Saiba a importância de ter um bom serviço de telefonia em sua empresa
Gestão de Empresas Telefonia

Saiba a importância de ter um bom serviço de telefonia em sua empresa

Escrito por Leucotron

Cada vez mais a forma de se fazer negócios está baseada em um relacionamento ágil e eficiente com a sua base de clientes. E isso vale para empresas de qualquer porte. A boa notícia é que a tecnologia atual permite que a sua empresa se mantenha sempre próxima dos seus públicos consumidores. E, neste contexto, o serviço de telefonia segue sendo um dos canais de contato mais importantes para as organizações.

Sua empresa pode até estar totalmente inserida no contexto digital, estar presente nas redes sociais, investir em chatbots e outras tecnologias. Mas se você não tem uma boa solução para o seu atendimento telefônico, pode ter certeza que está perdendo negócios importantes a cada segundo.

Pode parecer anacrônico falar sobre telefonia nos dias de hoje, mas acredite, muitas empresas não confiam na eficiência deste meio de comunicação. Por isso, vamos mostrar como é importante que você invista em um serviço de atendimento telefônico de qualidade. Além de ajudar na geração de negócios, você ainda pode reduzir custos e aumentar a eficiência da sua empresa, principalmente por meio das novas tecnologias agregadas ao serviço.

Agilidade e eficiência

Nem sempre a comunicação face a face é possível. Aliás, nos dias de hoje, dificilmente alguém consegue se deslocar até a sede de uma empresa para buscar qualquer tipo de atendimento.

Por outro lado, o atendimento realizado via redes sociais também não é, ainda, 100% satisfatório. Isso porque, por meio dos chats ou outras mídias do tipo, nem sempre é possível a obtenção de uma resposta imediata por parte do atendente. E, justamente por isso, muitos clientes não se satisfazem com esta solução.

O telefone ainda é o canal que apresenta o melhor índice de agilidade e eficiência. É ágil, pois permite que o cliente se comunique com a sua empresa a qualquer momento, de qualquer lugar e para resolver a maior parte de suas demandas. E não há a dependência de um sinal de internet, por exemplo.

E o atendimento se torna eficiente, pois é possível argumentar com o atendente que está do outro lado da linha, explicando o problema e buscando uma solução que seja imediata. Em geral, a troca de informações por telefone não difere muito daquela feita pessoalmente, já que possui a mesma instantaneidade na interação entre os dois participantes da conversa.

Redução de custos

Um bom sistema de telefonia não atua somente na agilidade e eficiência dos atendimentos prestados pela sua empresa. A tecnologia permite que você economize recursos, sem perder a qualidade nos serviços.

O telefone, desde a sua invenção, tem a função básica de reduzir a distância entre as pessoas. Se a sua organização é de médio ou pequeno porte, deve possuir mais de 50 funcionários pelo menos, não é mesmo?

Imagine se essas pessoas precisassem se deslocar pela sede, a cada vez que fosse necessário estabelecer contato. O telefone faz com que a comunicação flua com mais rapidez internamente, tornando o trabalho da sua equipe mais produtivo.

Além disso, voltando para o atendimento ao cliente, o telefone é uma maneira mais barata de atender. Se você adotar uma central de atendimento, por exemplo, poderá economizar eliminando pontos físicos para solucionar as demandas dos seus clientes, o que representará um melhor índice de lucratividade para a sua empresa.

Em relação às demais tecnologias de atendimento, o telefone apresenta a grande vantagem de possuir um custo de manutenção mais baixo. Não é necessário realizar uma atualização constante de softwares e a tecnologia envolvida neste modelo de atendimento é menos complexa, o que faz com que os técnicos invistam menos tempo na solução dos problemas.

Com isso, o telefone, além do menor custo, tem também maior disponibilidade de funcionamento.

Credibilidade na imagem corporativa

Em plena era do celular e das redes sociais, o telefone ainda representa um instrumento importante de contato, na visão dos clientes. Existem pesquisas que comprovam que empresas que possuem um número fixo para contato têm maior credibilidade junto ao público.

Esse fenômeno se explica pela segurança que um telefone pode transmitir. Em uma era com tantos relacionamentos virtuais, o cliente precisa enxergar na sua empresa um porto seguro, caso ele tenha algum problema para resolver. E um número de telefone fixo atesta a existência física da organização.

Traduzindo: ao perceber que a sua empresa possui um sistema de telefonia fixa, o cliente se sente mais à vontade para fazer negócios com você, pois sabe que terá alguém para solucionar suas dúvidas e sanar eventuais problemas.

Novas tecnologias

Embora seja um dos canais de atendimento mais antigos e tradicionais do mundo, a telefonia também experimentou grandes evoluções nos últimos anos. De fato, a tecnologia deu ao telefone fixo um novo patamar dentro das empresas, tornando-o um verdadeiro instrumento de negócio.

Veja algumas tendências:

PABX

O PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou Troca Automática de Ramais Privados) é uma verdadeira central telefônica, responsável por interligar todos os aparelhos da empresa, por meio de um sistema de ramais. Permite que a comunicação entre os funcionários seja feita sem que haja a utilização da operadora, o que economiza recursos e agiliza os contatos.

Os sistemas de PABX modernos possibilitam a conexão de quantos ramais forem necessários, permitem que se programe números previamente e pode-se fazer o bloqueio de determinadas chamadas, além de inúmeras outras funcionalidades.

Gravação de dados

Trata-se de um sistema que permite gravar todas as ligações realizadas interna e externamente na empresa. Além de trazer mais segurança aos contatos, permite que a empresa tenha um armazenamento completo dos dados que circulam pelas linhas telefônicas.

VoIP

O sistema VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet) utiliza os recursos da web no sistema de telefonia, proporcionando uma integração completa da comunicação na empresa. Por meio deste sistema, os ramais podem ser acionados diretamente de computadores, notebooks ou de quaisquer outros aparelhos com conexão à internet.

Trata-se de um sistema ideal para a realização de conferências e chamadas em vídeo, por exemplo. Funciona de maneira integrada ao PABX.

Se você ainda não tem um serviço de telefonia, ou acha que a sua está defasada em relação aos concorrentes, entre em contato com a gente. Temos todo o tipo de soluções em tecnologia para atender a demanda da sua empresa!

 

Sobre o autor

Leucotron

1 comentário

Deixar comentário.

Share This