Você conhece a diferença entre ​SIP e VoIP? Aprenda agora!

As siglas SIP e VoIP podem ser confusas para gestores e responsáveis pela área de atendimento na empresa.

O Session Initiation Protocol (SIP) — em português, Protocolo de Iniciação de Sessão — é um código aberto, livre para ser utilizado por qualquer pessoa, que pode se comunicar com demais usuários por meio de uma rede de conexão de voz pela internet, o Voice over IP (VoIP).

A tecnologia VoIP permite a realização de chamadas por áudio e vídeo a partir de qualquer tipo de mídia, desde que se tenha uma boa conexão com a internet para efetuar ligações com qualidade, compartilhar dados e arquivos, favorecendo a comunicação interna e externa.

Quer saber mais sobre SIP e VoIP? Então continue a leitura!

SIP e VoIP

Apesar de ter sido criado com foco na telefonia, o protocolo SIP é interessante para diversos segmentos: redes de ensino, jogos, produtos comerciais e nas demais aplicações que exijam tecnologia de comunicação com múltiplos recursos, segurança e qualidade.

Atualmente seu principal alvo é a telefonia móvel e na qualidade das chamadas. É bastante útil também para reuniões corporativas (áudio ou videoconferências), pois garante o sigilo das conversas. É utilizado para aprimorar as chamadas VoIP (Voz sobre Protocolo da Internet), com o registrador disponível e o stream de voz da tecnologia.

Já a tecnologia VoIP é voltada para as chamadas via internet corporativas. Como não usa o sistema de telefonia convencional, as ligações se tornam mais baratas e integram os setores da empresa. Por esse motivo é bastante utilizado nas organizações, já que oferece um excelente custo-benefício. Entretanto, a tecnologia SIP via VoIP é uma forte tendência para os próximos anos.

Vantagens do VoIP

Redução de custos

As operadoras de telefonia brasileiras têm um custo bastante elevado para as organizações, o que impacta fortemente o orçamento corporativo e o fluxo de caixa. Outro ponto negativo é que nem sempre as empresas de telecomunicações entregam os serviços conforme estabelecido em contrato. Então, além de pagar mais caro, o empreendedor nem sempre conta com os recursos contratados em sua totalidade.

Com a implementação da tecnologia VoIP, as chamadas são realizadas via internet, o que reduz de forma significativa os custos com ligações locais e interurbanas. Além disso, a tecnologia VoIP também permite a comunicação gratuita entre ramais (assim como o PABX). Essa opção é ainda mais interessante para organizações que tenham filiais conectadas aos ramais, tornando as comunicações internas e externas ainda mais viáveis.

Integração entre setores

O uso corporativo do VoIP é altamente vantajoso para integrar os mais diversos setores da empresa. Não há a necessidade de um colaborador parar as atividades para se locomover a fim de buscar uma informação ou falar com o responsável de outro departamento, por exemplo. Basta fazer a ligação para o ramal correspondente.

Confira o guia completo sobre PABX na Nuvem

Assim, a pessoa só interrompe suas atividades laborais para efetuar a chamada, o que contribui para manter a produtividade em alta. Se considerar a organização como um todo, pode-se integrar todos os departamentos de maneira econômica. Além disso, o sistema é completamente escalável, de configuração simples e uso descomplicado para os colaboradores.

Funcionalidades adicionais

Para obter serviços adicionais com o uso da telefonia convencional, a empresa precisa pagar a mais para a operadora. Já a telefonia VoIP oferece gratuitamente diversas funcionalidades que facilitam bastante o dia a dia corporativo:

  • unidade de resposta audível (URA), com menu personalizado;
  • possibilidade de fazer áudio ou videoconferências entre os colaboradores da mesma empresa ou de filiais;
  • transferência automática de ligações, caso o ramal esteja ocupado;
  • callback, um recurso bastante útil para o call center executar suas atividades de maneira ágil e prática;
  • mobilidade e flexibilidade dos ramais;
  • aumento do desempenho dos colaboradores;
  • melhor atendimento ao cliente;
  • fácil instalação;
  • gravação de chamadas, entre outros.

Dessa forma, as organizações conseguem trabalhar com recursos variados, sem a necessidade de dispender grandes quantias do orçamento. Em médio e longo prazo, isso representa uma economia significativa para o negócio, que pode investir esse capital em áreas estratégicas da empresa, contribuindo para o aprimoramento e expansão de suas atividades.

Vantagens do SIP

Facilitador de troca de mensagens

O protocolo SIP conta com um servidor proxy, o que facilita a troca de mensagens. Então, quando ele recebe a requisição, faz a análise para qual domínio a chamada será destinada e efetua o encaminhamento. Além disso, o proxy ainda pode ter um contador de tempo para todas as requisições e ligações enviadas e recebidas. Essas informações podem ser utilizadas para fins de faturamento e até mesmo para interceptação judicial.

Servidor de redirecionamento

O protocolo SIP conta com um servidor de redirecionamento capaz de auxiliar na localização do destinatário da chamada.

No entanto, ele não encaminha requisições SIP. Em vez disso, o servidor de redirecionamento apenas conduz as mensagens de um ponto a outro, sem se envolver diretamente na comunicação. Isso significa que é apenas o caminho pelo qual as informações passam. Esse processo oferece mais segurança entre as ligações, evitando que elas sejam interceptadas.

Servidor de registro

O SIP também conta com um servidor de registro, que recebe as informações do emissor e atualiza o banco de dados usado pelos servidores de redirecionamento para a localização do destinatário e responde ao proxy informando que o registro foi realizado com sucesso.

Dessa forma, os servidores conseguem distribuir a carga de trabalho e evitar a sobrecarga, o que ajuda a manter a qualidade das chamadas, que ficam mais claras e sem ruído.

Enfim, SIP e VoIP são ferramentas de interação altamente poderosas para aprimorar a comunicação corporativa. A primeira é voltada para a telefonia móvel com transferência de dados de forma mais segura do que o sistema convencional; a segunda é uma solução interessante para as empresas, assim como o PABX, que aprimora o sistema de telefonia e reduz custos, principalmente em projeções de médio e longo prazo.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as vantagens do SIP e VoIP ou queira conversar sobre o tema, deixe o seu comentário aqui no blog!

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