Aumente a produtividade em TI de sua empresa em 5 passos
A busca pela maior produtividade é constante em empresas de todos os setores. Afinal, com o crescimento da competitividade e a necessidade de fazer os recursos corporativos renderem cada vez mais, as equipes devem produzir mais e melhor para se destacar.
Nesse sentido, a produtividade em TI deve ser uma prioridade do seu negócio. Mas como fazer isso? Por meio de estratégias certeiras que vão trabalhar a motivação da equipe e deixar os colaboradores melhores preparados para darem conta das demandas diárias.
Afinal, antes de mais nada, é fundamental entender que produtividade não significa apenas produzir mais, mas também produzir com mais qualidade. Assim, a equipe consegue alcançar (e até mesmo superar) os resultados esperados em menos tempo.
Quer ficar por dentro do assunto e guiar sua equipe rumo ao aumento da produtividade em TI? Então, continue a leitura e conheça nossas 5 dicas! Vamos lá?
1. Defina metas a serem cumpridas pela equipe
A definição de metas a serem cumpridas pela equipe é uma medida clássica e ainda muito eficaz em fazer com que cada colaborador perceba a importância de seu próprio trabalho para o alcance dos objetivos da empresa.
Além disso, trabalhar em prol de uma meta torna a equipe mais focada, motivada e, consequentemente, mais produtiva.
Entretanto, para que a tática da definição de metas funcione e traga benefícios para a produtividade em TI, é fundamental que elas sejam realistas e possíveis de serem atingidas. Caso contrário, a estratégia terá apenas o efeito contrário de tornar sua equipe desmotivada por nunca alcançar os resultados esperados dela.
Para incentivar os colaboradores ainda mais, o alcance das metas pode ser atrelado a um benefício, como uma compensação financeira ou prêmio. Isso também cria um clima de competitividade amigável entre a equipe, fazendo com que todos se destaquem e se esforcem para conquistar os resultados esperados e, quem sabe, ser o vencedor.
2. Forneça feedbacks constantes
Feedbacks positivos mostram ao colaborador que ele está no caminho certo. Como resultado, ele não apenas manterá o bom trabalho, mas ativamente se dedicará ainda mais para continuar se destacando e merecendo seus elogios.
Portanto, sempre que um colaborador ou a equipe toda apresentarem ótimos resultados ou darem conta de uma demanda de maneira inovadora e particularmente efetiva, não poupe elogios! Quando alguém recebe feedback positivo, seus colegas ficarão motivados a seguir o bom exemplo, para que eles próprios recebam esse reconhecimento.
Por sua vez, feedbacks negativos também são muito importantes e benéficos quando apresentados com a postura correta. Eles não são reclamações diante de um erro ou trabalho problemático, mas uma forma de reorientar o colaborador e ajudá-lo a, da próxima vez, apresentar resultados melhores.
Dessa maneira, feedbacks negativos devem ser dados sempre individualmente. Não diga apenas no que o colaborador errou, mas também como ele pode agir para melhorar da próxima vez. A pessoa em questão se sentirá compreendida e respeitada enquanto profissional, e fará de tudo para se tornar merecedor de feedbacks positivos.
De qualquer forma, é importante que o colaborador receba o feedback o mais rápido possível após o trabalho em questão. Com isso, estará tudo fresquinho na cabeça de ambas as partes, tornando o processo de motivação muito mais eficiente.
3. Invista no treinamento dos colaboradores
O setor de TI, é claro, precisa estar constantemente atualizado e por dentro das últimas tecnologias, novidades e possibilidades da área. Entretanto, de pouco adianta você deter esses conhecidos se eles não alcançarem também sua equipe de trabalho.
Portanto, é importante que você invista em treinamentos regulares para manter os colaboradores por dentro das novas práticas e equipamentos da empresa. Assim, você se certifica de que todos saberão tirar proveito dessas tecnologias, tornando-os aptos a trabalhar com mais autonomia e, consequentemente, ser mais produtivos.
Além de workshops, oficinas e palestras sobre as possibilidades e novidades do mundo do TI, investir em cursos online ou presenciais, eventos e livros relacionados a sua área também traz novos conhecimentos importantes para sua equipe e, consequentemente, benefícios para a produtividade.
A produtividade é aumentada diante do investimento em treinamentos e outros cursos também pelo fato de que, diante desse esforço para capacitá-los, os colaboradores se sentirão reconhecidos enquanto profissionais. Você investiu neles de uma forma que eles levarão para sempre e, portanto, eles vão recompensá-lo com um excelente trabalho.
4. Implemente tecnologias que facilitem os serviços de TI
No dia a dia das empresas de TI, surgem diversas demandas burocráticas que, apesar de serem simples, demandam um tempo precioso do seu time. Assim, enquanto os colaboradores se dedicam a tarefas importantes, mas que poderiam ser facilitadas pelos equipamentos corretos, eles deixam de trabalhar nas tarefas em que são essenciais.
Ou seja, a produtividade da equipe diminui por conta desses serviços burocráticos que, atualmente, já não precisam exigir tanto tempo assim. Um dos melhores exemplos são as tecnologias de telefonia.
Equipamentos modernos de comunicação possibilitam um diálogo fluido e instantâneo para a equipe, que passará a gastar muito menos tempo e a resolver qualquer situação mais rapidamente, apenas usando o próprio telefone. Além disso, os mais modernos equipamentos são muito mais simples de serem gerenciados pela equipe, o que também facilita o trabalho.
Um software de gestão também será uma grande ajuda. Com ele, você poderá ter, de qualquer lugar, uma ideia em tempo real sobre a realização de cada tarefa, os resultados anteriores da equipe, as metas futuras, situação dos equipamentos, contas a pagar e a receber etc. Com tudo reunido em um só lugar, o trabalho e a possibilidade de erros diminuem.
5. Conheça sua equipe
Por mais que diferentes integrantes da sua equipe de TI tenham formações e cargos similares, cada um é um indivíduo com suas próprias aspirações, talentos e habilidades.
Tire proveito disso! Saiba delegar tarefas de acordo com o perfil de cada um. Dessa maneira, você aproveita ao máximo o potencial e o talento de cada colaborador, permitindo que eles os coloquem em prática e, assim, os desenvolvam.
Essa medida também faz com que cada colaborador perceba que tem um lugar na equipe. Diante dessa impressão, todos vão querer demonstrar suas habilidades e vê-las reconhecidas por você. Com cada um utilizando suas forças, os benefícios para a produtividade e para a qualidade do trabalho em equipe são enormes.
Pronto para aplicar nossas dicas de produtividade em TI na sua equipe e, ao lado dela, conquistar resultados cada vez melhores para a empresa? Então, siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Google+ e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!