Saiba as diferenças entre inteligência artificial e humana
Qual é a diferença entre inteligência artificial e inteligência humana? Acreditamos que você já se fez essa pergunta em algum momento. A maior preocupação é que, em alguns anos, a IA “substitua” os humanos e os supere. Mas isso não é totalmente preciso.
Apesar do fato de a IA ter progredido ao ponto em que os robôs podem tomar boas decisões e fazer julgamentos inteligentes, ela não pode funcionar corretamente sem depender de características fundamentalmente humanas, como a intuição.
Mas, e no âmbito dos negócios, quais são os impactos dessas diferenças? É o que explicamos neste artigo. Confira.
O que é inteligência artificial e inteligência humana?
A visão de fazer máquinas que podem pensar e agir como humanos evoluiu da ficção cinematográfica para o mundo real. Na verdade, há muito tempo tentamos implementar a inteligência nas máquinas para facilitar nosso trabalho.
Existem bots, humanóides e robôs que superam os humanos ou coordenam conosco de várias maneiras. Esses aplicativos orientados por IA têm maior velocidade de execução, maior capacidade operacional e precisão, além de serem altamente significativos em trabalhos tediosos e monótonos em comparação com humanos.
Pelo contrário, a inteligência humana relaciona-se com a aprendizagem e a experiência adaptativas. Nem sempre depende de dados pré-alimentados como os necessários para a IA.
A memória humana, seu poder de computação e o corpo humano como uma entidade podem parecer insignificantes em comparação com a infraestrutura de hardware e software da máquina. Mas, a profundidade e as camadas presentes em nossos cérebros são muito mais complexas e sofisticadas, que as máquinas ainda não podem vencer — pelo menos não em um futuro próximo.
Quais as principais diferenças entre as duas?
Para sintetizar as principais diferenças entre inteligência artificial e inteligência humana, aqui está uma comparação direta entre as duas.
Natureza
Enquanto a inteligência humana está preparada para se adaptar a novas situações e ambientes por meio de uma diversidade de processos cognitivos, a IA está apta a imitar o comportamento e a realizar ações semelhantes às humanas. Em outras palavras, as máquinas são digitais, já o cérebro humano é analógico.
Funcionamento
Os seres humanos usam o poder de computação, a memória e a capacidade de pensar do cérebro, enquanto as máquinas alimentadas por IA dependem de dados e instruções específicas inseridas no sistema.
Poder de aprendizagem
A inteligência humana tem tudo a ver com aprender com vários incidentes e experiências passadas. Trata-se de aprender com os erros cometidos por meio de uma abordagem de tentativa e erro ao longo da vida. Pensamento e comportamento inteligente estão no cerne da inteligência humana. No entanto, a inteligência artificial fica para trás nesse aspecto — até então, as máquinas não podem pensar.
Elas podem aprender com dados e por meio de treinamento contínuo, mas não podem alcançar o processo de pensamento exclusivo dos humanos. Embora os sistemas alimentados por IA possam executar tarefas específicas muito bem, pode levar anos para que eles aprendam um conjunto completamente diferente de funções para uma nova área de aplicação.
Como IA e humanos trabalham juntos nas empresas?
A colaboração humano e máquina com IA vem transformando todos os departamentos nas organizações e negócios. Vamos citar aqui 6 maneiras bem-sucedidas de como ela está transformando as organizações para melhor.
Vendas e marketing
Inúmeras soluções de CRM atualmente incorporam a investigação de IA, capacitando os setores de vendas e marketing a produzirem quantidades significativas de conhecimento naturalmente. Por exemplo, existem soluções de IA que podem antecipar quais clientes estão criando mais receita. Equipados com informações como essa, os vendedores podem concentrar seu tempo e energia onde mais importam.
Atendimento ao cliente
Os avanços na IA continuam a pavimentar o caminho para o aumento da eficiência em toda a organização, principalmente no atendimento ao cliente. Os chatbots continuam na vanguarda dessa mudança, mas outras tecnologias, como aprendizado de máquina, sistemas interativos de resposta de voz e IA conversacional estão criando um novo paradigma para a comunicação entre clientes e empresas — e facilitando o trabalho dos agentes de atendimento e suporte.
Desenvolvimento de produto
O plano generativo é um campo de ponta que utiliza a IA para expandir a interação imaginativa. Com a programação de planos generativos, você essencialmente insere seus objetivos e diferentes pré-requisitos e permite que o software investigue todos os planos em potencial que podem satisfazer esses detalhes — o que significa que você pode criar rapidamente vários planos a partir de um único pensamento.
O software faz todo o trabalho árduo necessário para descobrir o que funciona e o que não economiza muitos períodos longos. Além disso, você mantém uma distância estratégica do custo de fazer modelos que não entregam.
Geração automática de conteúdo
De uma coisa, você pode ter certeza: este artigo não foi escrito por uma IA. De qualquer forma, ele poderia ter sido. Graças à IA, as máquinas estão atualmente aptas para criar conteúdo esclarecedor — organizações como a Forbes estão entregando artigos com a ajuda da IA, por exemplo.
Há um escopo de dispositivos orientados por IA acessíveis desde a composição de descrições de itens e cópia da web até artigos e relatórios do setor. Por exemplo, o pioneiro de negócios online Alibaba pensou em uma ferramenta AI-Copywriter equipada para criar mais de 20.000 linhas de duplicatas em apenas um segundo.
Processo de fabricação
A utilização de robôs na montagem é fundamentada. As estruturas automatizadas mais recentes são adequadas para trabalhar ao lado de humanos e se associar de forma consistente (e segura) à força de trabalho humana — de onde surgiu a expressão “cobots” ou robôs comunitários.
Por conta de inovações de IA, como visão de máquina, os cobots conhecem as pessoas ao seu redor. Eles podem responder de acordo — por exemplo, alterando sua velocidade ou invertendo para evitar humanos — o que significa que os processos de trabalho podem ser destinados a obter o melhor absoluto das duas pessoas e robôs.
Recrutamento refinado
A IA é rápida em encontrar muitas utilizações nos processos de RH, incluindo recrutamento. Para grandes empregadores, que recrutam cerca de 30 mil pessoas todos os anos e lidam com 1,8 milhão de inscrições, é essencial descobrir abordagens para suavizar e melhorar o processo de recrutamento. É por isso que muitas empresas estão unindo uniram forças com parceiros especialistas em inscrição de IA, para criar um palco online adequado e direcionar as avaliações iniciais dos candidatos sem precisar que eles saiam de casa.
Sem dúvida, inteligência artificial e inteligência humana podem trabalhar em conjunto para uma produtividade melhor e aprimorada nas empresas. Vale ressaltar que o uso efetivo de IA não deve ser vinculado a uma única solução. As empresas podem recorrer a vários arranjos que possam ser ajustados à situação atual. Isso capacitará as estruturas de IA a passar de uma configuração para outra, dependendo do ambiente e de fatores humanos.
E já que estamos falando de impulsionadores da transformação digital nas empresas, continue aqui no nosso blog e entenda tudo sobre o gerenciamento de APIs.