análise de dados

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisão? Descubra aqui!

A cada dia, as empresas precisam encontrar métodos e estratégias eficientes para transformar seus dados em conteúdos úteis para o desenvolvimento da instituição, ou seja, elas devem ser capazes de ler os dados com rapidez e utilizá-los a seu favor. Nesse sentido, a análise de dados do atendimento é um procedimento muito importante para garantir a evolução das atividades internas. Afinal, o contato direto com o consumidor é uma excelente fonte de feedbacks de uma marca.

Dessa forma, para conseguir gerar o maior volume de informações válidas para a gestão empresarial, há ferramentas que possibilitam aos gestores identificarem as condições reais dos serviços realizados pela organização. Existem métricas que são indispensáveis para essa tarefa, como é o caso do índice de satisfação, número de atendimentos e tempo de resolução de um determinado problema.

Por demonstrar de forma clara os resultados produzidos com a escolha de certas ações, a inspeção de dados é fundamental para ajudar na tomada de decisão. Para você entender melhor esse assunto, preparamos este post contendo as principais informações sobre o tema. Acompanhe!

Como a análise de dados contribui para a tomada de decisão?

Os líderes de um empreendimento devem buscar constantemente formas de aprimorar suas estratégias de gestão e desenvolvimento competitivo. Esse fato se justifica, pois cada vez mais tem aumentado as exigências do mercado consumidor devido à grande diversidade de serviços disponíveis na atualidade.

Dessa forma, para uma empresa conseguir obter sucesso em suas metas e planos, a análise de dados é fundamental. Confira agora por que essa estratégia ajuda na tomada de decisão da equipe de gestores de um negócio!

Oferece um conhecimento mais profundo do público

A princípio, é válido ressaltar que a análise dos dados oferece um conhecimento mais profundo do seu público-alvo. Por meio das informações produzidas nos registros de sistemas internos da empresa, como ERP, BI e CRM, ou por fontes externas, como é o caso das redes sociais, é possível conhecer melhor o perfil e o comportamento dos clientes potenciais de seus produtos e serviços, assim como dos públicos de interesse (parceiros de negócios, colaboradores, fornecedores etc.).

Com todas essas informações disponíveis, os gestores são capazes de traçar metas e planos de ação mais condizentes com a realidade do negócio, além de direcionar seus esforços a atender os pontos que necessitam ser modificados. Assim, cada estratégia trabalhada será formulada para atender a aspectos específicos da empresa, tornado a tomada de decisão mais eficiente.

Aprimora processos

Outro ponto que identifica a importância da gestão de dados para a tomada de decisões nas atividades gerenciais de uma empresa é a contribuição para o aprimoramento de processos internos. Isso porque, ao implementar uma análise de dados mais inteligente, consegue-se reformular cada processo de modo a obter o maior ganho produtivo.

Além disso, ao avaliar a produtividade, por exemplo, é possível identificar gargalos em sistemas, equipamentos, máquinas e operações manuais e realizar os ajustes necessários para que a equipe de colaboradores possa trabalhar com muito mais qualidade e eficiência.

Auxilia no controle de riscos

Ao planejar uma meta ou mudança em um determinado programa da empresa, a equipe de gestão pode correr riscos em cada processo. Isso porque muitas vezes o investimento em novos projetos pode não apresentar total segurança de êxito e, por isso, tornam a operação uma estratégia insegura.

No entanto, ao realizar uma análise de dados precisa sobre os assuntos relacionados a um determinado objetivo, é possível prever os riscos potenciais e antecipar ações de controle a eles, de modo a minimizar seus efeitos no processo. Dessa forma, ao investir no gerenciamento de dados, os gestores conseguem facilmente controlar os riscos ao tomar decisões pontuais para a melhoria de cada plano de ação.

Melhora o engajamento

Quando se trata de gestão de pessoas, com o investimento na análise de dados, os setores de RH e os departamentos de administração das empresas cada vez mais têm percebido a importância desse processo para a compreensão dos níveis de rotatividade da sua equipe de colaboradores. Dessa forma, é possível desenvolver planos para identificar causas e formular metas mais efetivas na retenção de talentos.

Assim, ao avaliar que determinado setor tem maior turnover, por exemplo, a equipe de gestão poderá modificar o modo de operação produtiva, fornecendo equipamentos de trabalho mais modernos ou investindo em estratégias que visem motivar os colaboradores, como é o caso da gratificação de funcionários ao atingir uma meta específica. Desse modo, por meio do gerenciamento dos dados internos, é possível estimular o engajamento de todo o time de colaboradores.

Aumenta a confiança

A equipe de gestão está constantemente lidando com novos desafios e, com isso, precisa estar preparada para tomar decisões eficientes. Seguindo essa ideia, gestores que não dispõem de estratégias para compreender de forma clara as condições dos processos internos da empresa, bem como a situação atual de atendimento ao cliente, não conseguem gerenciar suas atividades de maneira consistente. Isso torna a administração empresarial insegura e propensa a vários riscos dentro de cada decisão.

Por conta disso, o investimento na análise de dados representa grande importância para auxiliar a equipe de gestão em seu trabalho. Com a leitura e estudo de todas as informações circuladas nos setores produtivos e de atendimento ao cliente, aumenta-se a confiança para estimar novos planos de ação e metas para evoluir os serviços da empresa.

Direciona melhor as ações

Por fim, vale ressaltar que a análise de dados possibilita aos líderes do negócio identificar os pontos que precisam ser reestruturados no empreendimento, seja no setor de atendimento ou em qualquer outro ambiente da empresa. Tendo as informações atuais dos resultados de cada processo, a equipe de gestão consegue direcionar melhor onde devem ser investidos mais esforços ou em quais etapas deve-se retirar investimentos, de modo a alcançar o máximo de rendimento em todas as atividades.

Portanto, essas foram as principais informações de como a análise de dados pode te ajudar na tomada de decisão. Fica claro que o investimento nessa estratégia pode aumentar exponencialmente as chances de sucesso da sua empresa no mercado.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre ferramentas que te ajudarão a realizar uma análise de dados mais eficiente? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.