Veja o que fazer para encontrar fornecedores parceiros de telefonia
Gestão de Empresas Telefonia

Veja o que fazer para encontrar fornecedores parceiros de telefonia

Escrito por Leucotron

Investir em tecnologia e em soluções adequadas para executar tarefas com o máximo de eficácia e performance é indispensável para a expansão e continuidade do seu negócio. Os fornecedores de telefonia são os responsáveis por garantir que isso seja possível e, ainda, que isso impacte de forma positiva os resultados da empresa.

Nesse caso, é ainda mais importante encontrar os melhores planos e opções. Isso vai garantir não apenas maior modernização e agilidade, mas também uma atuação mais estratégica da sua marca frente a concorrência, gerando um diferencial competitivo.

Em um mercado repleto de opções, você sabe o que é preciso fazer para encontrar os fornecedores de telefonia ideais para as suas necessidades? A seguir, veja como proceder.

Alinhe a procura aos objetivos de negócio

Para que os fornecedores de telefonia se tornem verdadeiros parceiros, especialmente no campo da tecnologia, é imprescindível que haja um alinhamento entre a contratação dos serviços e os objetivos organizacionais.

Na prática, isso significa que, se a sua empresa deseja aumentar a lucratividade ou a produtividade da equipe, é preciso que o time de suporte do parceiro seja proativo e que a solução adotada em telefonia acrescente, de fato, recursos para que os colaboradores possam produzir mais e melhor, além de reduzir gastos.

Porém, se a questão principal consiste no nível de qualidade do serviço oferecido, apostar em soluções mais específicas para o seu ramo de atividade pode ser o ponto mais relevante.

Esse alinhamento garantirá que o fornecimento de telefonia ocorra de maneira altamente estratégica e orientada para resultados.

Dessa forma, o empreendimento não vai simplesmente contratar uma fornecedora, mas contará com um importante parceiro de negócios para ajudar a conquistar os seus objetivos organizacionais e metas em curto, médio e longo prazo.

Entenda a estrutura atual da empresa

Antes de pensar em inovação e novidades, é fundamental compreender o que já faz parte da estrutura atual do empreendimento. No campo de telefonia, a sua principal atenção deverá ser quanto à questão da tecnologia atualmente empregada.

Imagine, por exemplo, que o seu empreendimento deseja utilizar a telefonia digital como uma forma de conquistar mais riqueza e performance em termo de funcionalidades. Porém, se não existem soluções relacionadas a essa demanda, como centrais de PABX, essa aplicação se torna mais complexa.

Torna-se necessário, então, ir em busca de uma parceira capaz de oferecer esse tipo de solução e a infraestrutura necessária com um custo viável.

Outra situação parecida é quando o empreendimento já utiliza a telefonia digital com relativo sucesso, mas deseja expandir a sua atuação para novas filiais. O parceiro, portanto, precisará oferecer opções como softwares e ferramentas específicas, para ofertar o serviço e incrementar a lucratividade.

Faça uma pesquisa de mercado

Encontrar fornecedores de telefonia satisfatórios se torna uma tarefa mais simples com auxílio de uma boa pesquisa de mercado. Ela consiste em fazer um levantamento de todas as operadoras disponíveis e que têm potencial para atender à demanda do seu negócio.

No caso de parceiros de telefonia é importante compreender, por exemplo, que tipo de plano é necessário, a inovação que será empregada, seu custo e os resultados esperados. Também é necessário pensar se o fornecedor precisa ser local ou não.

Então, são feitas as cotações de preço ao solicitar orçamentos diversos. A intenção principal dessa ação é fazer um levantamento de preços e, principalmente, das condições de fornecimento.

O uso dessa estratégia é relevante porque é possível fazer uma comparação mais abrangente. Assim, é possível encontrar a melhor opção, de acordo com a necessidade do seu empreendimento.

Pense na flexibilidade oferecida

Tão importante quanto os itens já mencionados é a flexibilidade que uma parceria é capaz de ofertar ao cliente corporativo. Não adianta ter fornecedores de telefonia com diversas soluções se nenhuma delas se molda ao que seu empreendimento precisa ou se não são entregues da maneira desejada.

