Assistente de voz: como essa tecnologia é usada para vendas
O uso do assistente de voz é uma prática cada vez mais comum, afinal, 91% dos brasileiros já utilizaram uma ferramenta como essas. Muitos, usam para obter informações comuns do dia a dia, como para consultar o clima.
Com a familiaridade das pessoas com esse tipo de tecnologia, as empresas podem aproveitar para criar mais oportunidades. É possível utilizar as tecnologias de reconhecimento de voz para potencializar as vendas.
Essa estratégia atende a um novo comportamento de consumo e faz com que muitas empresas saiam na frente dos concorrentes, oferecendo um diferencial para os consumidores. Você também pode fazer isso. Veja como usar o voice commerce para vender mais!
Qual é a relação entre assistente de voz e comércio?
Já se foi o tempo em que as pessoas saiam de suas casas para pesquisar preços de loja em loja. Com a popularização da internet e do comércio eletrônico, agora, 70% dos consumidores brasileiros começam a sua jornada de compra pesquisando preços em sites.
Mas esse hábito também está passando por mudanças, afinal, agora as pessoas não precisam nem mesmo digitar para procurar aquilo que desejam. O assistente de voz se tornou um grande aliado para isso também.
Quando uma pessoa deseja saber o preço de um determinado produto, ela simplesmente pergunta para o seu assistente. A ferramenta faz uma busca nos sites que utilizam o reconhecimento de voz e apresenta os melhores resultados.
Com isso, o comércio tem mais uma possibilidade para cativar os clientes. A implementação de uma tecnologia de reconhecimento de voz pode fazer com que as empresas estejam em vantagem, aparecendo também no resultado de buscas feitas pelo assistente de voz, não somente por digitação de palavras-chave.
Pode até parecer que isso é algo muito novo, mas na verdade as empresas já usufruem desta tecnologia há algum tempo. Para você ter uma ideia, em 2021, o comércio eletrônico com assistente de voz faturou US$4,6 bilhões.
É por isso que o seu negócio também pode ter grandes vantagens com essa tecnologia, aumentando de maneira significativa o número de vendas na internet.
O que é voice commerce?
Chamamos de voice commerce o conjunto de tecnologias que possibilitam fazer pesquisas e adquirir produtos ou serviços pela internet utilizando comandos de voz. Isso inclui os assistentes virtuais e ainda as ferramentas e recursos implementados nos sites para fazer o reconhecimento de voz e entregar o resultado de acordo com esse padrão de busca.
O assistente de voz facilita a jornada de compra do cliente em potencial. Isso porque garante muito mais acessibilidade e praticidade. A pessoa pode estar, por exemplo, assistindo à televisão enquanto cozinha ou lava a louça. Ao ver um produto do seu interesse em uma chamada publicitária, pode pedir para o assistente de voz pesquisar por aquele item sem precisar parar o que está fazendo.
Como funciona?
O sistema de funcionamento de voice commerce é bastante simples. A pessoa aciona a voice user interface e pede para o assistente de voz pesquisar por um determinado produto. Se já houver a intenção de fazer a compra, basta informar o desejo de adquirir o item específico.
Automaticamente, o assistente de voz direciona o usuário para os sites que oferecem o serviço de voice commerce. A própria ferramenta informa para as características do produto, e o sistema pode fazer o pedido para o cliente, inclusive auxiliando a informar o endereço e os dados de pagamento.
Assim, oferece uma experiência de compra completa, de modo que a pessoa não só pesquisa os itens do seu interesse, como também pode fazer comparações, conferir mais detalhes e informações sobre o produto e a loja e ainda fechar a sua compra sem nem mesmo encostar no celular ou no computador.
Como fazer vendas por assistente de voz?
Você viu que para oferecer o voice commerce em sua loja virtual é preciso que ela esteja preparada para isso. Logo, algumas adequações são necessárias para que o assistente de voz consiga encontrar o seu negócio online.
Antes de tudo, é preciso utilizar uma API (Application Programming Interface) que faça a comunicação com o assistente de voz e os demais softwares utilizados no voice commerce. O ideal é ter a ajuda de especialistas para que você utilize a tecnologia mais adequada para a sua loja.
Também é preciso fazer a otimização do conteúdo para que ele seja apresentado nas pesquisas de voz feitas pelos usuários. É muito importante caprichar no marketing criativo e usar uma linguagem mais natural, nesse caso, já que as pessoas vão falar aquilo que desejam encontrar.
Nas descrições, os textos precisam ser muito claros e objetivos. É interessante utilizar as palavras long tail (cauda longa), pois trazem expressões mais específicas e que estão mais próximas da forma como as pessoas costumam falar.
Fazer a otimização do conteúdo geral das suas páginas também é muito importante, já que o assistente de voz costuma dar prioridade para os conteúdos que aparecem nas posições mais altas do Google. Então, vale a pena correr atrás da posição zero (featured snippets).
Também vale habilitar no seu site a busca por voz interna. Assim os visitantes podem utilizar essa facilidade dentro da sua loja virtual, trazendo mais uma possibilidade para eles comprarem, ou para otimizar a sua estratégia de atendimento digital.
Você pode criar boas oportunidades explorando a tecnologia de reconhecimento de voz, o assistente de voz e toda a estrutura do voice commerce. Esse ainda é um diferencial, então, aproveite para disponibilizar essa facilidade para o seu público e tornar o seu negócio mais atrativo e inclusivo.
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