Você sabe quais são as etapas de uma análise de mercado?
Você, empreendedor, realiza análise de mercado? Não? Então, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de expandir o seu negócio.
Afinal, mais importante do que ter a informação em mãos é empregá-la da maneira adequada. Diante da realidade que vivemos, não resta dúvidas de que o conhecimento tem o poder de conduzir qualquer indivíduo ou organização a ir além do que muitos já foram.
Nesse contexto, podemos afirmar que a informação bem utilizada foi a peça-chave para a construção de grandes impérios. Logo, pequenas e médias empresas que almejam o sucesso, hoje, precisam entender a importância de tomar suas decisões e elaborar planos de ação baseados em dados relevantes.
Além de ser uma ferramenta fundamental para a elaboração de estratégias mais eficientes, a análise de mercado também permite que você tenha uma visão mais realista sobre a realidade da sua empresa e, sobretudo, tenha uma consciência mais clara do que acontece ao seu redor.
Tendo em vista a importância desse assunto, elaboramos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre a análise de mercado. Acompanhe.
O que é análise de mercado?
Não é difícil compreender o conceito da análise de mercado e, sobretudo, seu objetivo. Trata-se de um tipo de estudo que busca informações relevantes sobre tudo o que pode afetar seu negócio, seja de forma positiva ou negativa.
É uma maneira que a empresa tem de se manter relevante para seus clientes e antenada em relação às demandas do mercado. Uma organização que busca atualizar seu conhecimento em relação ao ramo no qual ela está inserida estará bem preparada para oscilações no consumo e nas preferências dos consumidores.
Para que serve a análise de mercado?
Com as informações sobre a sua empresa e o segmento que você atua em mãos, é possível analisar:
- o seu público;
- o posicionamento da sua marca e da concorrência;
- a reputação dos seus fornecedores;
- as expectativas sobre o mercado econômico e como pode afetar o desenvolvimento do seu negócio.
Dessa forma, o principal objetivo da análise de mercado é garantir que, por meio do estudo dos dados coletados, você esteja preparado não apenas para lidar com a realidade atual da empresa, mas para os diferentes cenários que podem surgir com o passar do tempo.
É por esse motivo que a análise de mercado é tão importante para as organizações que estão em ascensão, por exemplo. É por meio deles que elas terão um conhecimento aprofundado do segmento e os caminhos que podem ser explorados.
Isso não significa que as empresas veteranas não precisam dela: afinal, o mercado está sempre mudando. Uma organização com anos de atividade poderá entender mais sobre como se planejar para demandas sazonais (aquelas que são mais fortes em certas épocas do ano, como blusas de frio no inverno), por exemplo.
Quais são os tipos de análise de mercado?
Existem duas maneiras práticas de realizar a análise de mercado, cada uma com suas peculiaridades: a análise de gabinete e a pesquisa de mercado. Vamos conhecê-las.
Análise de gabinete
A análise de gabinete é um modelo em que a coleta de dados é feita de maneira mais ativa. Isso porque o trabalho pode ser feito internamente, por colaboradores dentro da própria empresa, sem a necessidade de correr atrás do público ou de agentes externas.
A análise de gabinete é um modelo mais amplo e genérico, já que os dados são coletados em apenas uma fonte e a o estudo do que foi observado é limitado pelas informações que são disponibilizadas pelas mídias.
Um exemplo: uma empresa quer entender o perfil de pessoas que compram um determinado produto. Como o trabalho será feito internamente, ela poderá conferir as contas nas redes sociais dessas pessoas. Isso é útil, mas será limitado pelos insights que seriam coletados em conversas mais aprofundadas.
Nesse sentido, realizar a análise de concorrentes específicos é muito difícil, uma vez que a quantidade de dados disponíveis na internet tende a ser mais rasa.
Isso não significa que a análise de gabinete não tenha seus benefícios. É possível pesquisar artigos, documentos oficiais, monitorar as redes sociais e muitas outras atividades para aumentar seu conhecimento de mercado.
Pesquisa de mercado
Já a pesquisa de mercado envolve justamente o oposto: com ela, a empresa vai atrás do cliente. Caso seja do interesso do negócio, ela também pode conversar com fornecedores, clientes em potencial (prospects) e outros parceiros de negócio.
Através dela, é possível entrar em contato com muitas pessoas que são de interesse da empresa: clientes, fornecedores e prospects. Essa pesquisa poderá incluir sobre os serviços esperados, as expectativas em relação à organização e insights sobre o mercado.
Assim, a pesquisa de mercado é uma maneira eficiente de conhecer as transformações do mercado e os desejos dos clientes, de modo que a empresa se mantenha atualizada em relação às tendências.
