Transformação digital: o que e como se beneficiar dela
Você já ouviu falar em transformação digital? Você pode até desconhecer o termo, mas certamente está inserido nessa realidade, assim como a sua empresa e todos os seus amigos e familiares. Para ter certeza, veja quantas coisas você pode fazer por meio da tela do seu celular. Certamente você constatará que praticamente não é mais necessário sair de casa para nada.
Nesse sentido, podemos dizer que esse movimento tem transformado as pessoas, a sociedade e a forma como as empresas gerem os negócios. A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada e contribui para tornar as atividades mais rápidas e ágeis.
Neste artigo vamos explorar bastante o tema, mostrando o conceito, as mudanças que trouxe para a sociedade, como as empresas podem se beneficiar com essa transformação, entre outras coisas. Continue conosco para saber mais sobre o assunto!
O que é transformação digital?
O tema transformação digital relaciona-se, intimamente, com o papel da tecnologia na sociedade atual. Basicamente, estamos falando que você, a partir de uma conexão com a internet, pode fazer qualquer coisa que tiver vontade. Ir ao banco, comprar um produto, conversar com alguém, pagar uma conta etc.
No contexto do negócio, a transformação digital é aquilo que possibilita que qualquer empresa se torne virtual. Mas, quando se fala em “negócio virtual”, a referência deve ser a criação de valor e receita em ativos digitais, indo muito além da automação de processos.
Trata-se da transformação de processos internos e externos e de modelos de negócio, permitindo uma nova experiência aos clientes por meio da tecnologia digital. Não se preocupe, este tema ainda causa muitas dúvidas. Vamos voltar um pouco no tempo, para tentarmos explicar melhor.
Como a transformação digital começou?
Se você pegar o seu telefone celular e verificar a quantidade de aplicativos presentes nele, poderá ter uma pequena ideia de como a transformação digital está presente no mercado. Aliás, observando a sua própria rotina, você constatará que a sua forma de se relacionar com as empresas de qualquer setor mudou radicalmente.
Tecnologias como o Airbnb conectam pessoas no mundo todo, uma parte buscando hospedagem e a outra oferecendo suas casas como abrigo por alguns dias. O pagamento é feito pela web, um negócio seguro, barato e que viabilizou viagens que, até pouco tempo, sairiam bem mais caras.
No mercado financeiro, os bancos já vêm se transformando em empresas digitais há muito tempo. De fato, atualmente, a única atividade que ainda obriga o cliente a ir a uma agência é a necessidade de sacar dinheiro em espécie.
Até mesmo no mercado B2B existem empresas que vêm se destacando em termos de inovação. A IBM foi considerada uma das empresas mais inovadoras do planeta ao conceber um contêiner móvel que carrega servidores para atender a clientes que possuem processamento de dados mas não têm infraestrutura. Outro exemplo é a Haas Automation, que produz tornos mecânicos. Seus clientes podem verificar as especificações dos produtos por meio de uma loja virtual, semelhante ao que é utilizado no e-commerce.
Praticamente não existe mais nenhum estabelecimento que não aceite pagamentos em cartão, tanto de débito quanto de crédito. Quem precisa de crédito, por exemplo, pode recorrer ao sistema Peer-to-Peer Lending, uma forma de conectar pessoas que precisam de recursos com outras que desejam investir. A operação sai mais barata para as duas partes e fomenta o crescimento econômico na medida em que permite que você possa viabilizar um capital de giro a taxas menores para investir no seu negócio.
Em relação aos modelos de trabalho, as empresas também vêm ampliando seus horizontes por meio da transformação digital, aprimorando a gestão de pessoas. As organizações mais modernas vêm apostando em esquemas de home office, permitindo que seus colaboradores trabalhem de casa e se dirijam à sede apenas para realizar reuniões ou treinamentos.
Há também o co-working, que vem ganhando força. Trata-se de um espaço de trabalho compartilhado por várias empresas ou profissionais liberais. Além de estimular a troca de ideias entre os profissionais, esse modelo ainda economiza recursos e torna a atividade mais dinâmica e ágil no dia a dia.
Quais benefícios a transformação digital trouxe para a sociedade como um todo?
Para entender melhor o impacto que a transformação digital gera sobre a sociedade, de forma geral, basta imaginar como a tecnologia transforma as nossas vidas e rotinas. O volume de informações aumentou consideravelmente (e não para de crescer) e se tornou mais acessível, as coisas se tornaram mais rápidas e até as pessoas adotaram um perfil mais imediatista.
Assim, pode-se dizer que ao mesmo tempo em que estamos mais distraídos, nos tornamos mais exigentes (principalmente como consumidores). Então, a mudança mais impactante é justamente essa: a alteração do comportamento.
Em parte, isso acontece devido ao fato de muitas atividades terem se tornado mais fáceis e rápidas de serem executadas — já que produtos e serviços automatizados trouxeram comodidades que, até alguns anos atrás, eram impensadas. Um bom exemplo disso é poder realizar compras utilizando a internet no smartphone (você conseguiria se imaginar fazendo isso há 15 anos?).
