5 ferramentas essenciais para visualização de dados no TI
Gestão de Empresas

5 ferramentas essenciais para visualização de dados no TI

5 ferramentas essenciais para visualização de dados no TI
Escrito por Leucotron

O Big Data e o crescente acesso que temos a mais informações são a força motriz por trás da inteligência artificial e a onda de mudanças tecnológicas que se espalham por todos os setores.

Por outro lado, todos os dados do mundo são inúteis — na verdade, podem se tornar uma responsabilidade — se você não conseguir entendê-los. A visualização de dados é sobre como apresentar seus dados para as pessoas certas, no momento certo, a fim de permitir que elas obtenham insights de maneira mais eficaz.

Felizmente, as soluções de visualização estão evoluindo muito rapidamente. Gráficos, vídeos, infográficos e até mesmo as apresentações de realidade virtual e realidade aumentada oferecem canais de comunicação cada vez mais envolventes e intuitivos.

Neste artigo, apresentamos 5 das melhores, mais populares ou mais inovadoras ferramentas de visualização de dados disponíveis hoje.

1. QlikView®

O QlikView® conta com uma configuração altamente personalizável e ampla variedade de recursos como vantagens importantes. Isso, no entanto, pode significar que leva mais tempo para se familiarizar e usar o software em todo o seu potencial. Além de seus recursos de visualização de dados, o QlikView® oferece poderosas capacidades de business intelligence, analytics e relatórios corporativos.

Geralmente usado em conjunto com a ferramenta de descoberta de dados Qlik Sense, o QlikView® apresenta uma das comunidades mais dedicadas de usuários, com um grande mercado de modificações e extensões de terceiros que podem adaptar ainda mais a plataforma às necessidades específicas de diferentes organizações.

Além disso, a ferramenta permite scripts exclusivos para que as organizações possam criar seus próprios aplicativos conforme necessário. Com um nível de segurança elevado e permissões de acesso bem estruturadas, as organizações também podem criar um conjunto de análise de dados mais confiável e transparente.

2. Microsoft Power BI

O Microsoft Power BI é uma ferramenta analítica de negócios que facilita a análise visual dos dados por parte dos executivos e a criação de estratégias baseadas neles. Ele fornece acesso a dados no local e na nuvem. Tem dois planos, dos quais um pode ser adquirido gratuitamente. O gratuito vem com limite de dados de 1 GB e permite criar e compartilhar painéis e relatórios.

A ferramenta fornece uma interface simples baseada na web, com uma variedade de recursos úteis, variando de visualização personalizável a controle das fontes de dados. O aplicativo de desktop expande a funcionalidade disponível para uma extensão ainda maior com a adição de ferramentas para limpeza e normalização de dados.

Outra maneira de trabalhar e tomar decisões baseadas em dados em qualquer lugar é por meio do aplicativo para dispositivos móveis, que está disponível para várias plataformas. Também é incrivelmente simples compartilhar insights publicando seu trabalho no serviço Power BI e formando painéis dinâmicos a partir de uma combinação de relatórios que torna a comunicação de dados centralizada e fácil de acompanhar para todos os participantes.

O Power BI é conciso e minimalista, mas poderoso e robusto. No entanto, como qualquer outro software, também tem seus altos e baixos, que devem ser cuidadosamente considerados.

3. Google Data Studio

A ferramenta mais nova da nossa lista faz parte das soluções de análise do Google — o Google Data Studio. Sendo relativamente novo no campo, ele se esforça para posicionar-se entre muitos concorrentes por meio da facilidade de uso, design simples e bonito, solução inovadora de problemas e maneiras simples e habituais de compartilhar painéis (assim como você costuma compartilhar documentos).

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

Na sua versão Beta, o Google Data Studio oferece uma visão interessante de como ele pode processar os dados. É uma solução totalmente baseada na web, e não há versão desktop (ao contrário de outras soluções de BI).

O Google Data Studio permite a transformação de dados brutos para apresentá-los em visualizações interativas que serão compiladas em painéis. Além disso, a ferramenta é perfeitamente acomodada para uso com fontes de dados específicas do Google. Fornece acesso fácil aos dados graças à conveniência dos conectores de dados.

Por fim, uma das melhores partes diz respeito às técnicas de colaboração usadas no Google Data Studio, levando a equipe de desenvolvedores a trabalhar em conjunto em um único problema. Com o Data Studio, você pode permitir que outras pessoas visualizem e editem o painel em que você está trabalhando da mesma maneira que no Google Docs.

4. MicroStrategy

O MicroStrategy Analytics Desktop é um software rápido e fácil de usar para análise de dados visuais. Rápido para baixar e instalar, esse software de visualização permite que você trabalhe rapidamente. Dados de amostra incluídos e painéis interativos pré-construídos servem ainda para diminuir a curva de aprendizado.

O MicroStrategy permite que você conecte qualquer banco de dados de sua preferência, importe planilhas do Excel e até mesmo dados de uma fonte online. Além disso, você pode combinar várias fontes e tipos de dados para obter as informações exatas das quais precisa.

A versão básica é gratuita e permite que visualizações simplistas, mas perspicazes, sejam criadas. Se o seu projeto exige recursos mais avançados, como o Salesforce Reporting, o Enterprise Information Integration permite que você acesse a uma versão mais robusta.

5. Tableau

O Tableau é geralmente considerado um dos grandes mestres dos softwares de visualização de dados e por um bom motivo: tem uma base de clientes muito grande, com mais de 57.000 contas em vários setores, devido à simplicidade de uso e à capacidade de produzir visualizações interativas muito além das fornecidas por soluções gerais de BI.

Ele é particularmente adequado para lidar com grandes conjuntos de dados que são usados em operações de Big Data, incluindo inteligência artificial e aplicativos de aprendizado de máquina, graças à integração com um grande número de soluções avançadas de banco de dados, incluindo Hadoop, Amazon AWS e MySQL, SAP e Teradata.

Pesquisas e testes extensivos foram feitos para permitir que o Tableau crie gráficos e visualizações da forma mais eficiente possível, facilitando o entendimento dos humanos.

O uso da visualização de dados permite que qualquer pessoa em sua empresa obtenha as informações e os insights que precisam em vez de esperar que o setor de TI consulte um banco de dados ou gaste horas processando os números no Excel. Quando cada tomador de decisão tem dados na ponta dos dedos, sua empresa pode realmente se tornar uma organização orientada por dados.

Vale lembrar que selecionar a ferramenta mais poderosa de visualização de dados disponível nem sempre é a melhor ideia: as curvas de aprendizado podem ser íngremes, exigindo mais recursos para serem executadas, enquanto uma ferramenta mais simples pode ser capaz de criar exatamente o que é necessário em uma fração de tempo.

Deseja trabalhar melhor os dados na sua organização? Aproveite sua visita ao nosso blog e confira também as principais tendências para a área de infraestrutura de TI, segundo o Gartner.

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This
LIGAR ONLINE