vendas pelo telegram

Você sabe como funcionam as vendas pelo Telegram? Confira!

Você já pensou na possibilidade de realizar suas vendas pelo Telegram? Não? Então, você precisa ler este artigo! 

Afinal, devido à popularização dos aplicativos de mensagens, a interação entre empresa e cliente mudou significativamente. Agora, é possível manter um relacionamento mais próximo com o consumidor, de modo que ele consiga resolver suas demandas ou esclarecer dúvidas com mais praticidade e agilidade. Esse fator, sem dúvidas, reflete no aumento das suas vendas.

A questão é que sempre que falamos sobre a importância de utilizar as redes sociais para manter o relacionamento com o público-alvo, logo vem à mente o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Embora sejam ferramentas que ofereçam resultados muito positivos, devemos ressaltar que não são as únicas que podem ser utilizadas para promover o engajamento do seu público. 

Prova disso é que para estreitar o relacionamento com o cliente e manter uma comunicação mais próxima e eficiente, pode ser utilizado o Telegram, um aplicativo de mensagens que possui funcionalidades muito úteis tanto para o time de marketing quanto para a equipe de vendas.

Você conhece esse aplicativo? Neste artigo, vamos explicar como funciona o Telegram e, sobretudo, mostrar como ele pode ser uma ótima ferramenta de negócio. Acompanhe a leitura!

Como funcionam as vendas pelo Telegram?

Disponível para diferentes dispositivos móveis, o Telegram é uma multiplataforma que já possui mais de 500 milhões de usuários. Desenvolvido pelo russo Pavel Durov, o aplicativo tem como objetivo possibilitar o envio de mensagens de forma rápida e segura. Além disso, ele permite que o usuário faça chamadas de vídeo, envie áudios e anexos e converse em grupos. 

Dessa forma, o Telegram tem a mesma proposta do Facebook Messenger e do WhatsApp. No entanto, o que diferencia ele dos demais é a sua apresentação simples, que permite que o usuário saiba utilizar o aplicativo logo no primeiro contato e a disponibilização de funções que o tornam uma ferramenta bastante completa.

Entre essas funcionalidades, o Telegram:

  • possibilita o envio de anexos de até 1,5 GB;
  • permite que o usuário personalize o perfil inserindo uma foto e informações sobre a empresa, como nome, endereço, telefone e até mesmo o link do site;
  • disponibiliza a função de envio de áudio, mas tem como diferencial a possibilidade de acelerar a reprodução;
  • é possível criar grupos com até 200 mil usuários;
  • permite que os administradores do grupo fixem mensagens importantes;
  • possibilita que a mensagem seja editada mesmo depois de enviada;
  • realiza atualização automática dos arquivos do aplicativo.

Como potencializar as vendas pelo Telegram?

Embora o Telegram disponibilize funções que sejam capazes de elevar as suas vendas e estreitar o relacionamento da sua empresa com os clientes, ainda assim é preciso saber usar a ferramenta e, sobretudo, dispor de um bom planejamento de marketing para obter os resultados esperados. Tendo isso em mente, veja como ter sucesso vendendo pelo Telegram.

Crie um canal

Muito semelhante aos grupos de mensagens feitos em outros aplicativos, os canais são uma ferramenta do Telegram que permite que a empresa comunique diretamente com seu público. Nesse caso, somente os administradores podem enviar os conteúdos. Além disso, o canal pode ser tanto público, que permite o acesso de qualquer usuário, quanto privado, no qual o acesso é feito por meio de um link de convite.

Criando um canal, você consegue manter uma comunicação direta e frequente com várias pessoas ao mesmo tempo. Isso facilita a divulgação de produtos e estimula o engajamento do seu público-alvo.

Defina o público correto

Como vimos, o canal permite que você se comunique com seu público de forma simples e direta. Mas para que essa comunicação seja recíproca e gere os resultados esperados, é muito importante que os integrantes sejam consumidores que tenham interesse no que sua empresa oferece.

Por esse motivo, é crucial que você defina seu público-alvo. Para isso, é necessário:

  • pesquisar o mercado e o cenário atual para entender o comportamento do consumidor e a atuação dos concorrentes;
  • conhecer bem o seu negócio e o seu produto;
  • dividir o mercado em segmentos considerando as variáveis demográficas, geográficas, comportamentais e psicográficas;
  • identificar qual dos segmentos encontrados apresenta maior potencial para a sua marca;
  • selecionar um (ou mais) segmento-alvo;
  • definir o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo.

Distribua conteúdo de qualidade

A partir do momento que você sabe quem é o seu público-alvo, fica mais fácil criar conteúdos que chamem a atenção e promovam o engajamento. Tenha em mente que diante de tanta oferta, os consumidores só se interessam por conteúdos que sejam relevantes e que tenham a ver com as suas necessidades, desejos e objetivos.

Promova estratégias de divulgação

Tudo que é feito em uma organização precisa ser bem pensado e planejado para proporcionar os resultados esperados, certo? Sendo assim, a divulgação do seu canal no Telegram também precisa ser feita de forma estratégica para atingir o público certo. Uma sugestão interessante é fazer a divulgação nas demais mídias sociais da empresa, como Instagram, Facebook, LinkedIn e até mesmo no site e no blog.

Quais são as vantagens de utilizar o Telegram com o objetivo de vender?

Além de ser um dos aplicativos de mensagens mais completos, o Telegram possui vantagens que fazem dele uma ferramenta bastante útil para a gestão de vendas. Veja só quais são.

Privacidade

Diferentemente do WhatsApp, que deixa visível quem são os participantes de um grupo, expondo informações como número e foto, o Telegram se diferencia pelo alto nível de privacidade que oferece aos seus usuários. Dessa forma, todas as informações referentes aos membros de um grupo ficam ocultas, impossibilitando que qualquer pessoa tenha acesso a elas.

Diversas funções

Como mencionamos ao longo do artigo, o Telegram é visto pelos seus usuários como um aplicativo completo. Isso porque dispõe de funções que ajudam as empresas a promover suas vendas. Podemos citar, como exemplo, a possibilidade de criar enquetes e quizes para saber a opinião do público sobre determinado produto.

Grupos e listas de transmissão ilimitados

Enquanto os demais aplicativos de mensagens possuem quantidade limitada de usuários, o Telegram se destaca por permitir que você tenha uma lista ilimitada de contatos. Essa vantagem faz toda a diferença na divulgação de um produto e na expansão do alcance da marca.

Essas foram as nossas dicas para você potencializar suas vendas pelo Telegram. Ressaltamos mais uma vez a importância de inserir ferramentas como essa em sua gestão de vendas para obter resultados ainda melhores. Lembrando ainda que a utilização das mídias sociais tem sido fundamental para manter um contato mais próximo e direto com o público. Por isso, não deixe de fazer uso desses recursos.

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