Para um parceiro de telefonia, isso é ainda mais relevante, já que cada empreendimento tem suas particularidades quanto ao uso desse recurso.

Uma indústria, por exemplo, não tem a mesma necessidade no campo de telefonia e telecomunicações de uma que está em contato direto com os consumidores, como o Call Center. Tudo isso deve ser levado em consideração antes de se fazer a escolha.

Conheça a opinião de outros clientes

Conhecer a experiência de outros clientes é uma forma de conseguir uma segurança a mais na hora da contratação. Afinal, quanto mais positiva for a visão das pessoas em relação a uma determinada empresa, maiores serão as chances de que o fornecimento ocorra em níveis satisfatórios.

Portanto, busque informações sobre quem já contratou os serviços da operadora que mais lhe interessou. Pesquise nas redes sociais e em outros sites e, se julgar relevante, entre em contato com antigos e atuais clientes.

Verifique como é a qualidade, o atendimento às expectativas e às necessidades de cada um deles e se a experiência foi ou não satisfatória. Acredite, fazer essa busca pode lhe evitar grandes dores de cabeça no futuro.

Determine os níveis de serviço para os fornecedores parceiros

Especialmente quando o assunto é a telefonia, os níveis de serviço são indispensáveis. Eles vão especificar como deve acontecer o funcionamento das soluções contratadas, de modo que haja o maior impacto positivo possível para a contratante.

É o caso, por exemplo, de buscar um software que seja capaz de atender às exigências mais importantes para o empreendimento ou de uma solução PABX estável e adequada. Essa escolha é crucial para atingir os objetivos da corporação, por isso, ela jamais deve ser ignorada.

Geralmente, esses pormenores são estabelecidos de forma detalhada em contrato, mas não há uma regra fixa para o que deve ser acordado entre as partes. Portanto, seja bem criterioso na hora de fazer o documento.

Avalie o suporte oferecido

Se você está em busca de fornecedores de telefonia, o ideal é que eles estejam lá sempre que você precisar. Nesse setor, isso se manifesta por meio do suporte que é oferecido após a contratação.

Não adianta adquirir centrais de PABX se você não recebe auxílio quando algo não funciona como deveria. Da mesma forma, não é tão interessante contratar um software se a operadora não ajuda na sua implementação ou não fica à disposição para tirar as suas dúvidas sobre o assunto.

Algumas empresas de telefonia oferecem um suporte com monitoramento que detecta problemas no cliente de forma proativa. Então, se a contratante tiver um Call Center ou for um e-commerce, cujas linhas não podem ficar sobrecarregadas ou sem funcionamento, esta solução pode vir bem a calhar, pois se trata de um ponto crítico para o negócio.

É fundamental que o suporte seja capaz de colaborar para o máximo aproveitamento da solução. Ele também precisa ser consistente e disponível, de modo que se possa operar com segurança e confiabilidade.

Trabalhe a sua relação com os fornecedores de telefonia

O relacionamento com esses importantes parceiros comerciais deve ser trabalhado da melhor forma possível, para que contratante e contratada fiquem sempre satisfeitos.

Do contrário, todo o processo pode ser comprometido. Por isso, separamos algumas dicas para lidar com esse público tão importante para a execução e continuidade das suas atividades. Confira!

Fique atento às condições estabelecidas com a fornecedora

Antes de formalizar a parceria e assinar o contrato, é importante ficar atento com relação às condições de prazo, pagamentos e os serviços por ela oferecidos.

Lembre-se que, caso a empresa não cumpra as suas obrigações, o seu empreendimento é quem vai pagar o preço.

Quanto maior for a sua dependência do sistema de telefonia, mais alto pode ser o seu prejuízo. Por isso, fique atento e evite problemas futuros.

Tenha em mente que preço baixo nem sempre é a melhor escolha

Sim, preço é importante. Mas nem sempre mais barato quer dizer melhor. Afinal, existem no mercado várias fornecedoras de telefonia que tem excelentes ofertas, mas com sistemas deficientes.

