Transformação digital: o que e como se beneficiar dela
Gestão de Empresas

Transformação digital: o que e como se beneficiar dela

Escrito por Leucotron

Você já ouviu falar em transformação digital? Você pode até desconhecer o termo, mas certamente está inserido nessa realidade, assim como a sua empresa e todos os seus amigos e familiares. Para ter certeza, veja quantas coisas você pode fazer por meio da tela do seu celular. Certamente você constatará que praticamente não é mais necessário sair de casa para nada.

O que é transformação digital?

O tema transformação digital relaciona-se, intimamente, com o papel da tecnologia na sociedade atual. Basicamente, estamos falando que você, a partir de uma conexão com a internet, pode fazer qualquer coisa que tiver vontade. Ir ao banco, comprar um produto, conversar com alguém, pagar uma conta etc.

No contexto do negócio, a transformação digital é aquilo que possibilita que qualquer empresa se torne virtual. Mas quando se fala em “negócio virtual” a referência deve ser a criação de valor e receita em ativos digitais, indo muito além da automação de processos.

Trata-se da transformação de processos internos e externos e de modelos de negócio, permitindo uma nova experiência aos clientes por meio da tecnologia digital.

Não se preocupe, este tema ainda causa muitas dúvidas. Vamos voltar um pouco no tempo, para tentarmos explicar melhor.

Como a transformação digital começou?

Se você pegar o seu telefone celular e verificar a quantidade de aplicativos presentes nele, poderá ter uma pequena ideia de como a transformação digital está presente no mercado.

Aliás, observando a sua própria rotina, você acabará constatando que a sua forma de se relacionar com as empresas de qualquer setor mudou radicalmente.

Tecnologias como o AirBnB conectam pessoas no mundo todo, uma parte buscando hospedagem e a outra oferecendo suas casas como abrigo por alguns dias. O pagamento é feito pela web, um negócio seguro, barato e que viabilizou viagens que, até pouco tempo, sairiam bem mais caras.

No mercado financeiro, os bancos já vêm se transformando em empresas digitais há muito tempo. De fato, atualmente, a única atividade que ainda obriga o cliente a ir a uma agência é a necessidade de sacar dinheiro em espécie.

Até mesmo no mercado B2B existem empresas que vêm se destacando em termos de inovação. A IBM foi considerada uma das empresas mais inovadoras do planeta ao conceber um conteiner móvel que carrega servidores para atender a clientes que possuem processamento de dados mas não têm infraestrutura. Outro exemplo é a Haas Automation, que produz tornos mecânicos. Seus clientes podem verificar as especificações dos produtos por meio de uma loja virtual, semelhante ao que é utilizado no e-commerce.

Mas, mesmo assim, praticamente não existe mais nenhum estabelecimento que não aceite pagamentos em cartão, tanto de débito quanto de crédito.

Quem precisa de crédito, por exemplo, pode recorrer ao sistema Peer-to-Peer Lending, uma forma de conectar pessoas que precisam de recursos com outras que desejam investir. A operação sai mais barata para as duas partes e fomenta o crescimento econômico na medida em que permite que você possa viabilizar um capital de giro a taxas menores para investir no seu negócio.

Em relação aos modelos de trabalho, as empresas também vêm ampliando seus horizontes por meio da transformação digital, aprimorando a gestão de pessoas. As organizações mais modernas vêm apostando em esquemas de home office, permitindo que seus colaboradores trabalhem de casa e se dirijam à sede apenas para realizar reuniões ou treinamentos.

Há também o co-working, que vem ganhando força. Trata-se de um espaço de trabalho compartilhado por várias empresas ou profissionais liberais. Além de estimular a troca de ideias entre os profissionais, esse modelo ainda economiza recursos e torna a atividade mais dinâmica e ágil no dia a dia.

De que forma minha empresa pode se beneficiar da transformação digital?

Se a sua empresa já está atenta à automação de processos, já baseia a sua rede no conceito de Cloud Computing e possui um bom gerenciamento de Big Data e ERP, você está no caminho certo para a transformação digital.

Mas, dependendo do seu modelo de negócio, é possível ampliar ainda mais os horizontes, buscando fazer com que a sua organização seja cada vez mais virtual e cada vez menos física. É assim que os clientes vêm se relacionando com as empresas nos dias de hoje.

Como você pôde perceber, a transformação digital é muito mais do que ter alguns processos eletrônicos. Trata-se de uma virtualização total do negócio, proporcionando novas maneiras de se relacionar com clientes, fornecedores e funcionários. Se você já tem alguma experiência nessa área, participe deixando seu comentário!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This