qual a operadora

Qual a operadora? Entenda por que essa informação pode ajudar a reduzir custos em empresas

O direito de migrar entre serviços de telefonia sem modificar o número de telefone, apesar de benéfico ao consumidor, dificulta reconhecer qual a operadora de determinado contato.

Diante desse contexto, a portabilidade passou a representar prejuízo para a gestão empresarial. Isso porque, não sendo possível identificar o serviço de telefonia adotado pelo número de destino, torna-se mais difícil articular medidas para amenizar os altos custos da ligação.

Pensando na importância de otimizar os recursos empresariais para garantir o desempenho do negócio no mercado, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema e dicas para a amenização das taxas pagas com telefonia. Não deixe de conferir!

Por que saber qual a operadora dos contatos telefônicos é importante?

A comunicação interna e o atendimento ao cliente são a chave para o sucesso de qualquer empresa. Entretanto, os canais de telefonia que tornam essas medidas de melhoramento efetivas podem custar caro para o bolso da organização.

Apesar disso, muitas instituições sequer avaliam ou calculam de maneira adequada os fatores que elevam custos com a comunicação. Isso, sem dúvidas, afeta o controle sobre as finanças da empresa.

Um dos principais motivos do aumento de dívidas com telefonia é a comunicação entre operadoras distintas. Isso porque as taxas entre diferentes empresas costumam ser altas. Por outro lado, cobranças de ligação para uma mesma operadora podem chegar a zero.

Por esse motivo, reconhecer os contatos de destino é de extrema importância. A portabilidade, entretanto, pode dificultar o trabalho.

Como é possível reduzir custos ao reconhecer a operadora?

Tendo em vista que as ligações telefônicas realizadas pelo celular para uma mesma operadora são mais baratas, a empresa pode criar mecanismos para reconhecer o número de destino e realizar contato por meio de um chip correspondente.

Dessa forma, a organização conseguirá amenizar custos, otimizar a comunicação com o público e elevar a rentabilidade média do negócio. Afinal, o controle sobre as finanças contribui para o crescimento sustentável da empresa.

Vale, contudo, ressaltar que o aumento dos gastos com telefonia pode também ter outros fatores como fundamento. Por esse motivo, é importante fazer uma análise completa da fatura todo mês, observando a elevação de tarifas, a existência de cobranças indevidas pela empresa de telefonia e o cálculo sobre as dívidas pendentes.

De que forma a utilização de um sistema apropriado pode contribuir?

O desenvolvimento de ferramentas tecnológicas no mercado possibilitou a implementação de soluções que, além de otimizar custos de processos empresariais, reduzem a necessidade de dispor de colaboradores para realizar atividades manuais.

A Leucotron, por exemplo, conta com o Serviço de Portabilidade, que automatiza o reconhecimento da operadora do número telefônico e, com o auxílio de uma interface celular, direciona ligações para um chip da mesma operadora.

O investimento nessa tecnologia gera inúmeros benefícios. Entre eles, estão:

  • gerenciamento adequado de contatos;
  • contenção de custos com telefonia;
  • otimização do tempo do colaborador.
  • comunicação externa pode chegar a custo zero.

Como identificar a melhor solução tecnológica no mercado?

Para garantir a aquisição de um sistema eficiente e que amenize custos com telefonia, é interessante observar alguns pontos sobre a ferramenta e a empresa fornecedora da tecnologia. Confira estas dicas!

Considere o retorno sobre o investimento

Os custos referentes à implementação do Serviço de Portabilidade devem ser amplamente avaliados. Afinal, não só o gasto com a tecnologia é elemento importante para tomar uma decisão, mas também o resultado com o qual a empresa poderá contar ao aderir à solução.

De nada adianta adquirir uma ferramenta mais econômica se ela em nada contribui para a otimização dos processos, o aumento da produtividade da equipe e a redução de custos com telefonia.

Verifique a facilidade de manuseio

É natural que, inicialmente, os colaboradores fiquem confusos quanto ao funcionamento da ferramenta tecnológica. Ao optar pela solução, portanto, é interessante estar atento à facilidade de manuseio.

Algumas fornecedoras de tecnologia, por exemplo, garantem ao cliente a redução dos custos com telefonia por meio de sistemas que exigem processos manuais. O trabalhador, nesse caso, precisaria consultar um banco de dados para verificar a operadora e, só então, trocar o chip.

O sistema oferecido pela Leucotron, por outro lado, integra-se ao de telefonia, automatizando essa operação e eliminando a necessidade de dispor de funcionários para esse procedimento. Além de otimizar recursos humanos, a solução dispensa treinamentos aprofundados para o manuseio.

Avalie o histórico de sucesso do sistema

Verifique, também, o histórico de sucesso da solução adquirida. Nesse sentido, vale observar feedbacks dos clientes que contam com o sistema e suas considerações sobre os resultados obtidos por meio dele. Se possível, converse com pessoas que lidam diariamente com a ferramenta, para entender quais são as implicações práticas do sistema.

Da mesma forma, conversar com a empresa fornecedora sobre o funcionamento da tecnologia adquirida pode ser um ótimo caminho para verificar expectativas de melhoramento dos processos.

Verifique a credibilidade da empresa

Outro aspecto importante a ser observado para identificar a melhor solução tecnológica é a credibilidade da empresa fornecedora. Além de garantir a confiabilidade da solução, fazer essa verificação permitirá compreender o atendimento oferecido.

Afinal, é muito importante poder contar com uma instituição que, inicialmente, possa orientar sobre a implementação e o funcionamento da ferramenta da melhor maneira. Isso traz segurança e solidez para o processo de transição tecnológica.

O direito de migrar entre serviços de telefonia sem trocar o número dificultou a identificação da operadora do contato de destino. Apesar de benéfica ao consumidor, essa confusão custou caro para o bolso do gestor, uma vez que ligações entre serviços de telefonia implicam taxas expressivas.

Pensando nisso, diversos métodos foram desenvolvidos para baratear custos relacionados à comunicação. Alguns deles, entretanto, ainda exigem consulta manual ao banco de dados para identificar qual a operadora.

Isso ocupa tempo e demanda esforço desnecessário por parte do colaborador. Por esse motivo e para garantir resultados concretos, é recomendável buscar por soluções automáticas e integradoras para a instituição.

E então, gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre as soluções tecnológicas da Leucotron e conferir as possibilidades para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!

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