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Veja 6 dicas de como fazer o marketing global de sua empresa!

Hoje em dia, é fácil notar que o mercado internacional dá espaço para empresas de diferentes setores, inclusive com potencial de sucesso. No entanto, muitos empresários enxergam a internacionalização como um desafio inatingível. A boa notícia é que quem deseja expandir os negócios para outros países deve ter muito foco e estratégia, além de investir corretamente em marketing global.

Mas, afinal, como fazer dessa estratégia um passaporte para a entrada do negócio no mercado externo? Neste post, explicamos o que é o marketing global e trazemos 6 dicas de como colocá-lo em prática de maneira eficiente e obter bons resultados com isso. Continue a leitura e confira!

O que é marketing global?

Ao distribuir toda a organização e estrutura de marketing regional para um ou mais países, a empresa já está praticando o marketing global. Na prática, a estratégia consiste em replicar as fases de planejamento, produção, promoção e divulgação com fins comerciais, adaptadas à realidade de um ou mais países.

Como o fenômeno da globalização permite que muitos negócios obtenham mais espaço e tenham a chance de alcançar novos públicos, o marketing global é uma tendência de comunicação que cresce a cada dia.

Qual é a importância dessa estratégia para o negócio?

Ainda que entrar no mercado internacional possa parecer um grande desafio, a estratégia globaliza o negócio e, portanto, integra-o aos principais mercados consumidores do mundo. Além disso, entre outras coisas, a empresa que segue este caminho também pode conquistar:

  • escala comercial, visto que o aumento das vendas é um dos fatores de crescimento — e caso os lucros sejam reinvestidos em aprimoramentos;
  • maturidade corporativa, uma vez que há atração de uma nova fatia de clientes fora de seu país de origem;
  • fidelização do público, porque certamente ele comprará mais, se o atendimento for de excelência.

Como fazer o marketing global de maneira eficiente?

Agora que você já sabe o que é marketing global e os benefícios dessa estratégia para uma empresa, mais adiante explicaremos como colocá-la em prática com 6 dicas.

1. Estude os mercados internacionais

O primeiro passo é conhecer profundamente os mercados internacionais que são objetivos da estratégia de marketing global da empresa. Embora muitas vezes esse seja um processo lento, é a análise de dados que apontará se é viável que a organização invista seus recursos para cair nas graças dos clientes de outros países.

De fato, para muitos gestores que atuam apenas localmente, a sondagem de mercado internacional pode parecer um enorme desafio, especialmente porque é preciso identificar costumes, necessidades e anseios dos consumidores de outros países. No entanto, quem opta por essa estratégia dificilmente se arrepende, uma vez que os resultados são bastante satisfatórios.

2. Adapte a marca ou produto às diferentes culturas

A ideia é deixar a marca ou produto bem coerentes com a cultura do país para não correr o risco de comprometer a reputação no mercado. Afinal, uma vez que os investimentos foram direcionados para o marketing global, o resultado da falta de aceitação de um negócio no ambiente internacional é o prejuízo financeiro.

A melhor dica para minimizar esse risco consiste em conhecer a cultura local e saber, antecipadamente, se os clientes de um determinado país costumam consumir os produtos que a sua empresa oferta. Caso seja detectado um bom volume de vendas naquele lugar, isso pode representar um forte sinal de que ali é um mercado viável para implementar o marketing global.

3. Entenda as regras de cada país

Muita gente sente arrepios só de ouvir a palavra burocracia. Entretanto, não há como fugir disso. Assim sendo, é preciso entender exatamente o que deve ser feito para que o negócio esteja de acordo com as leis de um determinado país. Para isso, procure saber questões como:

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  • Quais são as taxas que devem ser pagas?
  • Quais documentos fiscais serão exigidos?

Conforme a maneira como marketing global será colocado em prática em uma nação, também é fundamental considerar as leis de imigração e outras regulamentações, como as de caráter ambiental, por exemplo.

Além disso, cada país tem suas regras para vender, empregar profissionais e distribuir seu produto. Como elas variam, uma solução eficaz é contar com um funcionário local para cuidar dessa parte.

4. Replique estratégias eficientes

Antes de partir para o mercado internacional, é preciso estar ciente de que o negócio já esteja bem consolidado em seu país de origem. Em seguida, o ideal é verificar quais foram as estratégias utilizadas e bem-sucedidas, a fim de escolher aquelas que podem ser aplicadas em outro mercado.

Nesse sentido, chamamos de ações replicáveis aquelas que normalmente suprem uma demanda global da mesma forma em qualquer país, tais como:

  • publicações de conteúdos em blog;
  • uso de redes sociais;
  • envio de e-mail marketing.

No entanto, vale destacar que o que funciona em uma nação pode não dar certo em outra, afinal, isso é algo que depende da cultura de cada lugar. Não adianta investir no envio de e-mail marketing, por exemplo, se após uma pesquisa ficar claro que as pessoas de um determinado local não utilizam essa ferramenta. Isso significa desperdício de recursos, uma vez que essa estratégia não trará retorno.

5. Segmente as campanhas

O uso das redes sociais foi citado especialmente porque elas são veículos que podem ser fundamentais para a empresa optar se marcará presença ou não em um novo local. Em outras palavras, antes de atuar in loco, a ideia é ver como o público reage nas redes.

Entretanto, não dá para ficar esperando apenas por resultados orgânicos. É preciso investir em campanhas segmentadas para o país de interesse. Além de adotar a língua e a cultura do local, deve-se avaliar também a compra de tráfego em suas mídias.

6. Adote ferramentas de comunicação por voz

Atualmente, no mercado, existem soluções que viabilizam a comunicação por voz e a torna um instrumento de eficiência na hora de implementar o marketing global.

Exemplo disso é um PABX em nuvem, ou seja, uma multiplataforma em que a utilização da telefonia em nuvem possibilita que os funcionários façam e recebam ligações nos mais variados dispositivos. Entre outros benefícios, essa ferramenta promove a redução de custos com telefonia em grandes corporações.

Por fim, ficou claro que ampliar as atividades de uma empresa no intuito de ultrapassar as fronteiras de um país exige uma série de ações e bastante estudo. Para que o marketing global tenha sucesso, é importante identificar precisamente os padrões de comportamento e a cultura desse novo público que se almeja alcançar, além de planejar as estratégias que serão adotadas. Se tudo isso for feito, certamente o negócio fechará mais vendas, crescerá e conquistará uma boa projeção no mercado.

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