isso de forma online. A seguir, entenda as principais tendências que trarão mudanças para a indústria de bens de consumo.
1. Vendas online
Os bens de consumo vivem uma explosão de demanda, movimentando um mercado milionário, fazendo com que os varejistas procurem esse tipo de ferramenta para suas vendas.
Aqui, a precisão dos dados sobre os produtos é a chave para o sucesso, visto que o cliente precisa confiar em todas as informações dispostas para converter sua compra online em uma posterior fidelização à marca.
2. Customização de produtos
Nem só de marketing viverá o grande negociante. Investir em produtos é um desafio a ser bem avaliado, pois ele enfrenta o mutualismo que o mundo vive. O mercado precisa estar preparado para a bipolaridade do consumidor, prevendo a próxima tendência e ajustando a produção para atender a essa demanda.
3. Internet das Coisas
A Internet das Coisas é uma revolução tecnológica cujo objetivo é conectar os itens utilizados no dia a dia com a internet. Esses itens podem ser geladeiras, televisores, carros, relógios, enfim, objetos que antes não teriam a função de serem usados com internet. E como isso funcionaria? Bem, vejamos alguns exemplos:
- Usar um tablet para acender ou apagar as lâmpadas da casa, abrir persianas, ligar ou desligar o ar-condicionado.
- O sistema de casa inteligente também faz parte da revolução da Internet das Coisas. O uso de aparelhos como a Alexa para ligar a TV, programar a cafeteira para às 7h da manhã fazer o café etc.
- Utilizar a TV para acessar a internet e ver filmes diretamente de algum serviço de streaming ou até mesmo navegar na web e conseguir comprar coisas.
Soluções para as mudanças na indústria de bens de consumo
Diante de tudo isso, só se tem uma coisa a pensar: os mundos físico e virtual estão se tornando um só e a sua empresa tem muito a ganhar ao adaptar suas estratégias para o mercado digital.
Para tanto, a Leucotron, marca com mais de 35 anos de atividades no mercado corporativo de comunicação, tem a missão de ajudar nessas mudanças, a partir de soluções que conectam o cliente ao fornecedor de forma rápida e eficiente. Uma delas é o Conecta Leucotron.
O Conecta Leucotron é uma plataforma omnichannel que possui integração oficial com:
- WhatsApp;
- Facebook Comments e Messenger;
- Instagram Comments e Direct;
- RD Station;
- Mercado Livre;
- Reclame Aqui;
- YouTube Comments;
- Telegram;
- Microsoft Teams;
- Signal;
- WebChat;
- E-mail;
- SMS.
Essa ferramenta aprimora a experiência dos clientes com o produto e integra a comunicação por meio de inteligência artificial para um melhor atendimento ao usuário.
Quer conhecer mais sobre o Conecta Leucotron? Então, entre em contato conosco e um de nossos consultores ajudará você!