PABX em nuvem

PABX em nuvem ou PABX convencional? Descubra a melhor opção para o seu negócio!

Otimizar a comunicação de uma empresa e dar fluidez aos processos é um desafio comum, principalmente, para as grandes corporações. Não bastasse isso, é necessário garantir o desenvolvimento sustentável do negócio: promover o crescimento do porte da empresa sem impactar muito nos custos.

Uma solução em telecomunicações que tem se mostrado bastante eficaz para as organizações é o PABX — Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados). Essa ferramenta facilita a integração interna, com parceiros e clientes. Você conhece o PABX em nuvem e o convencional? Confira neste post as diferenças entre eles e saiba escolher qual o melhor para o seu negócio!

Por que usar o PABX?

Esse sistema é a melhor alternativa para empresas que precisam gerenciar a comunicação com seus colaboradores, parceiros e clientes. É uma aliada forte no controle de custos, pois permite criar vários ramais a partir de uma linha, e ainda contribui para otimizar as rotinas produtivas da empresa.

Uma das reclamações recorrentes dentro das organizações é que os processos são burocráticos. Muitas vezes, isso é resultado de falha na comunicação feita pelas empresas. Seja por falta de alinhamento interno ou por dispor de equipamentos ultrapassados, que não atendem mais ao cenário do mundo conectado, uma comunicação ineficaz prejudica os resultados dos negócios.

Interface com o cliente

Atualmente, as empresas possuem interfaces personalizadas com os clientes em mais de uma etapa durante a sua jornada. Os setores que costumam ser responsáveis por isso são aqueles destinados às reservas ou televendas, relacionamento com os clientes e pós-vendas, por exemplo.

Não dispor de soluções em atendimento pode prejudicar o seu negócio! É comum clientes dizerem que os processos das empresas são burocráticos, e isso pode ser consequência de uma comunicação demorada e com ruídos. O sistema PABX é perfeito para melhorar a experiência do seu cliente: ele permite que sejam realizadas diversas chamadas simultaneamente.

Com isso, o seu atendimento reduzirá os gargalos e seus clientes ficarão mais satisfeitos. Mas lembre-se de que é importante treinar a equipe para garantir uma boa experiência. Não adianta ter uma ferramenta que dinamiza a comunicação se o time de atendimento “pisa em ovos” ao lidar com o público. Encantar o consumidor não depende exclusivamente de recursos sistêmicos.

Melhor seu NPS

Falando-se de experiência do cliente, uma forma de medir como está o termômetro de satisfação do seu público é aplicar a pesquisa NPS — Net Promoter Score. Essa metodologia é usada nas principais organizações do país e do mundo, e aquelas que apresentam um resultado alto são as mesmas que têm um crescimento admirável.

Essa pesquisa consiste em uma avaliação de 0 a 10 e uma pergunta chave sobre se o usuário indicaria a marca para alguém próximo. As notas 9 e 10 são conhecidas como promotores, as 7 e 8 são os neutros, e as de 0 a 6 são os temidos detratores. Para desenvolver uma melhoria nos serviços, as empresas precisam atuar em cima das avaliações detratoras.

Mas, como fazer isso? A melhor maneira é entrar em contato com o cliente. Com o sistema PABX, você pode gravar as ligações feitas para eles e, assim, auditar as informações para compreender onde houve falha. Logo, fica mais fácil para desenvolver um plano de ação e conquistar a credibilidade dos clientes.

Convencional ou nuvem?

A principal distinção entre eles é na forma de funcionamento do sistema. No PABX convencional, um equipamento é responsável por fazer as ligações. Em alguns casos esse modelo pode demandar um maior investimento em outros recursos, como cabeamento e a compra de aparelhos telefônicos. Já o PABX em nuvem, trata-se de um solução baseada em software que pode ser instalado de forma local (servidor físico ou virtualizado) ou na nuvem.

Dessa forma, equipamentos específicos não são necessários para o uso dos recursos de telefonia e seu funcionamento precisa de acesso à internet. O PABX convencional é ideal para empresas mais tradicionais, que ainda não têm necessidade de recursos mais avançados ou que estão em processo de migração das tecnologias analógica e digital para a tecnologia IP. Essa plataforma dispõe de benefícios que já atendem bem à demanda de muitos negócios. Suas principais vantagens são:

  • gerenciamento de ligações, podendo ser externas ou internas;
  • criação de vários ramais;
  • possibilidade de incluir senhas nos ramais;
  • identificador de chamadas.

A inovação desse sistema para o ambiente cloud, ou em nuvem, permite um ganho considerável àquelas empresas que possuem um fluxo muito alto de atendimentos telefônicos ou necessitam de mais mobilidade para seus colaboradores. O PABX em nuvem permite, por exemplo, que os ramais sejam usados em qualquer dispositivo que tenha acesso à rede de internet. Mas há, ainda, muitos outros ganhos:

  • backup contínuo, não havendo a perda de dados;
  • pode ser usado em celulares e tablets;
  • ligações sem custos entre os números internos;
  • redução nos gastos com ligações internacionais e interurbanas;
  • gerar relatórios;
  • não se paga pela ociosidade dos recursos;
  • recuperação ágil;
  • agilidade nas manutenção;
  • elasticidade nos custos, paga-se conforme o uso do serviço.

Ainda é possível integrar o PABX em nuvem a outros canais de comunicação, fortalecendo a sua estratégia omnichannel. Com isso, você otimiza o atendimento ao cliente ao proporcionar uma experiência diferenciada, e ainda reduz as chances de ver a sua marca exposta negativamente nas redes sociais.

Conheça o seu negócio

Como visto, o PABX em nuvem dispõe de mais benefícios e é uma ferramenta convergente com as mudanças tecnológicas. Mas não há como definir qual o serviço ideal para o seu negócio se você não conhecer a fundo o cenário que a sua organização está inserida. Realize um diagnóstico da sua empresa, mapeie os processos, desenvolva um relatório de custos e, principalmente, construa o planejamento estratégico para o negócio.

Caso a sua empresa esteja buscando um aumento nas vendas, vale a pena se antecipar e já estudar a aplicação do PABX em nuvem, ou IP. Isso porque o crescimento na receita de um empreendimento, geralmente, anda lado a lado com o surgimento de novos processos, com a necessidade de ampliar o quadro de colaboradores e na pulverização do negócio para outras regiões geográficas.

Ao escolher essa solução de telefonia, é importante buscar no mercado as melhores referências nessa prestação de serviço. Além disso, é crucial realizar a migração com cautela: é imprescindível realizar um projeto, criando um ambiente de homologação da ferramenta e incluir o PABX em nuvem por etapas, para não impactar negativamente nos processos internos.

Se você quer saber mais benefícios que essa tecnologia oferece, solicite o contato de um de nossos consultores!

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