Como gerar valor para o cliente

Como gerar valor para o cliente? Confira 4 dicas

Entender como gerar valor para o cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou do nicho de atuação. Por meio de estratégias práticas nesse sentido, há a oportunidade de fidelizar o seu público, de aumentar promotores da marca e, consequentemente, de melhorar os resultados do negócio.

Porém, antes de mais nada, é importante que você entenda a realidade do seu negócio e faça uma análise: o que é valor para o seu cliente? Não existe uma “receita de bolo” nesse sentido. Em uma empresa SaaS de gestão financeira, por exemplo, o valor pode ser contar com um bom suporte, enquanto em uma de software de RH pode ser nas funcionalidades do produto.

Por isso, o ideal é que haja uma noção clara sobre o produto e a sua base para, então, elaborar as estratégias. A seguir, a gente explica um pouco mais sobre o tema. Confira.

1. Entenda a sua persona

É importante que haja o entendimento claro sobre a sua persona. Trata-se da representação semi-fictícia de seu cliente ideal. Por meio dessa análise, a empresa tem a possibilidade de avaliar os objetivos de seus clientes, seus interesses, por onde eles se informam, entre outros pontos relevantes.

Além disso, no estudo da persona é que há a possibilidade de identificar o que é valor para o seu nicho. Para fazer a definição de sua persona, algumas práticas são indicadas:

  • peça para que seus clientes respondam a questionários curtos e objetivos, de modo que você obtenha informações valiosas sobre a sua base;
  • entenda qual é o problema enfrentado pelo seu cliente que o levou a buscar pelo seu negócio, bem como identifique o objetivo que ele tem em relação a empresas do seu ramo de atuação;
  • analise detalhadamente as informações obtidas;
  • busque padrões de respostas (é comum haver semelhanças, uma vez que se tratam de pessoas com problemas parecidos e objetivos idem);
  • por meio dos resultados, faça uma descrição sobre a sua persona e seus comportamentos.

2. Ofereça uma experiência de compra personalizada

A geração de valor deve ser desde o momento em que o cliente entra em contato com a sua empresa até ao cancelamento de contrato. Na venda, por exemplo, é preciso oferecer uma experiência de compra personalizada às suas necessidades, pois vai contribuir de maneira direta para que ele se sinta contemplado com os serviços oferecidos pelo seu negócio e tenha confiança de que fará um bom contrato.

Dessa forma, capacite a sua equipe e tenha um pitch bem desenhado, entendendo as possíveis objeções de sua base e traçando oportunidades de argumentos para todas elas. Todas as pessoas envolvidas nessa etapa devem conhecer a fundo o seu produto, uma vez que é por meio desse contato é que o prospect vai definir se adquire ou não o que é oferecido.

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Ao entender a sua persona, trace os objetivos que as levam a buscar pelo seu negócio para que isso seja trazido na reunião de vendas, uma vez que vai contribuir para que a pessoa perceba que, de fato, aquele produto ou serviço vai impactar a sua rotina e gerar resultados.

3. Tenha um atendimento humanizado

Muito se fala de um atendimento humanizado. Mas do que isso se trata, na prática? Trata-se de um processo no qual a pessoa entra em contato com a empresa, aborda sobre as suas necessidades e problemas e o que é solicitado é atendido com sucesso de forma empática e com foco nas soluções, não no problema.

Para que a equipe de atendimento ofereça um contato humanizado, algumas práticas podem ser implementadas. Entre elas, abordamos:

  • pratique a escuta ativa, de modo que a sua equipe entenda de fato do que se trata a solicitação do cliente e busque soluções para o que ele trouxe;
  • demonstre sempre empatia durante todo o contato em que fizer com a pessoa, se colocando no lugar do cliente e entendendo como determinado tópico pode afetar o seu dia a dia;
  • oriente a equipe e não se prender a um script, personalizando o contato de acordo com as particularidades de quem é atendido;
  • tenha proatividade para identificar problemas (exemplo: se você é uma empresa SaaS e percebe que a taxa de adesão de um cliente não é tão alta dentro da plataforma, faça contato e entenda se ele precisa de alguma ajuda);
  • treine a equipe de atendimento para que ela de fato ofereça um contato mais próximo e empático.

4. Posicione a sua marca na internet

Existe a possibilidade de gerar valor ao cliente se a sua marca estiver bem posicionada na internet. Portanto, tenha uma estratégia de marketing bem desenhada, saiba quais são os canais de destaque nos quais você deve estar presente, além de sempre fazer abordagens positivas para quem interage de alguma forma por meio de seus principais pontos de contato.

Algumas práticas recomendadas para que isso possa gerar valor ao cliente:

  • tenha um site continuamente atualizado com todas as suas soluções, trazendo features que sejam relevantes para a sua área;
  • aposte na produção de conteúdo relevante para que a sua marca seja reconhecida como autoridade no assunto;
  • invista nas redes sociais principais utilizadas pelo seu público, levando para esses canais materiais relevantes e sempre se preocupando em manter um bom relacionamento com as pessoas que interagem;
  • tenha uma identidade visual forte e que seja facilmente identificada como a do seu negócio;
  • utilize mídias pagas para trazer público segmentado e com maior potencial de conversão;
  • entenda qual é o diferencial de sua empresa e utilize-o sempre nas abordagens em diferentes canais.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre algumas das principais dicas sobre como gerar valor para o cliente. Para incrementar todas as estratégias mencionadas, também recomendamos que o seu negócio busque no mercado excelentes ferramentas para que o atendimento de fato seja mais produtivo, mais ágil e que gere a satisfação de sua base, de modo que você construa um bom relacionamento e tenha pessoas que sejam promotoras de sua marca.

Se você gostou do material e acredita que ele pode ser útil a outras pessoas, compartilhe em suas redes sociais para que suas conexões também entendam sobre o tema.

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