Conheça as tendências de marketing digital para 2023!
Se tem uma coisa que aprendemos com a pandemia do coronavírus que ocorreu em 2020, é que mudanças repentinas acontecem e temos que estar preparados antes, durante e depois.
Novidades como a do vírus mortal que apareceu repentinamente mudam completamente a vida das pessoas e os negócios. O período de recuperação pós-pandemia é um momento decisivo para os empresários, que, nesse período, tiveram que reinventar o atendimento ao cliente.
No decorrer de 2022, as empresas estiveram focadas em entender as mudanças do consumidor e capturar novas oportunidades de crescimento. Uma delas, foi aprofundar-se no marketing digital, tendência que explodiu no período mais grave da pandemia.
Quer entender mais sobre o que as tendências de marketing digital para 2023? Confira nesse post.
Marketing digital e o mercado competitivo
O marketing Digital já existe há bastante tempo, mas a explosão aconteceu em 2020, quando as empresas automatizaram atendimento, investiram nas plataformas digitais, delivery e etc. E, como se trata de algo que veio para ficar, é preciso estar atento para se adequar ao mercado.
É importante estar um passo a frente da concorrência para vencer a batalha pela atenção e fidelização do cliente, por isso quem é adepto ao marketing digital precisa evoluir e traçar estratégias que ampliem a visão da empresa de maneira a alcançar mais vendas.
Tendências de marketing digital para 2023
O ano de 2022 trouxe muitas coisas diferentes ao marketing digital e, é claro, a adequação de milhares de empresas a ela. 2023 promete aprofundar essa relação e trazer resultados ainda mais significativos para os negócios.
Confira agora algumas tendências desse mercado para o ano que vem!
Data Marketing
As ações de marketing já foram feitas na base do achismo, mas, na era digital isso tem mudado, já que hoje em dia é possível mensurar o quanto determinadas estratégias estão sendo aceitas ou não pelo público. A tendência é que os dados se amplifiquem a ponto de ganhar ainda mais espaço na hora de guiar as campanhas de marketing.
O engajamento do cliente é como um termômetro para os gestores de marketing e é a partir desses recursos digitais que as estratégias são delineadas de uma forma mais assertiva. Os profissionais da área esperam que, para 2023, aumente as fontes de dados. Dessa forma, o data marketing será ainda mais necessário para alavancar as marcas.
Experiências híbridas
Com a chegada da pandemia em 2020, o mundo virtual tomou força. Entretanto, com a flexibilização do isolamento emergiram novamente os encontros presenciais, com algumas diferenças advindas do novo comportamento do cliente.
Enquanto muitos ansiavam pelo contato direto com os atendentes, outros se acostumaram com a ideia de acompanhar tudo de casa, no conforto. Então, para se adequar a esse movimento, as experiências híbridas tomaram força.
Essas experiências mesclam as atividades presenciais e remotas e conseguem abarcar os dois tipos de público. Muitas empresas já são adeptas desse movimento, motivadas pelas possibilidades de personalização, inovação, inclusão e conexão com o consumidor.
Para o atendimento remoto, a Leucotron oferece o Click to Call, uma ferramenta simples e rápida de manusear. Funciona por meio de um botão com a mensagem “ligar agora”, em que o cliente entra em contato com a equipe de atendimento com apenas um clique.
Por ser um processo instantâneo, consegue tirar as dúvidas dos usuários em tempo real, possibilitando a conversão da venda e o relacionamento mais próximo com o cliente, mesmo a quilômetros de distância.
Marketing de influência,
Os influenciadores também tiveram uma explosão em seu mercado, mesmo existindo há anos. Hoje, além de divulgarem as marcas, também estão se tornando “embaixadores das empresas”.
E essa é uma tendência que irá se solidificar ainda mais no próximo ano, já que é cada vez mais importante definir quem serão os rostos e vozes da sua marca. É essencial encontrar influenciadores que estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa, ao mesmo tempo que o influenciador sinta que faz sentido para sua imagem.
Estratégia omnichannel
No mundo digital existem diferentes tipos de plataformas e estratégias para entrar nelas e por isso as empresas precisam estar atentas em como entrar nelas e conquistar o público alvo que utiliza aquela ferramenta.
Parece trabalhoso, mas não é. Ser omnichannel é estar presente em todos os lugares, para que o consumidor ao desejar um produto pense imediatamente na marca que mais se faz presente em suas redes sociais.
Em 2023 essa estratégia tende a ser ainda mais incisiva, já que o investimento é crucial para driblar a concorrência e estar a frente.
Importância do WhatsApp
O WhatsApp há tempos deixou de ser um aplicativo apenas para troca de mensagens. Hoje ele é uma das principais ferramentas que auxiliam o marketing digital das empresas.
Com seus bilhões de usuários, o aplicativo tornou-se uma mina de ouro para aqueles que desejam ter resultados em suas campanhas de publicidade online, com o WhatsApp Business. Para o próximo ano, essa tendência tende a não ser esquecida, ampliando ainda mais o uso dessa ferramenta no atendimento ao cliente e venda direta.
Importância do planejamento estratégico
O futuro, embora seja imprevisível, ainda é alvo de especulação pelas empresas, afinal é importante estar um passo a frente da concorrência.
Em um mercado competitivo como o que vivemos hoje em dia, é preciso estar ligado no comportamento do consumidor diante das ferramentas virtuais. Por isso, é essencial saber quais as tendências do marketing digital para 2023 para preparar as estratégias corretas.
É importante que as empresas se planejem estrategicamente e utilizem de cada uma das ferramentas citadas para estar um passo a frente na corrida pela atenção do cliente. Aproveitar os dados das campanhas de publicidade nas plataformas digitais é fundamental para estabelecer formas de comunicação com o usuário.
Além disso, usar de ferramentas como o WhatApp, os influenciadores e ainda marcar presença sendo omnichannel, elevam o seu nível dentro do mercado, conquistando ainda mais espaço dentro do campo de visão dos possíveis compradores do produto ou serviço.
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