trabalhar pelo whatsapp

Confira 7 dicas práticas de como trabalhar pelo WhatsApp

O WhatsApp é ótimo para colocar o papo em dia com os amigos, mas não é somente para isso que ele serve: as empresas também podem trabalhar pelo WhatsApp, gerando oportunidades e fortalecendo o relacionamento com os clientes.

Para que isso aconteça, é preciso ter disciplina — para não transformar a ferramenta em mais uma conta pessoal. Neste post, listamos as melhores dicas de como trabalhar pelo WhatsApp e explorar as diversas funcionalidades da ferramenta. Confira!

1. Tenha um contato exclusivo para a empresa

Nunca utilize o seu número pessoal para servir como o contato de WhatsApp da empresa. Além disso, deixe a sua conta pessoal de lado quando você estiver dentro do horário de atendimento do seu negócio.

Uma conta nesse aplicativo com a identificação da empresa transmite a sensação de profissionalismo, pois a API do WhatsApp Business oferece funções diferentes daquelas disponíveis nos perfis pessoais. Essas funções ajudam o negócio a se organizar melhor e a oferecer um atendimento ao cliente de ótima qualidade — falaremos mais sobre isso adiante.

2. Defina horários de atendimento

Quando um cliente aceita o contato via WhatsApp, a expectativa é que o atendimento seja rápido e mais prático em relação aos outros meios. Contudo, a empresa deve definir horários para o atendimento e divulgar essa informação ao público. Lembre-se, também, de designar ao menos um colaborador para estar à disposição para atender os clientes no horário definido.

Caso você queira fazer o pós-venda pelo WhatsApp, a dica de manter pelo menos um funcionário à disposição se torna ainda mais importante. Isso acontece porque alguns clientes já chegam impacientes, e atendê-los rapidamente é essencial para manter a boa reputação do negócio.

3. Fale a linguagem do seu cliente

O WhatsApp ganhou o mundo por ser uma ferramenta prática e objetiva, por isso, é fundamental que as empresas estabeleçam um contato mais personalizado, buscando fortalecer o relacionamento com seus consumidores.

Vale a pena registrar as informações sobre os clientes, para oferecer aquela sensação de que ele é especial para o negócio. Caso a sua empresa consiga dosar esse conhecimento com um atendimento ágil e profissional, a probabilidade de sucesso nesse contato é muito alta.

Estude bastante o seu público-alvo — e tenha sempre à mão as informações sobre os promotores e clientes fidelizados. Com esses dados disponíveis, o atendente terá uma ideia mais precisa da linguagem a ser adotada e de como abordar aquele consumidor.

4. Garanta um atendimento ágil

Estabeleceu um horário de atendimento? Então, não deixe de cumpri-lo e garantir um atendimento rápido às demandas apresentadas pelos consumidores — afinal, se os clientes estivessem dispostos a esperar, eles nem mesmo dariam a permissão para o contato direto pelo WhatsApp.

Além de manter um funcionário sempre atento às solicitações, uma boa dica é a implementação de chatbots. Falaremos com mais detalhes sobre esses sistemas adiante, mas é bom saber que eles podem ser utilizados no atendimento inicial, para responder às dúvidas mais básicas dos clientes.

5. Explore todos os recursos da API do WhatsApp Business

Além da conta pessoal — que quase todo mundo tem —, existe a API do WhatsApp Business. Ela é voltada para empresas de qualquer segmento que queiram utilizar a conta com fins comerciais para se comunicar de maneira segura e dinâmica.

A API do WhatsApp foi liberada pelos desenvolvedores para que as empresas possam integrar a solução às suas plataformas de atendimento digital. Nesse modelo, a empresa integra uma solução de atendimento ao WhatsApp Business API e passa a desfrutar de diversos benefícios. Um deles é a capacidade de proporcionar atendimento automatizado, de acordo com os objetivos da empresa e da necessidade de seus profissionais.

É possível designar diversos atendentes para um único número de telefone, o que contribuiu para que os clientes possam interagir com a empresa de forma simplificada. Além disso, nem é preciso modificar o número — basta utilizar aquele que a organização já tem.

Seguindo uma tendência global de integração entre plataformas, a API do WhatsApp Business também oferece a possibilidade de integrar o atendimento com outros canais de comunicação já existentes. Os colaboradores terão acesso a relatórios completos das interações, o que ajuda a empresa a aperfeiçoar novas estratégias de negócio com os dados registrados.

6. Evite o envio excessivo de mensagens

Lembre-se sempre que o WhatsApp é uma ferramenta utilizada pelas pessoas para entrar em contato com os colegas de trabalho, os amigos e os familiares. Sendo assim, nada de “sufocar” o cliente com mensagens excessivas.

Apesar das vantagens, é preciso ter muito cuidado, nesse canal, com o envio de mensagens relacionadas à empresa. É crucial ter em mente que a principal funcionalidade do atendimento via WhatsApp é a conveniência e agilidade para os consumidores.

Mantenha um volume razoável de mensagens e nunca entre em contato com pessoas que não deram a permissão específica para serem contatadas via WhatsApp.

7. Utilize chatbots

Aproveite as mensagens automáticas! A integração da API do WhatsApp Business com as plataformas de atendimento faz com que a empresa possa oferecer respostas automáticas via chatbot. Dessa forma, os clientes terão o atendimento mais ágil possível — afinal, nenhum colaborador, por mais eficiente que seja, consegue apresentar os mesmos resultados que um bot nesse quesito.

Utilizar os chatbots é uma forma de manter o atendimento funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo que o robô não consiga tirar a dúvida do cliente, ele registra o contato e o colaborador poderá entrar em contato depois.

Utilizar os chatbots é mais uma forma de melhorar a experiência do cliente. Além de responder questões pertinentes e registrar dados dos consumidores, os chatbots são capazes de direcionar o cliente para um atendente de carne e osso — caso a questão que o consumidor queira tratar seja mais complexa.

Como pudemos ver no artigo, trabalhar pelo WhatsApp não só é possível, como é uma ótima maneira de modernizar os processos da sua empresa. Com alguns cuidados para evitar excessos e manter aquele contato puramente profissional, o seu negócio só tem a ganhar com esse meio de atendimento.

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