7 passos para melhorar a gestão de rede de concessionárias

Quantas vezes você já perdeu uma venda por falha na comunicação entre a equipe e o consumidor? Para fazer uma boa gestão de rede de concessionárias é fundamental investir em estratégias que levem um diferencial para o cliente.

Sendo assim, o gestor precisa se preocupar em manter uma equipe altamente capacitada para realizar um atendimento de qualidade, adotar tecnologias para otimizar os processos e gerar mais resultados. Quer saber como aperfeiçoar a gestão de rede de concessionárias? Confira o passo a passo que preparamos!

1. Faça o treinamento constante da equipe

É comum que diante da correria do dia a dia os gestores se esqueçam de cuidar de um detalhe importante: os colaboradores. Eles são fundamentais para que o trabalho seja executado com excelência e você possa ter um bom rendimento no final do mês.

Por esse motivo, a equipe precisa receber uma capacitação para conseguir oferecer um atendimento diferenciado ao cliente. Você, como gestor, deve deixar claro qual é o padrão esperado em sua concessionária.

Vale lembrar que o modelo de atendimento também deve se encaixar com os produtos oferecidos na loja. Logo, a venda de uma BMW não será realizada para o mesmo perfil de comprador de um carro popular.

Sendo assim, o ideal é promover eventos com os colaboradores para repassar as informações relevantes e as novidades da concessionária. Também é recomendável convidar palestrantes para falar sobre técnicas de vendas, comunicação, marketing e expressão corporal.

2. Inclua novas tecnologias para gestão de rede de concessionárias

As soluções tecnológicas foram criadas para substituir processos burocráticos e dar mais agilidade para as atividades. Nesse sentido, é importante adotar o uso de ferramentas que permitem a integração das informações das concessionárias, identificação do perfil do cliente e gerenciamento de contatos.

Dessa maneira, os colaboradores conseguirão manter uma comunicação mais efetiva com as pessoas que se interessaram pelos veículos da loja, enviando promoções ou novidades que chegaram.

Além disso, muitas soluções também permitem o acompanhamento de relatórios de vendas, previsão de pagamentos e despesas. Dessa maneira, haverá muito mais controle sobre as informações da rede de concessionárias.

3. Melhore a comunicação entre as unidades

Além de investir em ferramentas para organização e monitoramento das informações, o gestor também precisa se preocupar com a comunicação entre as unidades.

Uma maneira de facilitar essa troca de informações e reduzir os custos para a empresa é por meio da utilização de um sistema PABX. Ele permite aumentar a produtividade dos colaboradores, uma vez que eles não precisam se deslocar muito entre departamentos.

Além disso, a solução também possibilita a troca de informações entre diferentes concessionárias, sem custo alto entre as ligações. Isso ocorre porque elas são feitas como se fossem contatos entre ramais.

As ferramentas mais modernas permitem, inclusive, fazer conferências por áudio ou vídeo e criar um correio de voz personalizado. Para complementar, ela ainda facilita a comunicação entre o cliente e um funcionário da agência, pois ele pode fazer uma ligação direta para o ramal desejado.

4. Selecione métricas de acompanhamento

Outro fator importante para melhorar a gestão de rede de concessionárias é a criação de métricas de resultados. Por exemplo: você pode monitorar o número de vendas realizadas em um mês e compará-las com a quantidade de pessoas que visitaram as lojas.

Dessa maneira, é possível acompanhar se as vendas estão crescendo, se o atendimento realizado é de qualidade e se alguns processos podem ser melhorados para ampliar o número de clientes interessados.

Isso gera dados mais concretos para o negócio e permite fazer a comparação de desempenho entre os profissionais da equipe.

5. Promova estratégias para conquistar o cliente

Coloque os clientes como prioridade no seu negócio. Sendo assim, realize ações para atendê-los bem e melhorar a comunicação com eles. Uma estratégia é investir em redes sociais para divulgar os produtos da rede de concessionárias, fazer promoções e falar sobre os cuidados necessários com os itens.

O diferencial do atendimento também precisa estar dentro das concessionárias. Ao possuir uma equipe preparada, é possível oferecer uma experiência diferenciada para o cliente.

Por exemplo: enquanto um funcionário faz uma explicação sobre algumas características do veículo, outro já pode deixar o carro bem posicionado para o consumidor fazer um teste drive. São pequenos gestos que mostram um diferencial no atendimento.

Procure criar uma relação com seus clientes depois do processo de compra. A equipe pode enviar cartão de aniversário, lembretes sobre as revisões de veículos, ligar para saber se o cliente gostou do carro, solicitar uma avaliação sobre o atendimento, entre outras situações. Essa é uma maneira do cliente se lembrar da concessionária quando precisar realizar uma nova compra.

É fundamental estabelecer estratégias que conquistem o consumidor e façam ele se sentir importante para a concessionária. Isso se refletirá em ganhos financeiros para os vendedores e o gestor.

6. Crie um ambiente agradável

Procure criar um ambiente aconchegante para os seus clientes. Invista em iluminação, limpeza, climatização e conforto. Você pode, por exemplo, fazer um espaço de espera para os clientes que levaram seus veículos para uma revisão. Ele pode conter café, água, pequenos lanches, revistas, televisão e acesso à internet.

Isso fará com que o cliente fique tranquilo enquanto aguarda um atendimento, e também permitirá que ele resolva pequenas situações com o uso da internet.

7. Invista em campanhas de marketing

As ações de marketing criam oportunidades para adquirir e reter clientes. Elas contribuem para divulgar a marca, os valores da empresa e auxiliam no relacionamento com os consumidores.

Por isso, ao fazer a gestão de redes de concessionárias também é necessário investir em campanhas de marketing em diversos canais. Elas podem funcionar como uma propaganda explícita convidando o consumidor para a loja, ou por meio de ações de inbound — que levam o cliente até a rede.

Dessa maneira, a equipe responsável por esse setor poderá criar conteúdos relevantes para o perfil do cliente desejado, e manter um relacionamento com ele.

Pronto! Agora você já sabe como melhorar a gestão de rede de concessionárias! Essas informações foram úteis para você? Então compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

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