O que podemos aprender com os hotéis mais caros do mundo?

A noção de luxo nos serviços de hospedagem está associada a um atendimento de qualidade e serviços personalizados. Os hotéis mais caros do mundo oferecem recursos que atraem clientes muito exigentes, mas que nem sempre precisam ser exclusivos de estabelecimentos desse porte.

Porém, nem sempre esses recursos precisam ser exclusivos das grandes e mais famosas redes de hotéis. Estabelecimentos menores podem dar um upgrade em seu ambiente corporativo e nos serviços oferecidos, a fim de oferecer um padrão elevado na recepção dos seus hóspedes.

Confira, neste artigo, alguns dos procedimentos que podem ser implementados em pequenos e médios hotéis. Ao proporcionar melhoria nos quesitos conforto, personalização e agilidade, saiba quais são as vantagens em trazer para o seu estabelecimento os recursos mais requeridos do mercado hoteleiro.

O atendimento automatizado e personalizado dos hotéis mais caros do mundo

Entre os serviços mais implementados pelos hotéis que são destaque internacional, estão o check-in e check-out móvel, ou aquele que pode ser feito de modo totalmente personalizado e por meio de automação. Aparecendo como aplicativo para dispositivos móveis ou em guichês eletrônicos, eles digitalizam as entradas e saídas, tornando o processo mais ágil e econômico.

Entre os benefícios dessa ferramenta, estão um maior controle sobre o fluxo, além de poder atender às exigências e preferências dos clientes com mais precisão. O próprio estabelecimento pode lançar algumas opções, como localização do quarto, itens para o frigobar, temperatura do ar-condicionado e contratação de serviços externos.

A automação pode ser feita por pequenas ações, como tablets disponibilizados em cada quarto para pedidos, chatbots para alterações na hospedagem e a chave digital. As funcionalidades podem estar conectadas ao serviço do hotel, trazendo maior privacidade, conforto e segurança para os hóspedes.

A vista panorâmica que os clientes desejam

Hotéis famosos como o President Wilson, em Genebra, ou o Raj Palace Hotel, em Japur e o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, oferecem suítes com as vistas preferidas dos clientes que procuram exclusividade.

Como um elemento de valorização do estabelecimento, a vista panorâmica deve ser considerada nos atributos arquitetônicos do hotel, que deve melhorar as suas configurações para tornar a vista acessível aos seus hóspedes.

Uma forma de incorporar a vista panorâmica no hotel, os terraços trazem a possibilidade conjunta de implementação de uma área social, que pode comportar restaurantes, scoth bar e piscina. Sendo também uma forma de oferecer entretenimento, os terraços podem integrar atividades ao ar livre e atividades culturais pontualmente.

Os serviços de spa que conferem status

Mesmo em hotéis voltados a receber executivos e profissionais em trânsito, os serviços de spa determinam um fator diferenciado para os seus hóspedes. Seja no intervalo de reuniões, seja após uma jornada de trabalho, clientes sempre procuram uma forma de amenizar o estresse e de cuidar da saúde.

Ofurôs e hidromassagens são itens bastantes solicitados, que podem ser oferecidos junto a um ambiente acolhedor e silencioso. Aulas de yoga, tai chi chuan e alongamento são práticas hoje vistas como cuidado pessoal, podendo figurar no rol de serviços de spa disponíveis no hotel.

Mesmo que não haja um espaço exclusivo, o hotel pode oferecer serviços de reiki, massagem e tratamentos de pele no quarto do hóspede, mediante agendamento. As opções, nesse caso, são muito importantes. Busque sempre trabalhar com profissionais recomendados e produtos hipoalergênicos.

A academia como ambiente obrigatório

As academias para a prática de musculação e outras modalidades esportivas são itens quase obrigatórios em hotéis de todo o mundo. Enquanto algumas unidades famosas oferecem academias privativas, hotéis de pequeno porte procuram aliar a tecnologia com o espaço disponível.

Aparelhos multifuncionais são ideais para ambientes reduzidos, podendo atender pessoas com níveis diferentes de prática. Caso não seja possível ter um instrutor sempre à disposição, oferecer um horário próprio para isso garante a empatia por meio de um atendimento personalizado.

Os aparelhos de última geração garantem, além de baixa manutenção, a satisfação dos clientes com máquinas atualizadas e funcionando bem. A área fitness deve ser bastante ventilada e, de preferência, com luz natural na parte do dia, conferindo as condições ideais para a prática de exercícios físicos.

A qualidade da internet como item de conforto

Na esfera das medidas tecnológicas para melhorar a qualidade do atendimento, as propriedades da rede de internet que será oferecida aos clientes são de extrema importância na atualidade. Embora sejam ofertados muitos sistemas desse tipo para hotelaria, nem sempre eles atendem às demandas reais dos consumidores.

A velocidade requerida é cada vez mais alta, para comportar o download de conteúdos de grande escala, utilizados principalmente para fins corporativos. A interface de login e navegação deve ser fluida e prática, com o intuito de facilitar a entrada dos hóspedes sem muitos obstáculos.

Soluções de última geração trazem vantagens tanto para o que será oferecido aos hóspedes como na comunicação interna do hotel. Com uma internet mais rápida e estruturada, fica mais fácil a digitalização de sistemas como call center, ramais internos e outros canais que funcionam ligados ao hotel.

Os programas especiais de fidelidade

Seguindo o exemplo de grandes redes de hotelaria, a exclusividade é um ponto chave para atingir um público de luxo. O programa de fidelidade é mais do que um programa de descontos e reservas, mas uma ferramenta para ofertar benefícios exclusivos.

Os clientes do programa de fidelidade podem contar com recursos únicos, como, por exemplo aplicativos de serviços ou descontos para hospedagem. Estabelecendo um canal direto de comunicação, o hotel pode produzir um conteúdo direcionado aos seus clientes fidelizados, com informações e tarifas diferenciadas.

Pelo cadastro, é possível também guardar informações importantes sobre o consumidor para melhor atendê-lo a cada vez que ele retornar ao hotel, construindo, desse modo, um atendimento voltado às preferências pessoais. O processo do programa pode ser inteiramente virtual, e não necessita de grande montante de recursos.

Os hotéis mais caros do mundo guardam muitas peculiaridades que podem ser aplicadas com sucesso em outros empreendimentos. Vislumbrar esses recursos garantem longevidade ao estabelecimento e um padrão de destaque dentro do mercado.

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