O que esperar do setor de telecomunicações no ano de 2018?

A performance de um gerente de tecnologia da informação (TI) está atrelada à forma com que ele acompanha as novidades do mercado. Dessa forma, é fundamental preparar a gestão e aplicar os conceitos mais eficientes que existem.

As tecnologias já fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Nunca foi tão fácil entrar em contato com um parente distante, fazer videoconferências e comprar produtos com o uso de equipamentos que cabem na palma de uma mão. Todos estão conectados pela internet e outros modernos meios de comunicação.

O ano de 2018 se aproxima e novas oportunidades surgem no horizonte das empresas de TI. Por isso, este post vai mostrar um pouco mais sobre as tendências de telecomunicações que estão por vir.

Múltiplos canais de atendimento integrado

Quando um cliente entra em contato com uma empresa, ele deseja encontrar soluções rápidas e eficientes. Infelizmente, algumas gestões insistem em metodologias arcaicas e que criam processos burocráticos. Essas atitudes atrapalham o relacionamento entre as partes e coloca em risco a sua credibilidade.

Oferecer múltiplos canais de atendimento ao cliente já não é mais um diferencial, e sim uma necessidade. Ninguém quer mais perder tempo e paciência com suportes ineficientes e desatualizados.

Um negócio de sucesso tem um time pronto para solucionar problemas a qualquer momento e lugar. É válido utilizar ligações telefônicas, mensagens SMS e fóruns de discussão. As redes sociais também são ótimas ferramentas para criar um melhor relacionamento com os clientes.

Atualizações de infraestrutura de conectividade

Até pouco tempo atrás, as pessoas utilizavam o e-mail como a forma mais moderna de comunicação. O tempo passou e novos produtos surgiram no mercado, como os smartphones e o 4G.

Para que tudo isso funcione corretamente, é fundamental contar com uma infraestrutura moderna e pronta para suportar o acesso de milhares de usuários. O setor de telecomunicações deve focar os seus investimentos em técnicas que melhoram a infraestrutura básica de conectividade.

Por exemplo, as operadoras de telefonia já estão planejando estratégias que proporcionam o funcionamento da quinta geração (5G) de redes móveis. Nessas horas, uma série de atividades precisam ser executadas, como:

  • treinamento e capacitação de funcionários;

  • construção de novas torres de celulares;

  • respeito às novas leis e regulamentações que surgirem;

  • automação de atividades.

Integração com a internet das coisas

Se você se mantém antenado com as novidades do mercado, provavelmente, já ouviu falar da internet das coisas, não é mesmo? Ela consiste em uma rede que interliga objetos físicos, veículos, prédios e equipamentos eletrônicos.

Em outras palavras, a internet das coisas é uma extensão da internet que conhecemos atualmente, com uma simples diferença: ela cria um extenso banco de dados para os meios acadêmicos e empresariais criarem novas soluções tecnológicas.

Analisando essas informações, é possível prever tendências e encontrar desejos de consumo do mercado. Dessa forma, as gestões têm mais confiança e autonomia em seus processos de produção.

Com o passar dos anos, o setor de telecomunicações vai começar a implementar sensores em seus serviços e produtos, visando a melhoria de todos os sistemas. Essa atitude tende a gerar uma série de benefícios, como:

Melhoria das manutenções preventivas

Acompanhar o desempenho dos equipamentos é uma tarefa essencial para a obtenção de bons resultados. Porém, ela pode ser um pouco complicada quando não se utiliza o tipo de tecnologia correta.

Ao incorporar sensores nos equipamentos de telecomunicações, você pode acessar informações em tempo real. Essa análise de dados permite o planejamento eficiente dos processos de manutenção e facilita a identificação das partes específicas que podem falhar.

Aumento do tempo de funcionamento da rede

Um sistema que vive fora do ar gera dores de cabeças para seus gestores e usuários. Percebe-se que a internet das coisas cria um banco de dados essencial para a melhoria contínua das atividades do setor de telecomunicações.

Com previsões mais acertadas, as estações transmissoras e todos os outros componentes da rede tendem a funcionar sem que problemas aconteçam. Consequentemente, o tempo de atividade dos sistemas é maior e os clientes ficam mais satisfeitos com o serviço prestado.

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Serviços sob demanda

Um momento de crise cria várias oportunidades para quem deseja empreendedor e sair do senso comum. Os serviços sob demanda ganham cada vez mais espaço no mercado, e já fazem todo o diferencial no setor de telecomunicações. Serviços como a Netflix e o Spotify provam que o sucesso dessas soluções é garantido e deve ser aplicado o quanto antes.

Hoje em dia, os serviços de conectividade são estáticos, ou seja, os parâmetros das redes são previamente definidos e a conexão é realizada quando alguém assina um contrato. Isso pode parecer funcional, mas o tempo de implementação é grande e gera muita burocracia.

A demanda dos clientes precisa ser atendida com eficiência e rapidez, e apenas os serviços sob demanda podem solucionar esse problema. As expectativas para o setor de telecomunicações em 2018 são grandes e mostram que é fundamental investir nessa área.

Como consequência disso, será possível realizar análises em tempo real e fornecer ferramentas que condizem com as exigências de largura de banda e de serviços.

Serviços móveis

O atual dinamismo dos negócios requer muito conhecimento e disponibilidade de um gerente de TI. A tecnologia PABX já pode ser aplicada em aparelhos móveis e oferece a mobilidade que você precisa para trabalhar com qualidade.

Com o uso de um aplicativo, um aparelho móvel é transformado em um ramal e permite a realização de várias chamadas VoIP para outros ramais da empresa. Nessas horas, gasta-se menos com ligações e o orçamento financeiro da gestão é aprimorado.

A transformação das redes e a inovação digital é um caminho sem volta no setor de telecomunicações. Por isso, é necessário acompanhar os desejos dos clientes e criar soluções eficientes.

Os esforços do negócio devem ser direcionados para a adoção de técnicas modernas e que fomentam a melhoria do serviço prestado. Por isso, trabalhe com um parceiro pronto para ofertar produtos que aumentam a produtividade da empresa.

Entendeu quais são as novidades do setor de telecomunicações no ano de 2018? Agora, entre em contato com a nossa empresa e descubra as melhores soluções e softwares em telefonia!

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