Ao entender a fundo as motivações e desejos dos agentes externos, cada empresa terá em mãos informações valiosas para otimizar seu negócio, lançar produtos inovadores e se tornar uma referência.
Quais são as etapas de uma boa análise de mercado?
Agora que você já compreendeu o conceito e o objetivo da análise de mercado, deve estar se perguntando como implementar essa metodologia na prática. Certo?
Então, para explicar melhor como inserir, de forma eficiente, esse estudo de mercado na rotina da empresa, listamos as principais etapas que você precisa seguir. Você verá que elas são válidas tanto para uma análise de gabinete como para uma pesquisa. Siga a leitura!
Entenda o tamanho do mercado
Para muitos empreendedores, calcular o tamanho do mercado em que atua pode parecer algo difícil demais de ser feito, não é mesmo? Mas ao contrário do que muitos imaginam, essa ação é totalmente possível e faz toda a diferença na execução dos passos seguintes.
Isso porque, por maior que seja o segmento em que você atua, existe um marco que determina até onde sua empresa pode chegar. Além disso, ao analisar o tamanho do mercado, é possível avaliar com mais clareza se existe (ou não) demanda para o seu produto ou serviço e, consequentemente, se vale a pena dar sequência ao projeto.
Tenha em mente que ao conhecer as limitações do segmento e os déficits que ele possui se torna mais fácil definir seus alvos e planejar suas ações. Para calcular o tamanho do mercado, existem diversas técnicas e métodos.
No entanto, há duas principais formas de fazer o cálculo:
- Top-down (de cima para baixo): utiliza como base para a geração dos dados as pesquisas de mercado e os relatórios publicados pelas organizações que atuam no segmento;
- Bottom-up (de baixo para cima): o gestor multiplica a quantidade de clientes pela receita média do setor. Geralmente, essas informações são disponibilizadas pelas empresas que divulgam o seu capital ou podem ser encontradas em agências de pesquisas.
Defina metas de negócios
Agora que você tem uma noção clara das condições favoráveis e desfavoráveis do seu segmento, chegou a hora de estabelecer as metas e os alvos que deseja acertar. Se você cumpriu o passo anterior, este será ainda mais fácil de concluir, pois você saberá exatamente o que precisa fazer e onde quer chegar.
É fato que a elaboração de metas é fundamental para a expansão do seu negócio, mas devemos deixar claro que a conquista do sucesso ocorre quando o gestor encara sua própria realidade e caminha de acordo com seus próprios passos. Sendo assim, no momento de estabelecer seus alvos, tenha o cuidado de definir metas que sejam alcançáveis, ok?
Identifique as tendências do mercado
Estar por dentro do que surge de novo no segmento em que atua é fundamental para se manter competitivo e manter sua empresa atualizada. Além do mais, saber quais serão as tendências para os próximos anos permite que você crie soluções inovadoras que tenham maiores chances de atrair e cativar o consumidor.
Todo esse preparo serve de munição para você elevar o patamar da sua empresa e se manter à frente dos concorrentes.
Analise os concorrentes
Saber o que seus concorrentes estão fazendo é essencial para a elaboração de seus projetos e a construção de novos planejamentos. Isso porque servem de parâmetro para você saber se está caminhando no mesmo ritmo, se está atrasado ou se lidera o segmento.
Ter essa noção ajuda você a entender:
- o que precisa ser melhorado;
- o que deve ser eliminado das suas estratégias;
- como melhorar suas estratégias de marketing de atração e fidelização;
- quais ações estão dando retorno e devem permanecer fazendo parte das suas estratégias.
Como mencionamos anteriormente, a análise de gabinete não é a melhor forma de fazer um estudo aprofundado dos seus clientes. Nesse caso, vale a pena combinar os dois tipos de estudo, uma vez que eles são complementares.
Uma pesquisa ajudará a empresa a entender os pontos fracos e fortes dos competidores, além de estudar lacunas de mercado que podem ser solucionadas com o lançamento de novos produtos ou a otimização daqueles que já existem.
Identifique o público certo
Mesmo que seja uma minoria, focar em um público específico aumenta suas chances de sucesso. Isso porque facilita a construção de um relacionamento mais próximo, uma vez que você passa a conhecer ele melhor.
Além disso, as características do público-alvo influenciam todos os elementos que fazem parte da sua estratégia de marketing, como a linguagem e abordagem, por exemplo. Por esse motivo, é fundamental identificar quem é o seu público-alvo.
Após todas essas informações, temos certeza de que você compreendeu a importância de investir em uma boa análise de mercado. Afinal, por meio desse recurso, você consegue ter uma visão mais clara do que acontece fora da empresa e, consequentemente, passa a tomar decisões internas com mais segurança e eficiência.
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