Quais são as vantagens de SaaS para o negócio?
Nos últimos cinco anos, a TI mudou rapidamente para a nuvem. Na verdade, espera-se que 51% dos gastos com tecnologia da informação mudem para a nuvem até 2025, segundo a Gartner.
Mas, o que isso significa exatamente? Considere as possibilidades de poder dar suporte ao cliente a qualquer momento de qualquer lugar, eliminando a necessidade de viagens dispendiosas. E isso é apenas o começo.
Desde acelerar a inovação e melhorar a escalabilidade até aumentar a agilidade e simplificar as operações, as vantagens do SaaS para o negócio são muitas. Confira neste artigo.
O que é SaaS?
O SaaS — ou Software as a Service — oferece uma alternativa à instalação de software padrão no ambiente de negócios, onde você precisa construir o servidor, instalar o aplicativo e configurá-lo. Em vez disso, os aplicativos residem na nuvem e funcionam como um aluguel.
Você e sua organização têm autorização para usá-lo por um período de tempo e pagar pelo software que estiver usando. As possibilidades são inúmeras, mas vamos focar aqui nas comunicações.
PABX em nuvem
Os sistemas telefônicos PABX hospedados na nuvem tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos. A capacidade de adicionar um sistema telefônico robusto com todos os recursos e ferramentas de que você precisa, sem precisar instalar ou manter nenhum equipamento, é muito atraente para muitas empresas.
Esse modelo usa a tecnologia VoIP para fornecer mais ramais, oferecendo recursos avançados de chamada sem a necessidade de hardware local.
Sistema para call center
Uma solução SaaS de call center é uma plataforma escalável que gerencia chamadas de entrada e saída. Isso abrange tudo, desde roteamento de chamadas, escalonamento, análise e medição.
O que separa um call center SaaS de uma solução de call center de entrada são seus recursos avançados de gerenciamento de chamadas, análises e um possibilidade de integração com CRM integrado. O software de call center ajuda a distribuir as chamadas recebidas entre os agentes disponíveis.
Da mesma forma, quando os agentes fazem chamadas de saída para leads, o software facilita os recursos de chamadas de ponta a ponta. Toda a lógica é gerenciada a partir da nuvem.
Plataforma omnichannel
Uma plataforma omnichannel lida com interações com clientes de vários canais de uma maneira que permite que eles alternem facilmente entre esses canais, que podem incluir telefone, WhatsApp, Instagram, chat, e-mail entre outros.
Gerenciar todos estes canais pode ser difícil sem o auxílio de uma ferramenta omnichannel. Muitas vezes, os sistemas das empresas são separados, impossibilitando as verificações em tempo real. Em vez de criar modificações caras em seus sistemas legados, as empresas podem recorrer a uma solução SaaS.
Quais as principais vantagens de SaaS para o negócio?
As empresas estão adotando cada vez mais o Software como Serviço (SaaS), que embora originalmente projetado para uso interno de empresas e departamentos, rapidamente se tornou uma opção atraente para empresas B2C que buscam fornecer a seus clientes acesso a software a partir da nuvem.
A verdade é que o SaaS está revolucionando o setor de call center business-to-consumer, aproveitando sua facilidade de uso e flexibilidade quando comparado a outras opções, como sistemas locais.
Veja quatro razões principais pelas quais sua empresa deve considerar migrar para uma plataforma SaaS.
Redução de infraestrutura e manutenções
Ao habilitar aplicativos de negócios por meio de SaaS, a complexidade da infraestrutura de TI subjacente é gerenciada por seu fornecedor de SaaS. Os usuários finais não precisam se preocupar com a manutenção de qualquer hardware ou qual versão do sistema operacional suporta qual dos bancos de dados.
Assim, o provedor de serviços SaaS cuidará de tudo isso para sua empresa, para que você possa se concentrar diretamente em suas operações comerciais.
Facilidade de uso
O SaaS é uma ótima maneira de tornar o suporte ao cliente ainda mais eficiente e simplificado. Você pode gerenciar tudo em um único aplicativo, para que não precise ficar verificando novas atualizações ou fazer negócios com vários fornecedores. Um único portal para várias aplicações reduz o atendimento ao cliente à sua forma mais simples e eficaz.
Você não precisa instalar o SaaS em seus próprios servidores. Ele está sempre atualizado com os mais novos recursos, correções e lançamentos para que sua equipe de atendimento ao cliente possa oferecer mais aos clientes em termos de funções de serviço e suporte.
A interface não complica o processo como muitos outros softwares. Em vez disso, ele fornece uma experiência de usuário fácil para sua equipe que parece simples, mas poderosa ao mesmo tempo.
Escalável e orientado para o crescimento
O uso de uma solução SaaS oferece enormes benefícios por ser escalável e pode crescer com seus negócios. Os fornecedores geralmente oferecem um conjunto de produtos e serviços que permitem que as empresas escolham de acordo com suas necessidades.
Ele também oferece o benefício de menores gastos de capital, pois não há custos iniciais de hardware ou software, o que significa que você não precisa se preocupar com contratos de manutenção ou atualizações se o software não atender mais às necessidades de sua empresa.
A escalabilidade de uma solução local é limitada pela quantidade de hardware que ela pode acomodar e quais servidores precisam ser replicados para fins de redundância. Isso limita seu potencial de crescimento, enquanto um ambiente hospedado em nuvem se expande automaticamente à medida que a demanda aumenta.
Além disso, a maioria dos clientes não quer esperar meses antes de ver qualquer ROI das compras da empresa. Em um modelo de assinatura mensal, o investimento do cliente renderá retornos rápidos se novos recursos ou módulos de software forem necessários imediatamente mediante solicitação.
Acesso às mais recentes tecnologias
Com SaaS, seu software está sempre evoluindo. Como o serviço fica na nuvem, as atualizações do sistema podem ser feitas remotamente pelo seu provedor para que você experimente novas tecnologias com mais rapidez e frequência.
A maneira como os sistemas tradicionais de suporte ao cliente funcionam pode parecer arcaica agora com a rapidez com que as tecnologias de comunicação estão se transformando e atualizando. Com uma conexão SaaS, nunca haverá uma versão desatualizada, porque todas as atualizações acontecem por meio de acesso remoto à nuvem, em vez de baixá-las manualmente em dispositivos individuais. Isso permitirá que você altere facilmente seus protocolos de atendimento de acordo com as necessidades dos seus clientes.
Cada vantagem competitiva é importante em um mercado cada vez mais saturado, independentemente do tamanho ou tipo da sua empresa. É por isso que as vantagens de SaaS para o negócio devem ser consideradas no momento de investir em qualquer solução.
A Leucotron, por exemplo, oferece um portfólio completo de soluções em nuvem para melhorar a experiência de comunicação entre sua empresa e seus clientes.
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