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Como a Inteligência Artificial (IA) pode impactar no marketing?

Suas estratégias de marketing estão aproveitando os grandes saltos em inovação tecnológica para alcançar seus clientes quando — e onde — é importante? Na corrida competitiva que é o marketing moderno, a falha em capitalizar os avanços das tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, pode resultar em níveis de engajamento do cliente muito aquém de seus concorrentes aprimorados pela tecnologia.

Neste artigo, nós explicamos o que é o IA marketing e como ele pode impactar suas estratégias daqui para a frente. Acompanhe.

O IA marketing — ou marketing de IA

O marketing de IA é um método de alavancar a tecnologia para melhorar a jornada do cliente. Também pode ser usado para aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing. Isso é feito usando análise de big data, aprendizado de máquina e outros processos para obter informações sobre seu público-alvo.

Com esses insights, você pode criar pontos de contato com o cliente mais eficazes. Esteja você envolvido com marketing por e-mail ou fornecendo suporte ao cliente, a IA elimina muitas das suposições envolvidas nas interações com o cliente.

Em uma escala maior, pode ser usado para automatizar processos que antes dependiam de humanos. Geração de conteúdo, anúncios e até mesmo web design são aplicações possíveis para o marketing de IA.

As aplicações da inteligência artificial no marketing

O potencial da inteligência artificial para revolucionar seu negócio existe, se você descobrir como explorá-la da maneira que fizer mais sentido para seus funcionários, acionistas e clientes.

Reconhecimento de imagem e pesquisa visual

Os desenvolvimentos no reconhecimento e análise de imagens de IA estão tornando concebível alcançar coisas notáveis com a pesquisa visual.

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Embora ainda seja cedo para a tecnologia, a pesquisa visual está se tornando mais comum graças a tecnologias como o Google Lens e plataformas como o Pinterest. A pesquisa visual usa a pesquisa para procurar resultados visualmente semelhantes entre si, da mesma forma que a pesquisa tradicional baseada em texto obtém resultados de um tópico semelhante.

A pesquisa visual tem várias aplicações benéficas no varejo e no marketing. Por exemplo, pode personalizar a experiência de compra e melhorar o merchandising. Em vez de endossar produtos com base nas compras ou hábitos anteriores do cliente, a tecnologia de pesquisa visual pode recomendar produtos relacionados com base em sua aparência. Com isso, ajuda o cliente a encontrar itens de estilo complementar.

Análise preditiva e prescritiva

A análise preditiva leva o gerenciamento de conversão para o próximo nível, ajudando a extrair resultados potenciais da massa de dados que você tem à sua disposição. Isso pode envolver a análise de comunicações de entrada e métricas tradicionais, como engajamento do consumidor, negócios fechados e canais de comunicação. Isso tem o potencial de levar os recursos de sua tecnologia de marketing muito além da simples automação, para recomendação e até implementação.

Experiência do usuário aprimorada

Com a ajuda da IA, os profissionais de marketing podem projetar e adaptar campanhas de marketing de forma independente para cada usuário, persuadindo-os a realizar as ações previstas. As soluções e mensagens personalizadas baseadas em IA enfatizam principalmente a configuração atual de onde os clientes estão e o que estão fazendo. Assim, resolvendo o problema particular que eles têm naquele momento.

A boa experiência do usuário é o que preserva a navegação dos consumidores em um site. Quanto mais tempo eles dedicam a ele, maior a probabilidade de conversão. Automação e IA podem ser úteis para design de UX na forma de sites de auto-otimização. Ou seja, os clientes apreciarão uma experiência de usuário ampliada do início ao fim.

O IA marketing está avançando além da análise de dados para a tomada de decisão inteligente, à medida que as máquinas aprendem a imitar com mais precisão os traços e comportamentos humanos. Temos acesso a mais fontes de dados do que nunca, pois até mesmo voz e vídeo se tornaram lavráveis. Análise aprimorada combinada com recursos de máquina para aprender, planejar e até mesmo executar ajudarão os profissionais de marketing a melhorar a eficácia de campanhas mais inteligentes.

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