chatbot para whatsapp

O que é e como funciona o chatbot para WhatsApp?

Os aplicativos de mensagens permitem uma comunicação mais próxima e pessoal entre a empresa e o cliente. Eles também são úteis para fornecer suporte após a venda, enviar lembretes sobre produtos e ofertas especiais, bem como obter feedback. Alguns disponibilizam recursos bastante avançados, como no caso do chatbot para WhatsApp.

Neste artigo, vamos explorar questões que envolvem a criação de ferramentas de atendimento nessa plataforma. Não se preocupe se você não compreender muito bem sobre programação. Aqui, vamos mostrar os detalhes do chatbot no WhatsApp, mas sem envolver o caráter mais técnico da aplicação desses recursos.

Você vai conferir tudo e de uma maneira bem simples, para favorecer a rápida absorção do tema.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um software de conversação, com diferentes tipos e abordagens possíveis. A ferramenta pode interpretar as mensagens de texto ou áudio do usuário e responder adequadamente. Também consegue realizar ações com base na interpretação das mensagens, como oferecer ajuda na hora de comprar um produto ou reservar uma mesa em seu restaurante preferido.

Pode ser programado para tarefas simples e específicas ou ter um sistema mais complexo e dinâmico em suas construções, como aqueles que usam sistemas de Machine Learning e Big Data para realizar o melhor atendimento — alguns deles, mais avançados, são capazes de, até mesmo, reconhecer as atuais emoções de quem entra em contato!

Onde posso encontrar o chatbot do WhatsApp?

O chatbot pode ser usado por meio da plataforma do próprio WhatsApp, uma interface conhecida na programação por API. É a sigla para “Application Programming Interface” (ou “Interface de Programação de Aplicações”, em português).

É um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software. Dessa maneira, outras aplicações poder utilizar as funcionalidades da aplicação, sem precisar conhecer os detalhes da implementação. A API do WhatsApp permite que os desenvolvedores acessem e integrem a funcionalidade do WhatsApp com outros aplicativos, resumindo.

Os principais recursos da API do WhatsApp Business incluem enviar e receber mensagens, criar e gerenciar grupos e fornecer suporte ao cliente. 

Embora alguns poucos de nós saibam disso, é possível criarmos um bot de atendimento para o aplicativo por meio dessa mesma API. Com inúmeras funções, a API do WhatsApp apresenta utilitários incríveis para a conversação e o gerenciamento de problemas com consumidores. Veremos como isso acontece mais adiante.

Algumas empresas notáveis que usam a API do WhatsApp Business em seu cotidiano, estão: Facebook, Slack, AccuWeather, entre outros.

Como eu posso usar essa funcionalidade no WhatsApp da minha empresa?

Os chatbots são vistos, atualmente, como uma alternativa para melhorar a experiência dos clientes, no momento em que a interação com a marca é realizado. Tanto para novas aquisições e solução de problemas com a marca, quanto para o atendimento realizado por meio eletrônico, tem diversas vantagens em relação ao modelo convencional.

Tudo que você deve saber sobre agricultura digital em um só lugar!

Neste tópico, vamos contar para você quais são os processos necessários para que nossa empresa possa usufruir de um chatbot funcional e simples com a implementação da API do WhatsApp Business, confira!

Solicitação da API WhatsApp Business

Antes de qualquer coisa, precisamos de acesso para a interface. Para fazer uma solicitação para uso da API WhatsApp Business, devemos, primeiro, criar um aplicativo para o WhatsApp e obter uma chave de API para nossa utilização.

Para usarmos o chatbot, precisamos, a cada requisição, enviar uma solicitação para a API usando sua chave que nos foi fornecida. Essas são, em sua maior parte, tarefas que demandam conhecimento técnico prévio das ferramentas de desenvolvimento e linguagens de programação que serão utilizadas durante todo o processo.

Falaremos mais sobre como se livrar desses impedimentos na próxima ao final do material.

Construção dos diálogos do seu chatbot e configuração da sua aplicação 

Aqui é o lugar onde devemos nos concentrar na utilidade do nosso chatbot. Isso porque será neste estágio que serão definidas as mensagens que o chatbot deverá emitir para cada começo de diálogo.

Às vezes, é importante definirmos algumas variáveis previamente, como pedir a identificação de quem entrou em contato. Essas entre outras variáveis (como a data da última compra ou se o cliente saiu satisfeito da última comunicação realizada por ele, por exemplo) serão muito úteis para que o seu bot direcione a conversa corretamente. Em nosso blog, temos uma material completo sobre esse assunto e que você pode acessar, gratuitamente, por este link.

Na maioria das vezes, esses diálogos são criados por ferramentas que utilizam o apoio de Inteligência Artificial, como o Dialogflow (do Google), por exemplo.

Testes da ferramenta

Na fase de teste nada mais é realizado do que tentativas de comunicação com o novo bot para verificar se ele está funcionando como deveria. Os responsáveis pela tarefa simulam seus clientes nas mais diversas situações e documentam as respostas dadas pelo sistema.

Após as análises realizadas pela equipe de desenvolvimento do chatbot, as alterações que foram necessárias serão implementadas e novos testes serão feitos. Isso é feito até chegar a hora em que não são mais encontrados problemas e o software é liberado para a empresa que o encomendou.

Qual a maneira mais fácil de implementar esses recursos?

Por fim, vimos durante todo o texto que a implementação de um chatbot é dependente de algumas funções técnicas especializadas para que a construção e desenvolvimento do projeto avance da melhor maneira. Assim, nada melhor do que poder contar com profissionais extremamente qualificados e com vasta experiência no mercado.

A Leucotron está há vários anos implementando tecnologias e facilitando a vida de milhares de pessoas, direta e indiretamente. Se você tem interesse na implantação um chatbot para WhatsApp para sua empresa, não deixe de conhecer os serviços oferecidos por nós. O Conecta Leucotron é um dos nossos serviços que pode ser de muita ajuda na hora de atender bem o seu cliente.

Com a ferramenta, você unifica os canais de atendimento, cria bots (de voz e texto) e aproveita o uso de Inteligência Artificial do Google e integração com outros sistemas via API, como o do WhatsApp Business. Acesse agora mesmo a página do Conecta Leucotron e saiba mais.

Confira as tendências em gestão data-driven e como usar dados na tomada de decisão

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.