Precisa de provedor de serviços na nuvem? Veja o que considerar
Tecnologia da Informação

Precisa de provedor de serviços na nuvem? Veja o que considerar

provedor de serviços na nuvem
Escrito por Leucotron

Um estudo realizado pela Eurostat revelou que, em 4 anos, o número de empresas utilizando a computação na nuvem cresceu mais de 20%. Com o constante desenvolvimento dessa tecnologia e o aumento do entendimento sobre seus benefícios, a tendência é que esse número continue crescendo nos próximos anos.

Como é esperado em um negócio com tanta demanda, existem diversas companhias oferecendo o serviço e buscando seu espaço no mercado. Por isso, cabe a você a tarefa de entender qual é o melhor provedor de serviços na nuvem para a sua empresa.

Para ajudar, elaboramos este artigo listando os principais pontos que devem ser considerados na hora de escolher o seu provedor. Além disso, relembraremos os benefícios que a computação na nuvem podem trazer para uma companhia. Confira!

Por que basear seus dados na nuvem?

Uma empresa é formada por diversos setores que trabalham simultaneamente com o mesmo objetivo final. Quanto maior seu tamanho, mais complexas são suas operações. Assim, é justo afirmar que contar com uma organização integrada entre os setores é fundamental para mantê-los em sintonia.

Ao utilizar um sistema de computação na nuvem, essa tarefa se torna muito mais fácil. O chamado cloud computing permite que vários usuários tenham acesso às informações ao mesmo tempo, independentemente de onde estiverem. Além disso, a tecnologia facilita a colaboração entre diversos membros das equipes.

Outra vantagem diz respeito ao armazenamento, especialmente em casos de empresas que lidam com uma grande quantidade de dados. O espaço na nuvem é facilmente ampliável ou mesmo ilimitado, evitando dores de cabeça com o consumo de memória.

Por fim, o investimento nessa tecnologia tem impacto direto na segurança das informações. Como são armazenadas na nuvem, elas não são afetadas por equipamentos danificados ou perdidos, e podem sempre ser recuperadas. Para usufruir de todas essas vantagens, é preciso escolher bem o provedor de serviços na nuvem, assunto que abordaremos a seguir.

O que considerar na escolha do provedor de serviços na nuvem?

Antes de optar por qualquer prestadora de serviços para seu negócio, você provavelmente analisa seus pontos fortes e fracos, avalia seu alinhamento com os valores da sua empresa e busca opiniões de terceiros, correto? Com o provedor de serviços na nuvem, não é diferente.

Para ajudar você a tomar uma decisão assertiva, listamos a seguir os principais pontos que merecem sua atenção.

Atendimento

Observar a disponibilidade e eficiência do atendimento do provedor é crucial para sua avaliação. Afinal, por se tratar de uma tecnologia um tanto complexa, você terá muito mais segurança se souber que pode contar com suporte técnico a qualquer momento.

Sendo assim, procure saber os horários de atendimento do prestador de serviços, bem como o tipo de suporte técnico oferecido. É importante encaixar as necessidades de sua empresa na equação. Então, se você não conta com profissionais para lidar com questões técnicas da nuvem, é interessante checar se o provedor oferece acesso a especialistas.

Reputação da empresa

Procure saber o que outros clientes do provedor pensam sobre seus serviços. Aqui, vale pesquisar opiniões na internet ou até mesmo perguntar diretamente para terceiros. Faça uma visita ao website dos provedores que você tem em mente e procure por sua visão e valores. Isso ajuda a entender o que esperar da relação com a empresa.

Outro ponto importante a ser observado é o tempo de mercado. Naturalmente, negócios que estão na ativa há algum tempo inspiram mais confiança do que os novatos. Ainda assim, observe se os serviços oferecidos estão atualizados para o atual padrão do mercado.

Políticas de segurança

Esse é um dos fatores que merecem maior atenção. Em um momento em que ataques a bases de dados se mostram mais comuns e às vésperas do lançamento da Lei Geral de Proteção de Dados, contar com um provedor que preze pela segurança das informações é essencial. Por isso, durante sua pesquisa, dê atenção às políticas de segurança apresentadas.

A reputação do provedor provavelmente refletirá se ele é ou não seguro. Ainda assim, não deixe de verificar as formas de segurança oferecidas. Criptografia de dados, autenticação de usuários, antivírus e firewall são algumas especificações que indicam um nível de segurança mais alto.

Escalabilidade

O provedor de serviços na nuvem deve, primeiramente, atender a todas as necessidades da sua empresa. E isso não apenas no presente, mas também no futuro. É primordial que o provedor se mostre capaz de acompanhar o seu crescimento, aumentando os recursos do seu servidor caso isso seja necessário.

Portanto, pergunte sobre o procedimento para upgrade de planos e certifique-se de que seja um processo simples e rápido, evitando atrasos relacionados à migração de um plano para o outro. Além disso, é interessante se inteirar sobre todos os serviços que podem ser contratados, a fim de tornar o investimento ainda mais completo.

Localização dos datacenters

Procure saber onde estão localizados os datacenters do provedor. Aqueles que estão no Brasil contam com uma taxa de latência muito menor, o que é essencial para o funcionamento de sistemas transacionais corporativos, como ERPs e CRMs.

Além disso, é interessante fazer uma visita às instalações físicas do provedor e verificar o hardware utilizado. Os sistemas estão protegidos contra possíveis quedas elétricas ou desastres naturais? Contar com esse conhecimento é fundamental para medir o nível de estabilidade que pode ser esperado.

A contratação de um serviço de computação na nuvem é um grande passo para a empresa e, por isso, deve ser tratado com extrema atenção. O mais importante é que o provedor se alinhe com as necessidades da companhia e se mostre flexível para acompanhar seu crescimento. Além disso, é importante garantir que o futuro parceiro conte com boa reputação no mercado.

Ao escolher o provedor de serviços na nuvem para o seu negócio, tenha em mente os pontos apresentados neste texto. Garanta que o suporte técnico oferecido seja o suficiente para satisfazer suas necessidades e lembre-se de verificar se as políticas de segurança são eficazes na proteção dos seus dados.

E então, gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das novidades e dos artigos postados, assine a newsletter da Leucotron!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This