telefonia em nuvem

Conheça os principais benefícios da telefonia na nuvem

Embora tenha se tornado mais popular no Brasil somente nos últimos anos, em países como os Estados Unidos a telefonia em nuvem já é amplamente utilizada.

Quando o assunto é ligação pela internet, talvez pensamos imediatamente no Skype. No entanto, já é possível discar de um dispositivo para o outro direto de navegadores como o Chrome e Firefox, além de fazer e receber chamadas para números de telefones convencionais e até mesmo chamadas em grupo. Tudo isso é possível graças ao VoIP.

Provavelmente, você já ouviu falar ou até mesmo utiliza a telefonia em nuvem com frequência — até porque, um exemplo disso é uma simples chamada de voz via WhatsApp.

Porém, você sabia que a telefonia em nuvem é a melhor opção para otimizar o atendimento das empresas? Neste post, apresentamos os motivos. Continue a leitura e confira!

O que é telefonia em nuvem?

A Voz sobre IP, ou simplesmente VoIP, trata-se de uma solução em tecnologia que tem capacidade para migrar toda sua rede de telefone para a nuvem. Sem perder a qualidade e diminuindo custos com equipamentos, insumos e manutenção, essa inovação possibilita uma gestão da comunicação mais simples e fácil nas empresas.

Para tanto, é fundamental ter uma conexão com a internet de banda larga. Essa, por sua vez, deve ser estável, e sua velocidade dependerá tanto do fluxo de ligações da organização quanto do tamanho do seu negócio. Isso porque na telefonia em nuvem, todas as chamadas são realizadas e recebidas pela internet — ao contrário da telefonia tradicional, que opera de maneira analógica.

Qual a importância da telefonia em nuvem para call center?

Para o call center, o uso dessa solução traz inúmeros diferenciais, tanto para o ambiente corporativo quanto para todos os usuários. Visto que o VoIP é uma multiplataforma, a utilização de telefonia em nuvem viabiliza aos colaboradores fazerem e receberem ligações nos mais variados dispositivos.

Portanto, a nuvem, que antes era apenas uma tendência, hoje é um modelo extremamente importante para o crescimento de qualquer empresa justamente pela facilidade de acesso às informações por meio de qualquer tipo de dispositivo.

Quais benefícios você terá ao adotar a telefonia em nuvem?

Agora que você já sabe o conceito e a importância da telefonia em nuvem para uma melhor comunicação no trabalho, apresentamos as principais vantagens que o seu empreendimento obterá ao adotar essa solução.

Menor gasto com infra

Ao utilizar a telefonia em nuvem, muitas marcas têm a chance de ampliar ou diminuir suas operações sem qualquer problema. 

Por exemplo, não perdem tempo para alterar a estrutura, enquanto ganham em velocidade de implantação. Outra situação vantajosa é no caso de mudança de endereço: a utilização da nuvem também colabora, visto que não é necessário mudar fisicamente o data center também — basta acessar o serviço em cloud a partir do novo endereço.

A verdade é que se antes a telefonia em nuvem era adotada especialmente para reduzir custos, atualmente os objetivos são outros: agilidade, flexibilidade e elasticidade são as principais razões das mudanças.

Outro grande benefício é a economia de espaços físicos. Aquele emaranhado de fios que percorrem todos os cômodos do imóvel da empresa, fixos ao teto ou às paredes, passa a ser coisa do passado.

Integração

Em tempos de transformação digital, é bastante comum que os empreendimentos contem com diferentes softwares para agilizar os processos e até mesmo com o objetivo de ajudar na gestão dos negócios. É aí que entra uma grande vantagem da telefonia em nuvem, pois ela consegue se integrar facilmente a todos esses programas.

Nesse contexto, o trabalho do gestor é facilitado com a integração entre softwares, além de melhorar a comunicação com os clientes. Outros setores da empresa também sentem os benefícios, uma vez que, com essa integração, as operações que dependem de outras áreas ganham agilidade.

Redução de custos com telefonia

Após a instalação da rede VoIP, a gestão já consegue perceber diferença nos valores das faturas referentes à telefonia. Isso porque as operadoras convencionais praticam preços bem mais altos do que as operadoras de telefonia em nuvem, e os motivos estão diretamente ligados à redução de estrutura física. Essa, por sua vez, requer menos custos de atualização e de manutenção.

Com um local de trabalho otimizado, portanto, além de oferecer mais oportunidades para a empresa, como a inclusão de novos departamentos ou a expansão das atividades, colaboradores e clientes que visitam as dependências da organização sentem mais bem-estar.

Melhor qualidade de atendimento

Por tratar-se de uma tecnologia digital, as chamadas contam com uma qualidade muito superior em relação às que são efetuadas pela estrutura de telefonia convencional. Até porque o VoIP oferece mais estabilidade e maior clareza nas ligações. Tudo isso faz com que o atendimento ganhe mais qualidade também.

Como implementar a tecnologia em nuvem na sua empresa?

Implementar essa vantajosa solução é muito simples. Todo o serviço é executado pela empresa contratada para isso e quem deve se preocupar com todos os detalhes é ela. No entanto, alguns aspectos importantes devem ser observados antes de firmar uma parceria como essa, tais como:

  • a rota de telefonia que a operadora utiliza;
  • a qualidade do suporte oferecido;
  • o conceito da operadora no mercado;
  • a velocidade da internet da sua empresa.

Com quase 40 anos no mercado, a Leucotron é uma marca inovadora que é reconhecida como umas das mais importantes empresas brasileiras de telefonia IP e convencional. Além disso, tem presença marcante em todas as regiões do Brasil, com mais de 300 concessionárias parceiras.

Se você gostou deste post e quer saber ainda mais sobre telefonia em nuvem, entre em contato conosco agora mesmo! Teremos muito prazer em poder ajudar na transformação da comunicação e dos resultados do seu negócio para melhor, é claro!

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