Confira os 3 pilares da tecnologia sustentável
Toda atividade humana deixa uma pegada no meio ambiente, que pode ser mais ou menos significativa. Isso não é diferente quando pensamos nos recursos tecnológicos. Mas assim como em outras áreas, podemos trabalhar com a tecnologia sustentável.
Existem várias formas de promover inovação dentro da empresa utilizando recursos menos agressivos para o meio ambiente. Inclusive, a tecnologia é uma das grandes aliadas da sustentabilidade em função das soluções menos impactantes que ela traz.
Neste artigo você vai entender melhor o conceito de sustentabilidade em TI, também os pilares que sustentam a inovação sustentável e exemplos de tecnologias sustentáveis que já são utilizadas pelas empresas. Acompanhe!
O que significa sustentabilidade em TI
Quando uma empresa avisa alcançar a sustentabilidade ela realiza adequações ou mudanças em seus processos e rotinas para que haja o menor impacto possível sobre o meio ambiente. A tecnologia da informação segue o mesmo princípio.
A sustentabilidade em TI diz respeito a todas as medidas adotadas com o objetivo de reduzir os efeitos que a produção ou então o uso de tecnologias pode provocar na natureza. Portanto, uma empresa pode adotar uma série de ações ou práticas no TI para que sejam implementadas estratégias com foco na responsabilidade socioambiental.
Como dito, isso também vai envolver processos de produção. Logo, a tecnologia sustentável utiliza uma quantidade menor de recursos para ser produzida ou implantada. Também podemos englobar, por exemplo, a maneira como são descartados os equipamentos, a reciclagem deles ou de suas partes, entre outros.
3 pilares da inovação sustentável
O objetivo de desenvolver e implementar uma inovação é trazer algum tipo de benefício para a empresa. Contudo, a realidade em que vivemos impulsiona o mercado para o desenvolvimento de inovações sustentáveis.
Isso significa que o foco não pode estar somente no retorno que a organização terá. Já não se pode mais inovar a qualquer custo, uma vez que as consequências precisam ser medidas para que essa inovação aconteça de uma forma responsável.
Logo, a inovação sustentável entra em jogo para promover essas mudanças, gerando diferenciais e competitividade para a organização, mas, ao mesmo tempo, contribuindo de maneira positiva para a sociedade e o meio ambiente. Assim, há uma relação saudável entre as empresas, as pessoas e a natureza.
A inovação sustentável é pautada em três pilares principais, como você pode ver nos tópicos a seguir.
1. Sociedade
Aqui podemos incluir a comunidade em que a empresa está inserida e também pensar na humanidade como um todo. Mas é fundamental considerar os colaboradores e pessoas que atuam de forma direta na empresa.
Quando implementamos uma inovação, ela precisa levar em consideração que tipo de impacto isso pode trazer para as pessoas. Há uma valorização do humano ou algo pode provocar prejuízo para ele?
A inovação sustentável pode, por exemplo, contribuir para o fortalecimento da economia local, seja pela contratação de profissionais que estão no entorno da organização ou pela terceirização de serviços, a aquisição de matéria-prima, entre outras estratégias que também foquem na comunidade próxima.
2. Meio ambiente
O fator meio ambiente não é uma quando se trata de inovação sustentável. Aqui estão processos, métodos, metodologias, ações, práticas e qualquer outro que gere o menor impacto possível na natureza.
Isso pode vir por meio da redução da quantidade de recursos naturais utilizados na produção de tecnologias, a busca de fontes alternativas de energia, a redução da emissão de carbono, a reutilização de materiais, a redução da quantidade de matéria-prima, a busca por materiais ecologicamente corretos e mais sustentáveis, entre outros.
3. Economia
Para implementar uma inovação sustentável não podemos ignorar que a organização também precisa sentir esses impactos positivos. Sendo assim, um dos pilares é justamente a economia, pensando na viabilidade dessa inovação para a empresa.
Também pensamos naquilo que ela vai trazer em longo prazo. É algo que a empresa conseguirá sustentar? É economicamente viável para ela? O retorno que será obtido está condizente com os custos de desenvolvimento e implantação?
De nada adianta uma ideia ter um impacto positivo em relação à sustentabilidade se ela não é economicamente viável e poderá comprometer as operações da empresa. O ideal é que aconteça o contrário: que essa inovação favorece o orçamento, promova redução de custos para gerar economia.
Exemplos de tecnologia sustentável
A tecnologia sustentável é uma realidade muito mais próxima e palpável do que muitos imaginam. Existem vários exemplos que já são utilizados em larga escala e que geram ganhos significativos para as organizações.
A computação na nuvem é uma grande tendência que gera um impacto muito positivo. Isso porque permite armazenar uma grande quantidade de dados e informações sem a necessidade de gerar arquivos em papel.
A digitalização de documentos segue o mesmo princípio. Eliminamos os arquivos em papel para fazer a gestão desses documentos em meio digital. Isso pode ser atrelado à assinatura eletrônica. Assim é possível trabalhar com contratos inteligentes, também dentro de um meio digital.
Além de poupar papel, evitamos o envio de documentos físicos e minimizamos a emissão de carbono. Sem falar de toda a cadeia de produção do papel em si.
A energia renovável é mais um grande exemplo de tecnologia sustentável. Aqui temos o exemplo clássico da energia solar e da eólica, mas existem também as tecnologias que envolvem o uso de biomassa e biocombustíveis.
Existe, ainda, preocupação em lançar equipamentos com melhor desempenho e menor consumo de energia. O próprio hardware utilizado pode ser otimizado para termos uma implementação ainda mais eficiente da tecnologia sustentável.
Conseguiu perceber qual a importância da tecnologia sustentável para a sociedade, o meio ambiente e também a empresa? Com esses recursos, cuidamos do planeta e alcançamos ganhos expressivos para a própria organização, seja em função da redução de custo ou pela valorização da sua imagem no mercado.
Gostou de conhecer mais sobre tecnologia sustentável? Aproveite para fazer o download gratuito do nosso e-book sobre chatbots e voicebots, duas ferramentas para você implementar no seu negócio.