chatbot no telegram

Quais as vantagens e como criar um chatbot no Telegram?

O Telegram tem sido visto como mais eficiente no uso para o marketing das empresas do que outros aplicativos de mensagens, como seu concorrente mais famoso, o WhatsApp. O motivo para isso são algumas funcionalidades adicionais que ele oferece, mesmo de forma gratuita e que, se forem bem aproveitadas, podem oferecer grandes vantagens ao seu negócio.

Uma delas é o uso de chatbot no Telegram. Com esse atendimento automatizado, você ampliará os canais de comunicação do seu público, além de oferecer respostas rapidamente. Tudo isso, claro, traz mais satisfação ao cliente, principalmente, porque sua empresa vai atendê-lo 24 horas por dia, sete dias na semana.

Vamos entender melhor as vantagens de usar chatbot no Telegram e como fazer isso. Acompanhe!

Quais os benefícios de usar o chatbot no Telegram?

Para começar, vale dizer que a automatização de respostas no aplicativo de mensagens deve ser encarada como uma das formas de comunicação com os seus clientes, ou seja, ela deve ser alinhada às demais estratégias de relacionamento com a empresa. Dito isso, saiba que o Telegram é o app de mensagens que mais cresce no Brasil, segundo dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Mais da metade (60%) dos brasileiros que têm smartphones contam com esse mensageiro instalado, então, não devemos desprezar essa ferramenta. Mais do que isso, há funções que trazem diferenciais em seu uso, tanto na criação de bots quanto em outras opções de relacionamento com as pessoas, o que o coloca à frente do WhatsApp nesse quesito.

Com o chatbot no Telegram, é possível aceitar pagamentos dos clientes, enviar notificações e novidades sobre sua empresa, criar alertas e outros serviços customizados e até construir jogos. A integração com outras plataformas é outra vantagem oferecida pelo aplicativo de mensagens.

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O que é preciso para criar um chatbot no Telegram?

Sua empresa pode usar o chatbot no aplicativo para responder e gerenciar as reclamações dos clientes, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e oferecer suporte ao consumidor. Tudo isso, por meio de mensagens criadas previamente e enviadas automaticamente, a partir do contato do usuário, de acordo com a necessidade dele.

O passo a passo para criação do seu chatbot no Telegram é bastante simples. Primeiro, claro, é preciso criar a conta da sua empresa no aplicativo. Depois, você será encaminhado a uma conversa com o bot do próprio Telegram, nomeado @botfather.

Em seguida, ao clicar em iniciar, você deve optar pelo comando newbot e escolher o nome que dará ao seu chatbot (pode ser o nome da empresa ou algum personagem que represente a marca). Faça as configurações gerais e comece a usar.

Algo muito interessante nessa ferramenta é a possibilidade de integração com outros aplicativos, com o site da empresa e até com a sua plataforma omnichannel. Com isso, fica mais fácil monitorar e gerenciar o relacionamento com o público, além de obter os dados necessários para tomadas de decisão gestão da carteira.

O uso do chatbot no Telegram é mais uma ferramenta para otimizar as suas estratégias de atendimento ao cliente. Não deixe de marcar presença no aplicativo de mensagens que mais cresce no Brasil, que ainda oferece vantagens em relação ao WhatsApp, por exemplo.

Gostou da ideia de integrar o chatbot do Telegram a uma plataforma omnichannel? Entre em contato conosco!

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