Como motivar minha equipe de atendimento e ter mais resultados?
Muito se fala da relação positiva entre a qualidade do atendimento e o desenvolvimento de uma organização. Aprender como motivar a equipe de call center da empresa é uma das ações para melhorar o atendimento e o que traz resultados para todos os setores.
Um time motivado é um diferencial, uma vez que o comprometimento com o serviço influencia de modo benéfico tanto a produtividade quanto o desempenho da equipe. O engajamento é um fator que pode ser trabalhado por meio da gestão, trazendo medidas combinadas de treinamento e tecnologia.
Quer saber como mais? Veja neste texto como motivar a equipe de call center com as ferramentas certas para a sua empresa!
Invista na formação dos operadores
Os profissionais de atendimento são, na hierarquia do ambiente organizacional, um setor de base para os serviços oferecidos. Por este motivo, a gestão de pessoas deve incorporar ações de formação para capacitar essa área, já que em muito casos é o primeiro contato com o cliente.
Além dos treinamentos específicos para a operação de softwares e ferramentas de telefonia, os profissionais podem receber formação relacionada aos produtos trabalhados pela empresa, aos métodos de comunicação humanizada e habilidades complementares.
Crie oportunidades de crescimento dentro da empresa
A possibilidade de uma promoção é um dos fatores motivacionais que atraem profissionais de todas as áreas. Como o turnover é um problema cada vez maior nas organizações, identificar e investir em funcionários que têm potencial de crescimento é um recurso efetivo para a corporação.
O mapeamento de competências pode determinar o tipo de treinamento mais adequado para um time. Oferecendo mobilidade de vagas internas, os profissionais que se destacarem na formação podem ser transferidos. Com a possibilidade de mudar de posição, os profissionais respondem com uma realização mais empenhada de suas tarefas.
Ofereça bônus e premiações
Além de medidas estruturais, os bônus e premiações podem representar uma forma amistosa de agradecimento para os profissionais, gerando empatia da equipe com seus colaboradores. Há muitas formas de implementar esses benefícios, que devem ser designados de acordo com o perfil de cada corporação.
Além do engajamento com o alcance de metas, a premiação pode ainda ser proporcional ao desempenho individual, trabalhando com valores equivalentes. Em datas comemorativas ou ao final do ano, outros benefícios podem ser lançados como um presente para os profissionais, como uma viagem ou bônus.
Adote softwares de comunicação
A automação de tarefas é uma das formas de ampliar a atuação dos operadores, uma vez que o tempo dos procedimentos é menor e eles podem se dedicar apenas na realização de um atendimento de excelência. Proporcionado por ferramentas de inovação, a tecnologia anda junto com a eficiência dos processos.
A implementação de softwares de comunicação integra de maneira inteligente o call center com os demais setores, tornando a troca de informações mais dinâmica e minimizando erros e mal entendidos. A capacitação dos profissionais para operar os meios também significam uma especialização benéfica na formação individual.
Elabore um sistema de metas viáveis
Os objetivos de uma empresa devem estar alinhados à realidade de seu porte, seu alcance e capacidade. Muitas vezes os gestores definem metas inviáveis com os recursos atuais, o que desmotiva a equipe.
Para evitar esse tipo de situação, devem ser elaboradas metas reais, que possam ser atingidas por meio de uma performance satisfatória dos operadores. A remuneração variável é uma realidade em muitas empresas, que devem flexibilizar esse pagamento com a intenção de oferecer melhores condições aos funcionários.
Incorpore feedbacks na rotina da organização
Fundamental para trabalhar os pontos críticos ou de atenção em um setor, o feedback constrói uma política de relacionamento focada na melhoria dos serviços da empresa. No atendimento, esse retorno é muito importante, pois coloca em termos mais humanos a existência de erros e falhas, presentes em todas as organizações.
O modo de aplicação dos feedbacks deve ser feito de forma discreta, individual e analítica. Embora as diretrizes se desenhem por objetivos gerais, é necessário entender quais são os pontos a serem trabalhados em cada profissional. Quanto maior for o grau de detalhes dessa análise e do retorno dos chefes e líderes, maior será a chance de reparação.
Esclareça as estratégias da empresa
Nem sempre o atendimento é afetado por má conduta dos profissionais envolvidos no setor. Em alguns casos, a falta de clareza dos métodos utilizados pela empresa gera uma conduta que vai de encontro ao perfil da corporação.
Para evitar as incompatibilidades entre o atendimento e a identidade da organização, é preciso que os profissionais incorporem o perfil estabelecido de modo transparente. Se a empresa aposta na agilidade da entrega dos serviços, o atendimento deve responder com efetividade, demonstrando caráter competitivo.
Se a empresa trabalha a personalização de produtos e serviços, o atendimento deve ser cuidadoso, focado nas especificidades do cliente e nas condições para ampliar o tempo de diálogo.
Criação de ações para melhorar a criatividade
Por ser um ambiente ligado às estratégias de inovação, incorporar o espírito criativo é essencial para a motivação do time. Intuitivamente, a implementação da tecnologia gera profissionais mais flexíveis, colaborativos e inventivos.
Porém, fazer treinamentos para incentivar ainda mais a criatividade nos processos de atendimento prepara os profissionais para as situações mais adversas, fazendo com que eles tenham maior domínio dos processos que realizam.
O desempenho positivo dos colaboradores deve sempre ser reconhecido como uma etapa de conquista. Saber como motivar a equipe de call center é também lançar todas as estratégias de desenvolvimento focado para essa área, utilizando o que há de mais inovador no mercado de comunicação.
A empresa que investe no atendimento tem como recompensa o aumento da captação de clientes, do lucro obtido e da satisfação dos colaboradores. Tudo isso gera um ambiente organizacional mais criativo e engajado e todos os setores saem ganhando, influenciados pela efetividade da relação entre profissionais e clientes.
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