Independentemente do seu nicho ou segmento de mercado, isso pode representar grandes problemas futuros, pois a comunicação interna fica prejudicada e com os seus clientes ainda mais, afetando negativamente a imagem da sua marca no mercado.

Justamente por isso, invista em fornecedoras de telefonia que aliem preço a um bom padrão na prestação de serviços. Você não vai querer ver o barato saindo caro para a credibilidade do seu negócio, não é mesmo?

Trabalhe com mais de um fornecedor

Isso mesmo. Um cenário cada vez mais comum no mercado é investir em vários fornecedores de telefonia, para contar com tecnologias diferentes e testar a confiabilidade delas para cada departamento da sua empresa.

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre isso representa custos mais altos. Desde que bem gerenciado, esse mix de parceiras pode oferecer uma enorme gama de funcionalidades para o empreendimento, extraindo o máximo de agilidade e produtividade.

Além disso, caso alguma delas não cumpra com o que foi estabelecido, a outra pode suprir essa demanda. Assim, você consegue ver quem realmente cumpre o que foi acordado em contrato e pode, no futuro, ficar com uma única contratada, que ofereça o melhor pacote de acordo com o que você precisa.

Escolha uma empresa que trabalhe em conjunto com o seu negócio

Para que o relacionamento entre o seu empreendimento e as fornecedoras de telefonia seja saudável, o ideal é optar por organizações com missão e valores parecidos com os seus. Afinal, se você cresce, a fornecedora também colhe os frutos.

Alguns empresários não levam essa questão com a seriedade necessária, mas ela é ideal para que contratante e contratada falem a mesma língua e consigam se entender da melhor forma possível.

Isso torna a parceria mais forte e sólida e aumenta a flexibilidade nos acordos comerciais. Ou seja, se você pretende expandir as suas atividades, por exemplo, é possível conversar e conseguir melhores preços, prazos e condições de pagamento.

Reconheça o papel da fornecedora

Normalmente, os empreendedores têm o seu foco voltado apenas para o cliente e não para o fornecedor. Mas é importante valorizar a parceria. Quanto melhor o relacionamento, mais longo ele tende a ser.

Por isso, é importante investir em reuniões periódicas, revisão dos contratos de tempos em tempos, para que as condições sejam interessantes para ambas as partes.

Dessa forma, a fornecedora mantém a prestação de bons serviços para a sua marca e você, por outro lado, fica tranquilo quanto à confiança na empresa escolhida e na sua credibilidade.

Seja um bom cliente

Vários gestores e empreendedores reclamam de seus fornecedores de telefonia. No entanto, são clientes corporativos que deixam a desejar: não pagam as faturas em dia, não sentam para negociar contratos e passam o tempo todo reclamando.

Com esse comportamento, seu empreendimento terá problemas com todo e qualquer parceiro comercial, independentemente da natureza da relação.

Por isso, evite esse tipo de coisa. Afinal, ao iniciar uma relação comercial, o fornecedor também tem expectativas com relação a você. Então, procure estimular uma boa interação, de forma que a comunicação seja fortalecida a cada dia.

Problemas podem ocorrer. Em tempos de crise e instabilidade econômica, você pode ter problemas financeiros. Mas, se tem uma boa sinergia com o seu fornecedor de telefonia, fazer uma renegociação ou migrar para um plano mais barato são soluções passíveis. Afinal, tudo pode ser conversado.

Se esse não é o caso, seja sempre pontual em relação aos pagamentos. Isso é uma forma de demonstrar que é um bom cliente. Além disso, caso precise de suporte técnico e esteja em dia com a companhia, resolver qualquer problema se torna mais simples e prático.

Ao colocar essas dicas em prática você verá como a interação com os fornecedores de telefonia será bem melhor e mais fluida, construindo uma sólida parceria em que todos saem ganhando, pois se trata de uma via de mão dupla.

O encontro de bons fornecedores de telefonia é possível ao cruzar as expectativas do negócio com os serviços oferecidos pelas empresas do ramo. Assim, é possível contar com o auxílio de uma parceria comercial que vai ajudar a sua organização a crescer e se desenvolver cada vez mais.

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Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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