Conheça 4 modelos de pesquisa de satisfação para aplicar com seus clientes
Em função das redes sociais e da velocidade com que as informações circulam hoje em dia, as empresas se esforçam não somente para que os clientes comprem seus produtos, mas para que eles tenham uma boa experiência e divulguem esse feedback. Nesse cenário, entram os modelos de pesquisa de satisfação, que permitem que as marcas tenham dados a respeito da opinião dos consumidores.
Neste post, mostramos a importância de obter esses dados, listamos 4 modelos de pesquisa de satisfação e como aplicá-las na sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Qual é a importância da pesquisa de satisfação do cliente?
Ter informações sobre a satisfação do cliente em relação ao atendimento, à qualidade do produto ou serviço adquirido e à experiência com a sua marca é fundamental para saber o que precisa ser melhorado.
Dessa forma, é possível traçar estratégias para oferecer o que há de melhor ao cliente e dar o primeiro passo para a fidelização do consumidor. Além disso, saber como medir a satisfação dos consumidores é fundamental para manter a rentabilidade da sua empresa e prezar pela saúde financeira dela.
Quais são os modelos de pesquisa de satisfação?
Hoje em dia, é muito simples fazer pesquisas de satisfação com os clientes. Na Internet, você encontra alguns modelos prontos, que vão se adequar às demandas da sua empresa — ou seja, informar os dados que o seu negócio precisa saber para melhorar os processos, evitar problemas e solucionar gargalos.
Não existem regras específicas para uma empresa elaborar sua pesquisa de satisfação. O ideal é fazer perguntas objetivas, para obter informações relevantes para o seu negócio. Uma vez coletados, esses dados ajudarão você a entender o que o cliente espera da sua empresa e do produto ou serviço que é oferecido.
A seguir, selecionamos 4 modelos de pesquisa de satisfação. Continue a leitura para saber quais são e a que casos eles se aplicam.
1. Modelo formal
Nesse tipo de questionário, é primordial prezar por um diálogo claro. Aqui, vale a pena evitar palavras abreviadas e manter a norma culta da língua. A cordialidade e uma explicação sobre o motivo do contato são pontos importantes do modelo formal de pesquisa de satisfação.
Além disso, é preciso perguntar se o cliente tem o desejo de responder aos seus questionamentos e o que será feito com essas informações.
Um exemplo prático seria:
“Olá, (nome do cliente).
Foi um prazer colaborar com você na compra do produto/na aquisição do serviço (nome do produto ou do serviço).
Para continuarmos atentos e evoluindo cada dia mais, gostaríamos de saber a sua opinião sobre nosso atendimento e sobre a qualidade do produto. Podemos contar com você?
A pesquisa é rápida: dura cerca de 2 minutos!
Usaremos esses dados para melhorar nossos processos e oferecer uma experiência ainda melhor aos nossos consumidores!
Agradecemos pela disponibilidade.
Atenciosamente,
(nome da empresa).”
2. Modelo informal
O modelo informal é um pouco diferente do anterior. Aqui, é possível usar uma linguagem mais leve e descontraída. Esse modelo funciona bem para as marcas que têm uma proposta menos formal na hora de se comunicar com os consumidores.
Um exemplo prático seria:
“Olá, (nome do cliente)!
Que bom que você adquiriu o produto/serviço (nome do produto ou serviço)!
Queremos saber se você ficou satisfeito(a) com essa experiência, por isso, estamos te enviando um questionário rápido. Leva só uns minutinhos pra preencher e nos contar o que você achou!
Agradecemos a sua participação!
Até mais,
(nome da empresa).”
3. Modelo abrangente
O modelo abrangente exige uma pesquisa de satisfação com mais perguntas. Esse tipo de questionário funciona melhor para as marcas que querem tirar o máximo de informações do consumidor.
A criatividade na pesquisa abrangente é essencial, pois como o conteúdo é extenso, pode se tornar maçante para quem vai ler. Vale a pena, portanto, contar com um design atrativo e perguntar objetivas, com opções de múltipla escolha.
Outros recursos que podem ser interessantes são as figurinhas e os emoticons, que tendem a fazer com que o cliente se mantenha interessado no questionário.
4. Modelo de escala
No modelo de escala, é preciso usar um indicador (que pode variar, por exemplo, de 1 a 100). No caso da pesquisa de satisfação, é interessante que a nota se mantenha o mais alta possível.
Dois exemplos de perguntas que podem ser feitas nesse modelo de avaliação são:
- “Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria esse produto a um amigo?”;
- “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo ou conhecido?”.
A partir dos dados obtidos, é possível saber como está o nível de aceitação da sua marca por parte do cliente. Nesse tipo de pesquisa, você consegue informações sobre a satisfação do consumidor com a marca, a qualidade dos seus produtos e/ou serviços, o atendimento oferecido pelos seus colaboradores, entre outras.
Os resultados desse modelo de pesquisa costumam ser bastante precisos, por se tratarem de dados quantitativos. Dessa forma, a gestão da empresa tem um ótimo embasamento para traçar estratégias.
Com tanta informação sobre o assunto, ficou fácil escolher um modelo de pesquisa de satisfação para a sua empresa, certo? Basta entender um pouco mais sobre os objetivos da sua marca e o perfil do seu consumidor para elaborar ótimos questionários.
Ao aplicar essas pesquisas corretamente, sua empresa terá acesso a informações importantes para traçar planos de ação — que ajudam a solucionar problemas e a melhorar tudo aquilo que já está sendo efetivo.
Agora você conhece o universo dos modelos de pesquisa de satisfação e entende um pouco mais sobre a importância desses questionários para o crescimento da sua empresa. Além disso, você viu alguns métodos de aplicação e como eles são utilizados. Com todas essas informações, o seu negócio terá ferramentas suficientes para começar o estudo de satisfação do cliente e aprimorar processos.
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