Como fazer ligações internacionais e gastar menos?
Telefonia

Como fazer ligações internacionais e gastar menos?

Como fazer ligações internacionais e gastar menos?
Escrito por Leucotron

Ligação internacional é um tipo de chamada cada vez mais comum no meio corporativo. Usada para manter o contato ativo entre profissionais da equipe, clientes e colaboradores, as formas de reduzir o custo para este tipo de chamada são de grandes ganhos econômicos para a gestão da empresa.

Existem algumas maneiras de gastar menos realizando chamadas internacionais, mas qual delas seria a mais indicada para o meio corporativo? Com soluções disponíveis para o computador, o telefone fixo ou o celular, é preciso analisar quais são as vantagens em termos de redução de custos, assim como as funcionalidades que cada uma delas oferece.

Neste post, serão apresentadas algumas soluções, detalhando como podem ser incorporadas no ambiente organizacional. Confira também como realizar, passo a passo, os métodos de discagem para outro país.

Ligação internacional tradicional

Para fazer uma chamada internacional, é necessário o número do telefone (fixo ou celular), o DDI do país estrangeiro e o DDD da região. Toda chamada feita no Brasil leva o código 00 na frente, seguido do número da operadora de sua escolha. A digitação final fica desta forma:

00 + código operadora + DDI + DDD + número do telefone fixo ou celular

Deste modo, é preciso consultar o DDI do país de destino e verificar os valores das operadoras para escolher a menor tarifa. O custo varia de acordo com o plano adquirido, a duração da chamada e o período do dia em que está sendo realizada a ligação.

Consulta a DDI

Para realizar qualquer chamada internacional, é necessário ter o código do país para fazer a discagem completa. A consulta pode ser feita facilmente por sites que fornecem a lista completa dos códigos.

A empresa também pode disponibilizar via catálogo ou armazenamento no sistema a lista dos DDIs mais utilizados, tendo em vista países em que há empresas parceiras, colaboradores ou mesmo filiais instaladas no estrangeiro.

Planos de operadoras para ligação internacional

A consulta aos planos e descontos oferecidos pelas operadoras de celular podem diminuir o custo das ligações internacionais. Algumas delas oferecem pacotes específicos para corporações, sendo necessário o cadastro do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para poder realizar a compra do serviço.

Em alguns casos, a redução se dá pela assinatura mensal de uma taxa que abaixa a tarifa da minutagem. De todo modo, deve-se averiguar as ofertas oferecidas periodicamente, sendo elas disponibilizadas de acordo com a demanda das operadoras.

Aplicativos de ligação pelo computador

Para realizar uma ligação internacional pelo computador, é preciso instalar um aplicativo de chamadas e estar conectado à internet. Confira como realizar chamadas via aplicativos por computador:

  1. instale o aplicativo de chamadas no computador (Skype, Viber, Whatzapp, Facetime, entre outros);
  2. efetue a compra de créditos para realizar chamadas; 
  3. abra o campo de discagem e digitar o número de destino. Para esta solução, não é necessário digitar o código da operadora (00 + DDI + DDD + número de telefone fixo ou celular).

Aplicativos para telefone celular

Os smartphones também contam com aplicativos capazes de facilitar a redução de custos com ligações internacionais. Dentro desta opção, podem ser utilizados aplicativos para chamadas, mas também aqueles que constam nas plataformas de comunicação empresarial, feitos para o meio profissional. Veja abaixo como funciona o procedimento em cada uma delas.

Para usar os aplicativos não corporativos

  1. entre na loja de compras do seu telefone, no Android ou iOS; 
  2. instale o aplicativo no celular (CPqD, Ringo, Line, entre outros);
  3. faça o seu cadastro no aplicativo;
  4. insira créditos para efetuar a ligação;
  5. abra o campo de discagem e digite o número de destino.

Para usar os aplicativos corporativos

Algumas plataformas de comunicação usam aplicativos como extensão de seu sistema. É preciso consultar especificamente o programa utilizado e seguir as instruções do desenvolvedor. É recomendável também fazer um treinamento básico com os profissionais para otimizar o uso da ferramenta no dia a dia.

Ligação internacional direto do navegador

Há soluções de comunicação feitas para profissionais que podem ser integradas ao navegador. Não é necessário instalar nenhum outro software ou equipamento. Ela funciona com PABX IP e adaptador SIP, gerando uma conexão com a linha e a ferramenta integrada.

Essa ferramenta facilita a execução de ligações, recebendo e fazendo chamadas. Para empresas que contam com ramais, as centrais também podem ser personalizadas para utilizar a ligação no navegador, desde que os sistemas sejam compatíveis.

Ligação internacional via VoIP

Outro meio de utilizar a internet para as chamadas é o VoIP, usando a transmissão de voz. A vantagem deste recurso é poder serem utilizados por telefones que funcionam por IP, muito comuns em corporações, por dispositivos ATA, adaptadores de telefones analógicos ou pelo computador.

A rede VoIP utiliza a rede corporativa, podendo ser incorporados variados ramais e linhas telefônicas configurados pelo sistema, facilitando a interação da equipe, clientes e colaboradores.

As chamadas internacionais geram uma economia de até 70%, sendo a qualidade oferecida uma das mais estáveis e seguras do mercado. 

Soluções digitais para ligações internacionais e economia

As plataformas de comunicação que trabalham com soluções integradas oferecem grande vantagem para o ambiente organizacional: além de sistematizar as ligações realizadas na empresa, reduzem o custo das chamadas de modo geral, incluindo as internacionais.

Já as ferramentas isoladas podem funcionar bem entre equipes separadas e no diálogo com os clientes que costumam viajar para o exterior. No entanto, para a comunicação interna e como modo de comunicação ampliada, pode deixar a desejar em termos de aplicabilidade e mesmo na diminuição de custos para empresa.

Adotar um sistema de telefonia corporativo traz grande economia para a empresa, resultando em uma melhor eficiência e produtividade para os profissionais. Para saber qual das soluções é a mais adequada para a corporação, deve-se analisar a frequência e a demanda de ligação internacional dentro das atividades cotidianas.

As vantagens de um sistema de telefonia digital que opera com estabilidade transforma as relações profissionais, representando maior credibilidade e facilitando o acesso, o diálogo e a colaboração em projetos. Não deixe de conferir todos os benefícios oferecidos pela rede VoIP. Veja este artigo e saiba como esta solução ajuda a reduzir os custos de sua empresa.

Deixar comentário.

Share This