chatbots e voicebots

Confira as principais tendências sobre chatbots e voicebots

Houve um avanço tecnológico surpreendente nos últimos anos. As tecnologias possibilitaram a criação de novos modelos de negócios e otimizaram os processos empresariais. O comportamento do consumidor foi se modificando juntamente com a chegada das novas ferramentas e novos métodos de atendimento ao cliente que aprimoraram a qualidade dos relacionamentos.

Entre as principais inovações tecnológicas estão os chatbots e voicebots que já são utilizados por empresas de pequeno, médio e grande porte. Essas duas soluções otimizam o fluxo das mensagens e das chamadas telefônicas com o auxílio da Inteligência Artificial (IA). A tecnologia permitiu a personalização do atendimento ao público e aprimorou as experiências de compra.

Quer conhecer melhor as principais tendências sobre chatbots e voicebots disponíveis no mercado? Continue a leitura.

Entenda a importância dos chatbots e voicebots

Ambas as tecnologias são importantes para otimizar o fluxo de chamadas e mensagens dos consumidores. Elas modificaram o modo como as empresas e seus clientes interagem em aplicativos, websites, Messenger e mídias sociais e impactaram profundamente o marketing conversacional. Hoje, as organizações fazem uso dos Instant Messengers (IMs), como Telegram, Facebook Messenger e WhatsApp.

Comunicação ágil

Os chatbots e voicebots agilizaram a comunicação dos negócios com seus clientes e a maioria dos consumidores deseja fazer uso dos IMs na hora de entrar em contato. Existem bilhões de usuários no mundo inteiro fazendo uso dessas tecnologias que aumentam a satisfação e auxiliam os consumidores a tirar dúvidas, obter informações e resolver certas dificuldades.

Facilidade na obtenção de respostas

Essas inovações tecnológicas aprimoraram a experiência dos usuários que já faziam uso de aplicativos e canais online de websites. Consequentemente, vários pontos de atritos na jornada de consumo foram eliminados enquanto o público obtém respostas simples e informações relevantes sobre serviços e produtos com muita facilidade. A experiência é mais positiva com o auxílio do chatbot marketing e voicebots.

Aumento no volume de interações

As tecnologias denominadas como chatbots e voicebots dão conta do real-time e elevam o número de interações que são executadas pelos meios digitais. Embora elas não substituam as ações humanas, realizam os trabalhos repetitivos e mecânicos, deixando os profissionais livres para a atuação em casos específicos. Assim, os colaboradores ganham tempo para oferecer maior qualidade em seus atendimentos.

Novas oportunidades de negócios

Os assistentes de voz que já foram desenvolvidos e difundidos são uma excelente alternativa para facilitar a interação entre os consumidores e as marcas. Os chatbots e voicebots, por sua vez, permitirão um futuro com novas oportunidades para as empresas. Eles facilitarão a criação de personagens para interagir com os clientes em tempo real.

Redução de custos

Com chatbots e voicebots, várias despesas podem ser eliminadas. A ajuda das interfaces conversacionais diminui significativamente os custos do atendimento ao cliente. Além de agilizar a conversação por meio do estabelecimento de padrões de diálogos, fica mais fácil direcionar o público para o departamento certo e atender às suas demandas de maneira assertiva e rápida.

Automação das respostas

A automação das respostas ao público é uma das características principais dessas tecnologias. Essa função ajuda a lidar com consumidores ansiosos e permite que os atendentes trabalhem para solucionar os impasses realmente importantes. Os chatbots são integrados aos sistemas de Call Center e às demais plataformas, aplicações e sites de uma empresa.

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Os bots utilizam a IA para funcionar de modo distinto conforme a necessidade do negócio. Por isso, é necessário ficar atento na hora de decidir qual ferramenta será utilizada pela sua organização. Você poderá organizar um fluxograma para aperfeiçoar a jornada do usuário e usar outras ferramentas, por exemplo, mapas mentais ou caneta e papel.

Controle por voz

Os voicebots são semelhantes aos chatbots, contudo, atuam com IA e controle por voz. As suas interações são feitas com o uso de assistentes pessoais que podem ser integrados aos celulares ou com a utilização de um hardware apropriado. Diante disso, o usuário consegue realizar perguntas por meio da fala e ouvir as respostas ou instruções.

Essa tecnologia reconhece a voz e consegue responder com textos ou recebe a informação escrita e responde por áudios. Porém, há opções que atuam de forma exclusiva pela fala. Os voicebots são aliados do departamento de cobrança e evitam que os clientes se esqueçam de pagar as suas faturas de maneira amigável. Eles relembram a data de vencimento dos débitos.

Conheça as principais tendências sobre chatbots e voicebots

As tendências de chatbots e voicebots que estão despontando no mercado são muito interessantes. Elas decorrem do fenômeno da transformação digital e do aceleramento dos processos de digitalização que estão em plena expansão. Veja a seguir algumas novidades que prometem fazer sucesso e que serão consolidadas nos próximos tempos.

Assistente virtual pautado na diversidade

Um assistente virtual com foco na diversidade é o futuro dos chatbots e voicebots, que se tornarão mais inclusivos. As tecnologias não terão mais um viés de gênero e não utilizarão mais linguagens que excluem certos grupos de pessoas ou minorias. Enfim, as tecnologias tratarão a todos com igualdade e sem fazer distinção em razão de características pessoais.

Touchless

As tecnologias touchless, ou sem toque, se destacaram após o distanciamento social imposto pela pandemia. Elas fazem parte dos robôs e dos sistemas que diminuem a necessidade de contato físico entre as pessoas. Outras ferramentas de reconhecimento facial e de realidade aumentada também vão ganhar espaço no mercado.

Avanço do Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O avanço do PLN é uma necessidade para quem utiliza os chatbots como aliados. Essa evolução se trata de uma solução para diminuir problemas rotineiros do atendimento ao público e no relacionamento com os clientes. O avanço possibilita o desenvolvimento de bots conforme a personalidade da empresa para que os consumidores identifiquem a marca durante a conversação.

Aceleração do uso de assistente virtual no SAC

Outra tendência do futuro é a aceleração do uso de assistente virtual no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). As empresas encontraram essa solução para automatizar uma parte do relacionamento com seus clientes. Os chatbots serão vistos como assistentes virtuais essenciais para a eficiência dos empreendimentos e para a fidelização dos consumidores.

Compreendeu as principais tendências sobre chatbots e voicebots? Essas tecnologias trazem muitas vantagens, e por isso é importante contar com um parceiro de tecnologia. A Leucotron pode ajudar a fazer a implementação de soluções que farão o setor de atendimento do seu negócio funcionar durante 7 dias da semana por 24 horas sem interrupção.

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