Saiba como fazer a integração do varejo online ao físico
Apesar do crescimento do e-commerce e da atração que ele exerce sobre os empreendedores, as lojas físicas ainda continuam gerando excelentes resultados. Por esse motivo, vale a pena integrar o varejo online ao físico para aumentar os ganhos de forma significativa.
Esse modelo de negócio oferece uma infinidade de oportunidades para quem gosta de empreender. Muitas marcas já estão utilizando esses ambientes para se fortalecer e aumentar as vendas, bem como o faturamento mensal.
As lojas físicas são muito importantes para receber os clientes e proporcionar experiências únicas, enquanto as virtuais são ótimas aliadas para fazer a publicidade e obter o reconhecimento do mercado. Os negócios online possibilitam a aplicação de técnicas de marketing pela internet.
Se você quer saber como a tecnologia pode auxiliar na integração do online ao físico, continue a leitura deste post.
Veja como fazer a integração do varejo online ao físico
O varejo online tem como principal característica o uso dos recursos das mídias sociais. Essas redes funcionam como ferramentas para que os negócios sejam bem-sucedidos. Nelas, os empreendedores encontram formas para atrair os clientes e promover a marca sem ter que fazer grandes investimentos.
Veja, a seguir, como é possível integrar as lojas físicas ao universo online.
Unifique o estoque
O primeiro passo para fazer a integração do varejo online ao físico é unificar o estoque do negócio. Atente-se à gestão desse departamento, controle a entrada e a saída dos itens, e não permita que eles fiquem em falta. Faça a integração dos dados para que a loja virtual seja atualizada cada vez que ocorrer uma venda nas estruturas físicas.
Mantenha a organização da integração das informações e faça com que elas sejam visualizadas em um único painel. Os dados sobre o faturamento precisam ser facilmente identificados para a análise e a criação de estratégias de vendas eficientes. O empreendedor que sabe o que está à disposição dos clientes há mais tempo consegue criar promoções para não deixar os itens estagnados.
Transforme as lojas em centros de distribuição
Aproveite as estruturas do varejo físico e permita a retirada dos produtos pessoalmente. Transforme a sua loja física em um centro de distribuição, pois essa possibilidade ajuda a monitorar o desenvolvimento do varejo online. Essa é uma vantagem para as pessoas que não querem aguardar a chegada dos itens em casa ou não estão dispostas a gastar com o frete.
Conte com tecnologia omnichannel
Use a tecnologia omnichannel a favor do seu negócio. Com uma solução tecnológica que faz a integração dos canais de comunicação, fica mais fácil oferecer o melhor atendimento digital aos clientes. Essa tendência integra os ambientes offline e online para aprimorar a experiência de compra, mantém a qualidade e atende aos anseios dos usuários.
Conheça as ferramentas para integrar varejo online e físico
Existem várias ferramentas que integram o varejo online e físico. Um chatbot, por exemplo, pode fazer a busca por CEP e revelar quais são as lojas mais próximas do cliente. Trata-se de um sistema que reduz os custos do negócio e facilita a vida dos clientes que entram em contato com a loja.
O chatbot pode ser programado para responder questões simples e direcionar as mais complexas às áreas especializadas. O software é muito útil para o comércio eletrônico, já que interage de forma automatizada com os consumidores e resolve uma série de questões.
Agora, você já sabe como integrar o varejo online ao físico! Aplique estratégias de comunicação, alcance o seu público-alvo e promova os seus produtos usando soluções tecnológicas. Coloque todas as dicas listadas neste artigo em prática para atrair e conquistar novos clientes, fidelizar os consumidores, melhorar as vendas e a lucratividade da sua empresa.
Gostou do conteúdo? Confira 3 formas de criar experiências que integram o digital e o físico.