7 motivos para sua empresa investir em Business Intelligence
Qual é o empresário que não gostaria de ter uma “bola de cristal” que apontasse tendências de mercado, sinalizasse oportunidades, identificasse ameaças e fizesse um verdadeiro raio-x da organização? Embora não se pareçam em nada com o tal objeto mágico, as ferramentas de business intelligence já fazem tudo isso no dia a dia de muitas empresas, e podem revolucionar o seu negócio também.
Quer saber como? Quer entender quais são os motivos que estão levando muitas organizações a apostarem nessa tecnologia e como ela pode beneficiar o seu empreendimento? Então acompanhe o nosso post.
Entenda o que é Business Intelligence
O BI, também conhecido como inteligência de mercado ou inteligência de negócios, é uma ferramenta capaz de coletar, organizar, interpretar, analisar e monitorar informações.
Seu objetivo é transformar dados internos (provenientes do sistema da companhia) e externos (notícias, indicadores econômicos, perfis de redes sociais) em informações úteis para detectar problemas, identificar oportunidades e embasar decisões.
Portanto, o BI realiza a análise de um grande volume de dados para que os gestores tenham uma visão clara do cenário interno e externo, o que oferece subsídios para uma tomada de decisão precisa.
Descubra 7 motivos para investir em Business Intelligence
O BI é um dos recursos que está inaugurando uma nova era nas empresas. Um momento em que a tecnologia está deixando de garantir apenas o suporte operacional para se tornar uma parte importante do “cérebro” das organizações.
Entenda quais são as 7 vantagens que esse tipo de recurso oferece e os motivos que estão fazendo com que as empresas recorram a essas ferramentas:
1. Explorar toda a capacidade produtiva da empresa
Será que hoje a sua empresa está obtendo o máximo de lucro com suas operações? Você pode afirmar, com a mais absoluta certeza, que seus processos são totalmente eficientes e não há espaço para aperfeiçoamentos?
Existem muitas formas de impedir que uma empresa tenha sua capacidade produtiva bloqueada, total ou parcialmente. Em outros casos, a ineficiência dissipa recursos materiais e humanos e mina a lucratividade.
Os processos podem conter gargalos que desperdiçam tempo, esforços e matéria-prima. O atendimento ou a dinâmica do departamento de vendas podem deixar seus potenciais clientes escoarem por entre os dedos. É possível que o produto esteja a poucos ajustes de atender plenamente as demandas do mercado.
O BI combina dados referentes ao funcionamento da sua organização e identifica essas situações. Com a possibilidade de corrigi-las, sua empresa pode realmente obter o aproveitamento e o lucro máximo de suas operações.
2. Antecipar demandas do mercado
É principalmente nesse ponto que entra o conceito da bola de cristal. Quem acompanha o mercado sabe que tendências vêm e vão. Se o investimento não acontecer no timing apropriado, é possível que a empresa perca recursos.
A ferramenta cruza dados internos com uma leitura precisa do cenário externo. Isso faz com que o empresário saiba com antecedência quais são as tendências de consumo, necessidades e expectativas do consumidor.
Dessa forma, ele pode preparar a empresa e seus produtos para atender essas demandas e aproveitar essas oportunidades, gerando lucro para a companhia.
3. Criar um diferencial competitivo
O BI é uma ferramenta capaz de rastrear o mercado em busca de oportunidades. A análise de dados pode ajudá-lo a identificar o que os clientes desejam e a sua concorrência não está suprindo.
Essa identificação é a chave para estabelecer um diferencial competitivo, aumentar a fatia da empresa no mercado e se destacar dos outros negócios que atuam no mesmo setor.
4. Alocar os recursos humanos de forma produtiva
As pessoas são o principal ativo de uma companhia. Porém, não podemos negar que na maioria das vezes elas também representam seu mais elevado centro de custos. Folha de pagamentos, encargos trabalhistas, benefícios — tudo tem um impacto no orçamento.
O problema não é o custo desse pessoal, mas a sua alocação em funções que realizam tarefas repetitivas e burocráticas. Manter uma equipe no escritório para elaborar planilhas e relatórios é um luxo que a competitividade do mercado não permite.
As ferramentas de Business Intelligence proporcionam com eficiência e sem erros todos os dados que a empresa obtinha por meio dessas funções. Portanto, ela pode destinar os recursos da folha de pagamento à contratação de colaboradores para cargos mais produtivos, em que eles possam efetivamente gerar faturamento.
5. Conhecer seu público-alvo
Quem é seu público-alvo? Quais são as suas necessidades? O que ele espera que uma empresa do seu segmento proporcione? Como e onde abordá-lo? A resposta a essas questões é fundamental para o sucesso de um negócio.
Essas informações devem nortear todas as operações de uma companhia — desde o departamento de inovação e desenvolvimento de produtos até o marketing, vendas e atendimento ao consumidor.
Pois esse conhecimento é uma das vantagens das ferramentas de BI. Elas fornecem todos os dados que uma empresa precisa e fazem uma leitura precisa do seu público-alvo.
Dessa forma, fica muito mais fácil planejar abordagens incisivas para conquistá-los e transformá-los em clientes, além de entender qual é a melhor forma de satisfazê-los e fidelizá-los.
6. Aumentar a efetividade das ações de vendas
As vendas são o coração de um negócio e uma solução de BI é essencial para maximizar os resultados desse departamento.
Com ela o seu time comercial pode identificar com precisão quais são as características que revelam os leads ou prospects mais promissores. Essa informação permite filtrá-los e concentrar esforços na abordagem a esses clientes em potencial, aumentando a taxa de conversões.
Além disso, o BI analisa as ações do seu departamento e identifica as iniciativas de marketing e do setor comercial que obtém o retorno mais satisfatório, orientando os esforços desse time para os procedimentos mais efetivos.
7. Tornar a gestão completamente estratégica
Com o BI, a empresa tem acesso a informações e previsões antes de seus concorrentes. Isso permite que ela antecipe movimentos e se prepare para aproveitar as oportunidades do mercado ou escapar de investimentos que não terão o retorno esperado.
É como se o gestor trabalhasse como um jogador de xadrez: antecipando as jogadas de seus oponentes, ele consegue traçar uma estratégia para ser mais eficaz e colocar seu negócio em posição vantajosa.
Assim ele não precisa mais arriscar ou apostar em uma tendência: uma gestão data driven (baseada em dados) permite que seus investimentos sejam realizados de forma segura, garantindo a lucratividade e o bom desempenho da organização.
Entendeu o que é Business Intelligence e como ela pode colocar sua empresa em vantagem competitiva? Quer ter acesso a outras novidades para promover o sucesso do seu negócio? Siga-nos no Facebook, Twitter, Google+, e LinkedIn, além de acompanhar nosso canal no YouTube. Nos encontramos por lá!