Saiba como melhorar a relação entre pais e escola em 7 passos

Criar formas de melhorar a relação entre pais e escola deve ser prioridade para quem atua na gestão de instituições de ensino.

Uma interação próxima entre os dois lados não só contribui para o melhor desempenho no aluno como, também, para a tranquilidade dos responsáveis, que sabem exatamente como os estudantes estão se saindo no dia a dia acadêmico.

São várias as estratégias que podem gerar proximidade e interesse. Aplique-as na rotina da instituição de ensino seguindo passos como realizar eventos que reúnam pais e alunos e enviar relatórios periódicos sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Saiba como melhorar a relação entre pais e escola em 7 passos:

1. Realize eventos que reúnam pais e alunos

O primeiro passo para melhorar a relação entre pais e escola é criar eventos que reúnam pais e alunos na instituição de ensino. Feira de ciências, rodas de leitura e competições esportivas, por exemplo, são opções interessantes para levar os responsáveis para dentro da instituição de ensino.

É um ganha-ganha: os pais têm a oportunidade de acompanhar o desempenho de seus filhos em atividades extracurriculares e os estudantes têm motivação extra para se dedicar a atividades que muito acrescentam a sua formação acadêmica.

2. Envie relatórios sobre o desenvolvimento do estudante

Enviar relatórios periódicos sobre o desenvolvimento do estudante é uma prática simples, mas que gera bons resultados. Na correria do dia a dia, muitas vezes, os pais não conseguem acompanhar todas as tarefas dos filhos.

Com o recebimento de relatórios impressos ou por e-mail essa atividade fica mais simples. Rapidamente os responsáveis ficam cientes das áreas em que os filhos estão bem e daquelas em que precisam melhorar.

3. Tenha um sistema de ramal para facilitar a comunicação

A falta de tempo é uma das grandes inimigas dos pais na hora de acompanhar o desempenho dos filhos na escola. Nesse sentido, tudo o que a instituição de ensino puder fazer para agilizar a comunicação é bem-aceito pelos responsáveis.

Uma estratégia simples de atendimento, mas que rende frutos, é instalar um sistema de ramal para que os pais possam entrar em contato com a escola sem perder minutos valiosos esperando na linha ou passando por intermediários para falar com a pessoa que desejam.

Com os ramais, a comunicação fica muito ágil e simples tanto para a instituição de ensino quanto para os responsáveis.

4. Disponibilize horários para reuniões com professores

Outro passo importante para melhorar a relação entre pais e escola é disponibilizar horários fixos para reuniões com professores.

Dessa forma, os responsáveis conseguem organizar suas agendas quando precisarem conversar especificamente com o mestre de determinada matéria.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Essa medida, que é simples de ser realizada, pode melhorar significativamente os desempenhos dos estudantes, já que os pais saberão, de forma personalizada, os pontos que deverão ter atenção com o seu filho.

5. Envie e-mails caso o aluno não entregue as tarefas

Um dos grandes problemas enfrentados pelos professores é a questão da não entrega dos deveres e trabalhos de casa. Muitas vezes os pais não têm nem ideia de que seus filhos não estão fazendo as atividades propostas em sala para serem feitas depois das aulas.

Resolva esse problema criando a rotina de sempre enviar e-mails para os pais caso o filho deixe de entregar uma tarefa ou trabalho. Para a estratégia dar certo, é importante que os professores de cada disciplina informem à secretaria a listagem de alunos que não entregaram determinado dever.

Outro ponto de atenção: sempre mantenha atualizado os dados de contatos dos pais como celular e e-mail. Dessa forma, você garante que eles estão recebendo todas as comunicações da escola.

6. Abra um espaço para sugestões

Uma boa relação entre pais e escola nunca é unilateral. Para aumentar a proximidade entre instituição de ensino e responsáveis, invista não só no feedback constante sobre o desempenho dos estudantes como também ofereça aos pais a oportunidade de dar sugestões sobre o que pode ser melhorado na interação com a escola.

Ao sentirem que a instituição de ensino é aberta a contribuições, os pais automaticamente se sentirão mais motivados a se envolverem nas atividades acadêmicas e extracurriculares dos filhos, pois saberão que terão liberdade para sugerir melhorias, se necessário.

7. Faça benchmarking

Para manter a melhor relação com os pais dos alunos, é essencial que os gestores de instituições de ensino fiquem sempre atento às práticas que deram certo no mercado. Um processo ou uma melhoria realizada por outra escola pode e deve servir de inspiração para a sua escola, caso tenha dado certo.

Pesquise e leia sobre as mais recentes práticas educacionais, ofereça espaço para os professores darem sugestões e converse com colegas gestores de outras instituições de ensino.

Se atualizar constantemente sobre as melhores práticas para a relação entre alunos e escola é cuidado essencial.

Melhorar a relação entre pais e escola é importante para todo gestor que quer que seus alunos alcancem sempre o melhor desempenho. A boa notícia é que com apenas alguns passos é possível aumentar a proximidade entre instituição de ensino e responsáveis.

Comece promovendo eventos que reúnam pais e alunos na escola. Em seguida, crie a prática de enviar relatórios periódicos sobre o desempenho dos estudantes, assim como use a ferramentas tecnológicas a seu favor e implante um sistema de ramais que facilite a vida dos pais que desejam entrar em contato com a escola.

Estabelecer horários fixos para reuniões com professores e enviar um e-mail sempre que o estudante deixar de entregar alguma tarefa também são práticas que ajudam a vida dos pais que desejam acompanhar de perto como seu filho está se saindo na escola.

Abrir um espaço para que os responsáveis façam sugestões também é outra forma de mostrar que a instituição de ensino deseja se aproximar dos responsáveis, oferecendo a eles a possibilidade de contribuir para o ambiente acadêmico que seus filhos estudam.

Não deixe ainda de se atualizar constantemente sobre as melhores práticas do mercado educacional para melhorar a relação entre pais e escola. Vai fazer toda a diferença! Leia também sobre como redirecionar ligações telefônicas dentro de uma empresa.

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.