produtividade no home office

Saiba como manter a produtividade alta no home office

O desejo de trabalhar em casa sempre esteve no imaginário de muitos profissionais. Afinal, essa modalidade oferece flexibilidade, redução de custos com deslocamento e infraestrutura, independência e qualidade de vida, entre muitos outros benefícios.

Mas a popularização dessa prática, maximizada pela necessidade de distanciamento social, em razão da pandemia, acabou apresentando alguns desafios.

O principal deles tem sido em relação à produtividade no home office. Como garantir que os colaboradores se mantenham atingindo as metas estabelecidas e continuem motivados, mesmo a distância?

É sobre isso que vamos tratar neste artigo. Continue a leitura e confira as dicas que poderão ser adotadas em sua empresa.

Separar um local específico para trabalhar

Fora do ambiente empresarial, a vida pode apresentar uma série de distrações que afetam a produtividade no home office. Quando não estamos ao alcance dos gestores, por exemplo, é fácil desviar nossa atenção para conversas no entorno, plataformas de redes sociais, noticiários e entretenimento na internet, entre muitas outras situações.

Por tudo isso, é essencial que sua mesa de trabalho esteja em um ambiente mais reservado, livre dessas distrações e do excesso de barulho. Procure deixar esse local organizado e evite levar o computador para lugares como o quarto ou a cozinha, onde sua mente poderá se desligar das tarefas que devem ser executadas.

Definir horários e estabelecer metas

Outra tentação de quem atua em home office é trabalhar a qualquer hora. Claro que isso é uma vantagem, mas o ideal é que esse horário seja pré-estabelecido, para não se perder nas entregas.

Não se esqueça de que a cobrança para que as metas sejam atingidas permanecerá, mesmo trabalhando de casa. Portanto, é preciso saber se organizar para que a produtividade não sofra uma queda. Além disso, como veremos no próximo tópico, o estabelecimento de uma rotina ajudará a não trabalhar além do horário necessário.

Criar uma rotina e fazer intervalos

Você já deve ter percebido que é fácil fazer horas extras quando se trabalha na modalidade home office. Isso ocorre porque, com as distrações no entorno, muitas vezes não nos damos conta de que já passou da hora de parar naquele dia. Além disso, os uso de ferramentas como o WhatsApp nos coloca à disposição o tempo todo.

Mas essa situação não é ideal, pois vai chegar um momento em que o desgaste físico e mental atrapalhará a sua produtividade na atuação a distância. Portanto, crie uma rotina de trabalho e estabeleça horários, até mesmo, para pausas — vale a pena relaxar por alguns minutos para tomar um café e espairecer.

Essa tendência, também conhecida como anywhere work, ou popularmente, trabalho remoto, parece ter vindo para ficar. Com o relaxamento das regras de distanciamento, as empresas perceberam que é possível estabelecer modelos híbridos de trabalho, com momentos em que a equipe atuará presencialmente e outros em home office.

Esse modelo híbrido tem desafios semelhantes, como a manutenção da produtividade no home office. Por isso, é preciso ter atenção às dicas que mostramos neste post para que o profissional consiga se manter competitivo nessa nova forma de atuação apresentada pelo mercado.

Gostou das dicas? Aproveite para seguir nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube para acompanhar nossos conteúdos.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.