Contudo, vale destacar que todas as mudanças não envolvem apenas nossas rotinas pessoais. Hospitais, polícias, bombeiros e outros serviços de utilidade pública também já utilizam a tecnologia para otimizar o trabalho e atender a população com mais eficiência.
Com toda a evolução e o surgimento de novas soluções (e outras demandas), as empresas estão sendo cada vez mais obrigadas a adaptar os processos para suprir as necessidades o público. É aí que entra a transformação digital nas empresas — otimizando processos.
Qual é a relação entre essa transformação e a geração Z?
A geração Z é grupo de pessoas que nasceram depois de 1994 e são consideradas como nativos digitais, por nascerem nessa época de transformação e crescerem acompanhadas de dispositivos high tech.
Com isso, são pessoas que mais demandam por mudanças rápidas, conseguem ser multitarefas e processar informações de forma mais rápida. Por terem maior familiaridade com a tecnologia, conseguem utilizar mais de um dispositivo ao mesmo tempo e consumir conteúdo em multitelas.
Com esse perfil, espera-se que as empresas sejam cada vez mais digitais. Isso envolve tanto oferecer mais tecnologia no ambiente de trabalho — melhorando as experiências enquanto funcionários — quanto na jornada enquanto consumidor.
Vale lembrar que os membros mais velhos dessa “classe” já são adultos, se tornaram consumidores, muitos estão na faculdade (ou já se formaram). Ou seja, já estão ativos no mercado e têm poder de trazer mudanças ainda mais significativas ao longo dos anos.
De que forma minha empresa pode se beneficiar da transformação digital?
Se a sua empresa já está atenta à automação de processos, já baseia a sua rede no conceito de Cloud Computing e possui um bom gerenciamento de Big Data e ERP, você está no caminho certo para a transformação digital.
Mas, dependendo do seu modelo de negócio, é possível ampliar ainda mais os horizontes, buscando fazer com que a sua organização seja cada vez mais virtual e cada vez menos física. É assim que os clientes vêm se relacionando com as empresas nos dias de hoje.
Quais são os mitos sobre a transformação digital que precisam ser esquecidos?
De fato, a transformação digital tem gerado um grande impacto na vida das pessoas e isso demanda mudanças também nas empresas, visando acompanhar o movimento. Porém, muitas organizações ainda não começaram a investir nessas mudanças devido aos mitos que cercam o assunto.
Nos próximos tópicos apresentaremos alguns deles e os motivos pelos quais eles não podem se tornar um empecilho para a evolução.
O setor de TI é o único responsável pela transformação
Geralmente, é o setor de Tecnologia da Informação que fica responsável pelos aspectos ligados a uma empresa digital e toda modernização de uma empresa. Entretanto, acreditar que a área é a única responsável pelas mudanças é um grande erro.
A transformação digital envolve uma mudança na cultura organizacional e o envolvimento dos gestores para que a tecnologia saia do planejamento e realmente funcione na prática. Sendo assim, podemos dizer que é um trabalho multidisciplinar, que envolve toda a empresa.
A transformação acontece por meio de pequenas iniciativas
É claro que a participação dos colaboradores tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma empresa mais digital. Porém, não é da base que ela deve partir e sim do topo. Por se tratar de uma mudança considerável e, por vezes, drástica, elas dependem da iniciativa dos gestores em planejar e implementar planos de mudanças bem claros para a organização.
Por meio disso, consegue-se mais organização no que diz respeito às mudanças, além de colocar metas bem definidas para cada setor e hierarquia. Logo, todos os profissionais conseguem entender o que se espera dessa transição e qual é o papel de cada um no processo.
A transformação é para empresas do ramo da tecnologia
É fácil pensar que apenas as empresas intimamente ligadas à tecnologia devem fazer parte da transformação digital. Entretanto, na prática, não é bem assim. Todos os negócios, dos mais variados ramos, podem apostar na mudança da cultura, viabilizando uma operação mais digital.
Para que isso seja possível, pode-se contar com diversas ferramentas disponíveis no mercado — algumas delas até gratuitas — para as mais variadas necessidades que uma organização possa ter em sua rotina.
O foco é a experiência do cliente
A experiência oferecida ao cliente realmente deve ser de grande interesse das empresas. Entretanto, é mito afirmar que ela é o único foco da transformação digital. Isso está ligado ao que afirmamos anteriormente: é preciso envolver a cultura e os colaboradores, voltando toda a empresa para essas mudanças.
Deve-se apostar em diversas iniciativas
A questão ligada à transformação não diz respeito às iniciativas digitais que a empresa já utiliza e em quantas mais se pode investir. Essa é uma análise muito simplista e isso consiste em apenas parte da solução.
Sendo assim, podemos dizer que é preciso adotar estratégias digitais e ter um bom planejamento, mas isso não representa a transformação digital em si. Mais uma vez, isso envolve o uso de tecnologias, de mudança cultural e na mentalidade e, sobretudo, em como as ferramentas podem ajudar a otimizar o trabalho e a rotina dentro das organizações.
Como você pôde perceber, a transformação digital é muito mais do que ter alguns processos eletrônicos. Trata-se de uma virtualização total do negócio, proporcionando novas maneiras de se relacionar com clientes, fornecedores e funcionários.
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