Conheça as principais vantagens do PABX híbrido
Telefonia

Conheça as principais vantagens do PABX híbrido

Escrito por Leucotron

Você sabia que o PABX híbrido pode ser uma excelente alternativa para a comunicação e o relacionamento estratégico do seu negócio?

A comunicação é uma das áreas mais importantes para a atividade das empresas junto a seus colaboradores, clientes e concorrentes, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. As mensagens precisam circular de forma clara e rápida, com segurança na transmissão e arquivamento dos dados, sendo que a tecnologia da informação tem papel fundamental nesse processo.

Entre as soluções de telefonia desenvolvidas ao longo dos anos, as centrais de PABX possibilitam mais agilidade e economia no dia a dia organizacional.

O desafio para as empresas que querem otimizar o seu desempenho no mercado por meio das tecnologias é conhecer bem a sua própria demanda para, assim, escolher, dentre as diferentes plataformas, aquela que melhor atenderá às suas necessidades.

Continue a leitura para conhecer os tipos de PABX e entender as vantagens oferecidas pelo PABX híbrido. Confira e esclareça suas dúvidas!

O que é PABX e como ele funciona?

A sigla PABX vem do termo em inglês “Private Automatic Branch Exchange” que significa “Troca Automática de Ramais Privados”.

Sendo assim, o próprio nome traduz o que é a plataforma PABX: um sistema que centraliza e distribui as ligações telefônicas por meio de diferentes ramais. Ele permite a realização de ligações telefônicas internas ou externas de maneira simultânea, facilitando a comunicação organizacional.

Nas empresas, o PABX funciona como uma central telefônica que recebe as ligações e as distribui entre ramais internos ou externos, distribuídos entre os colaboradores ou setores.

Com o passar dos anos, a realidade da comunicação organizacional e a dinâmica do mercado exigiram o aprimoramento do sistema PABX, promovendo a criação de diferentes tipos de plataforma, com novas funcionalidades.

Quais são os tipos de PABX?

Analógico

O PABX analógico é o modelo pioneiro, que consiste em uma central telefônica projetada para receber e distribuir as ligações por meio de ramais internos e externos.

Apesar da simplicidade de recursos, o PABX Analógico tem um custo de implantação mais elevado. Por isso, é preciso avaliar bem as necessidades da empresa e considerar as características dos demais tipos de plataforma.

Digital

Esse sistema digitaliza o sinal analógico, transmitindo os dados de forma mais rápida e clara, o que melhora consideravelmente a qualidade das ligações.

O PABX digital oferece mais recursos que o analógico e está apto para conectar-se às linhas telefônicas digitais, permitindo a portabilidade das ligações para telefones celulares.

VoIP

Essa plataforma tem uma interface simples, sendo o uso da internet o seu grande diferencial. A sigla VoIP vem de “voz sobre IP”.

Como funciona de maneira online, conectado à internet, o VoIP possibilita o uso de ramais virtuais em aparelhos como smartphones, tablets ou computadores.

O VoIP não deve ser confundido com o sistema de telefonia IP. Embora funcionem de maneira similar, por meio da internet, cada um tem um equipamento diferente para a transmissão de dados.

O PABX do tipo VoIP funciona por meio de um software. Já o sistema IP utiliza um aparelho específico que é conectado à rede de computadores da empresa.

Agora imagine uma plataforma que integre as funcionalidades de todas as demais. Seria altamente vantajoso, certo? Pois essa é a proposta do PABX híbrido, que você conhecerá agora.

Híbrido

A base do PABX híbrido é junção das três tecnologias de telefonia: analógica, digital e VoIP.

O seu funcionamento se dá por meio de módulos que recebem as placas e os troncos de comunicação, para conexão entre os ramais analógicos ou com as operadoras de telefonia respectivamente.

Dessa forma, ele calcula a rota mais curta para as chamadas, tornando o gerenciamento das ligações e a transmissão dos dados mais eficaz, seja no formato de voz ou vídeo.

Com isso, as empresas podem contar com a simplicidade dos ramais analógicos sem abrir mão dos avanços proporcionados pelo sistema digital e pelo uso da internet na telefonia.

O PABX híbrido permite que os negócios mantenham os números dos colaboradores mesmo que eles mudem de departamento ou estejam fora do escritório, facilitando o acesso às pessoas e às informações.

Tudo isso otimiza a rotina organizacional no que diz respeito ao trabalho dos funcionários e ao relacionamento da empresa como clientes, fornecedores e demais públicos estratégicos. A organização ganha em produtividade e competitividade, diferenciando-se de forma positiva no mercado.

Tantos são os benefícios proporcionados pelo PABX híbrido que vale a pena analisar mais de perto as principais vantagens oferecidas por esse sistema às empresas, especialmente aquelas de médio e grande porte.

Que vantagens o PABX híbrido oferece?

Alta performance

Por integrar as diversas soluções em tecnologia da informação, o PABX híbrido apresenta um elevado padrão de funcionamento.

A alta performance é percebida tanto na facilidade de operação das ferramentas quanto na agilidade como os processos são realizados, seja dentro do escritório ou de forma remota.

Interligação entre matriz e filiais

O PABX híbrido otimiza a comunicação entre os próprios colaboradores ou com o público externo por permitir as ligações entre escritórios remotos, sejam eles temporários ou definitivos.

Basta que as filiais estejam integradas à matriz por meio de uma das plataformas IP utilizadas pelo sistema, sem qualquer custo adicional para as chamadas.

Redução de custos

A economia de recursos em longo prazo é o maior benefício promovido pela plataforma de telefonia híbrida. Trata-se de uma tecnologia com ótimo retorno de investimento.

Entre os fatores que permitem a redução de custos, estão a eliminação das tarifas para ligações de longa distância, o funcionamento dos telefones celulares como ramais internos e o alto nível dos equipamentos utilizados para dar vida ao sistema híbrido.

Chegando ao final do nosso artigo, fica claro que cada tipo de PABX tem características específicas quanto à forma de tecnologia aplicada e aos recursos de comunicação disponíveis.

Sendo assim, a maior vantagem do PABX híbrido é a integração entre as diversas tecnologias de comunicação disponíveis, fazendo com que seja possível aproveitar a estrutura já existente na empresa aliada à funcionalidade dos telefones analógicos, digitais ou IP.

A partir de então, é possível reduzir gastos com telefonia e aproveitar as vantagens oferecidas pelas operadoras para cada tipo de chamada (local, interurbana ou internacional).

Independentemente do tipo de plataforma, todas elas permitem maior economia e agilidade nas operações telefônicas, ampliando as possibilidades de interação entre as empresas e os seus públicos.

Cabe aos gestores avaliar bem todas as demandas da empresa para, assim, promover o uso qualificado da tecnologia da informação, permitindo que a comunicação organizacional aconteça de forma eficiente e ágil.

Quer saber mais sobre o PABX híbrido e os demais tipos de PABX e entender como cada plataforma pode otimizar o desempenho da sua empresa? Baixe o e-book que reúne tudo que você precisa saber sobre essa tecnologia e esclareça as suas dúvidas agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This