PABX IP: como funciona e quais são as vantagens?
PABX Telefonia

PABX IP: como funciona e quais são as vantagens?

Escrito por Leucotron

A telefonia exerce um papel fundamental nas organizações, visto que ainda é um dos principais meios de comunicação utilizados pelos clientes — e também internamente, entre pessoas e setores. Adotar estratégias, decisões e investimentos acertados é fundamental para otimizar resultados e ainda alcançar a redução de custos. É aí que entra o papel do PABX IP.

Você já conhece esse sistema? Quer saber quais vantagens ele pode proporcionar para o seu negócio? Então, continue acompanhando a leitura, pois explicaremos cada um desses pontos a seguir!

O que é um PABX IP?

Ele é um sistema bem completo. Funciona da mesma forma como um PABX tradicional, mas vem com mais funcionalidades que antes não eram disponibilizadas. Com ele, as ligações são realizadas por meio da tecnologia VoIP (voz sobre IP), o que quer dizer que todo o tráfego de voz e dados é feito via internet.

Para implementá-lo, as empresas não precisam, necessariamente, fazer grandes investimentos. Isso é possível graças à possibilidade de adaptar a infraestrutura de telefonia atual para suportar essa solução. Essas mudanças são de baixo custo, tornando o recurso ainda mais acessível. Além disso, os números que já são utilizados podem ser mantidos.

O PABX IP também pode ser chamado de “aparelho All in One” (todos em um só), visto que tem várias funções além de um sistema tradicional. Entre elas:

  • distribuidor de chamadas;
  • gravador de conversas;
  • acesso a banco de dados, e-mail voz;
  • realização de conferências.

Ao integrar a solução a um sistema de computadores, ele também poderá ser utilizado como uma Unidade de Resposta Audível (URA) — um equipamento que ajuda a otimizar algumas rotinas, com funções de atendimento eletrônico, ramal remoto, direcionamento de ligações, reconhecimento de dígitos e voz, entre outras.

Em quais situações ele pode ser utilizado?

Negócios de qualquer porte (incluindo PMEs) e ramo de atuação podem investir em um sistema PABX IP, uma vez que essa tecnologia dispensa a necessidade de investir em uma infraestrutura mais robusta para que ele possa funcionar.

Ele contribui especialmente para questões voltadas a:

  • call center;
  • SAC;
  • empresas com filiais em localidades diferentes;
  • empresas com trabalhadores externos (ramal remoto).

Quais são as vantagens de se investir nesse sistema?

As empresas que optam por investir nessa tecnologia conseguem aproveitar uma excelente relação custo-benefício. São várias as vantagens que o sistema proporciona e, nos tópicos a seguir, explicaremos as principais delas.

Redução de custos

O PABX IP permite a realização de chamadas telefônicas entre filiais por um custo consideravelmente menor — e isso é especialmente importante para o caso de ligações de longa distância. É a tecnologia VoIP que garante as tarifas mais acessíveis ao utilizar a rede de dados para o tráfego de voz.

Ganho em produtividade

O investimento em um PABX IP torna o atendimento ao cliente e a comunicação empresarial mais eficientes e as equipes mais produtivas. Tudo isso por meio de diversas facilidades que o sistema proporciona. Entre elas:

  • encaminhamento automático de chamadas em caso de ramal ocupado (transbordo);
  • configurações de interface (que reduz a necessidade de visitas técnicas);
  • criação de ramais móveis (viabilizando a comunicação de qualquer lugar).

Maior facilidade para a administração de rede

A tecnologia do sistema PABX IP integra toda a comunicação de uma empresa em uma rede única de dados e telefonia. Isso ajuda a facilitar a gestão da operação, identificando problemas e modificações em tempo real. Isso é feito por meio de ferramentas de gerenciamento que contribuem para monitorar e controlar as rotinas.

Possibilidade de personalização

Outra grande vantagem do investimento em um PABX IP é a possibilidade de personalizar o serviço. Isso quer dizer que é possível contar com funções como o redirecionamento de ligações para celular em determinado período (como finais de semana e horários específicos).

Também é possível customizar outras questões como:

  • anúncios para horários de atendimento;
  • ampliação mais ágil de números e ramais;
  • criação de numeração para cada ramal, facilitando a manutenção e a gestão.

Melhoria no atendimento aos clientes

A qualidade do serviço de atendimento também melhora quando se utiliza um sistema por IP. Entre as facilidades que podem ser aproveitadas estão:

  • filas com anúncios ou músicas de espera;
  • identificação automática do cliente, encaminhando-o para um atendimento mais direcionado;
  • implementação da URA, na qual o cliente pode escolher o setor com o qual deseja falar por meio de uma gravação.

Acompanhamento do status do sistema via web

Identificar e entender as questões que acontecem no sistema é fundamental para uma boa gestão. Enquanto, em uma rede analógica, a obtenção dessas informações é mais complexa, na tecnologia digital, o gestor consegue visualizar o status com rapidez, utilizando um painel de gerenciamento.

Nesses casos, a configuração e os ajustes de manutenção são feitos utilizando uma interface web. Geralmente elas são intuitivas e permitem que mesmo as pessoas mais leigas consigam realizar alterações mais simples.

Criação de relatórios gerenciais

Também é possível gerar relatórios contendo diversas informações a respeito das chamadas recebidas e realizadas na central telefônica. Entre os principais dados, estão:

  • data e hora;
  • duração;
  • destino;
  • tarifação.

Uso de ramais em celulares, computadores e outros dispositivos móveis

Já falamos aqui sobre a possibilidade de contar com ramais móveis na empresa e como isso é importante para o trabalho de equipes e profissionais externos. O PABX IP permite que seja feita uma extensão do ramal interno, garantindo que celulares, notebooks, computadores e tablets possem ser utilizados para realizar e receber ligações.

Eles têm números próprios, funções inteligentes, programação personalizada, acesso aos serviços fornecidos pela central, entre vários outros benefícios. Essa é uma forma de garantir a comunicação sem que se tenha que arcar com os custos elevados de manter chamadas para celulares.

O PABX IP tem deixado de ser uma forte tendência para se tornar uma realidade cada vez mais presente dentro das empresas. As vantagens proporcionadas por eles são muito atrativas e garantem uma relação custo-benefício muito satisfatória para quem opta por investir nessa tecnologia. Além da redução de custos, o sistema também contribui para melhorar o trabalho das equipes e para oferecer um atendimento de mais qualidade para os clientes.

O que achou deste post? As informações foram esclarecedoras? O que acha de aproveitar para saber mais sobre os tipos de PABXs existentes no mercado e as diferenças entre eles?

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This