Como o uso de bons aparelhos reduz a insalubridade no Call Center?
Gestão de Empresas

Como o uso de bons aparelhos reduz a insalubridade no Call Center?

Escrito por Leucotron

Trabalhar o dia inteiro utilizando fones, falando ao telefone, em um ambiente, muitas vezes, estressante e sentado em frente ao computador pode ser algo bastante insalubre se isso acontecer por meio de aparelhos desconfortáveis e/ou de má qualidade.

Isso, por sua vez, traz diversas consequências para a equipe e para a empresa como um todo. Más condições de trabalho diminuem a motivação e a qualidade de vida dos colaboradores, resultando em menor produtividade e em uma alta taxa de turnover. Dessa maneira, a companhia alcança resultados piores e tem mais despesas.

Portanto, reduzir a insalubridade no Call Center é fundamental para manter a equipe dedicada a trabalhar em prol dos objetivos da empresa. Como fazer isso? Por meio da tecnologia, que constantemente traz ao mercado novos e melhores equipamentos para que sua equipe possa desenvolver o trabalho com qualidade e conforto.

Sendo assim, no post de hoje, separamos os principais pontos que geram insalubridade no Call Center e mostramos como a tecnologia pode solucionar cada um deles. Continue a leitura e fique de olho!

Falta de motivação

O dia a dia no Call Center envolve não apenas o atendimento ao cliente em si, mas também uma série de tarefas burocráticas e repetitivas. Com o passar do tempo, o colaborador pode tornar-se frustrado por perder tanto tempo de seu expediente realizando algo que qualquer outra pessoa poderia estar fazendo.

São demandas que não exigem realmente talento, treinamento ou habilidades. Nesse contexto, essa burocracia toda é capaz de desmotivar bastante a equipe, que sente que o que eles têm a oferecer não está sendo aproveitado pela empresa e que, portanto, eles não fazem uma real diferença ali dentro.

A falta de motivação resultante é uma ameaça aos bons resultados da empresa, já que afeta diretamente a produtividade e até mesmo a qualidade do atendimento oferecido ao cliente. Há, também, o prejuízo ao bem-estar do colaborador e ao clima organizacional.

Para livrar-se de tudo isso, invista em sistemas de gestão que possam automatizar as tarefas burocráticas. Assim, você elimina essa fonte de desmotivação e, ainda, possibilita ao colaborador mais tempo para que ele se dedique a demandas mais importantes.

Problemas de audição

É bastante comum que colaboradores do time de Call Center identifiquem problemas de audição, que podem ir de simples desconfortos até perdas mais pronunciadas. Isso é um dos maiores motivos da diminuição da produtividade e do aumento do turnover da equipe, já que se configura efetivamente como uma ameaça à saúde dos empregados.

A solução para tal problema de insalubridade é bastante simples — mas, por desconsideração ao bem-estar dos colaboradores e por desconhecimento de como isso afeta os resultados da companhia, muitas empresas não investem nesta modernização.

Não cometa o mesmo erro! Para preservar a equipe de problemas de audição, basta instalar aparelhos que permitam a regulação do áudio. Assim, o colaborador terá autonomia para aumentar ou diminuir o volume quando for necessário e, dessa forma, não precisará ficar ouvindo ruídos constantes ou vozes elevadas o dia todo.

Tempo insuficiente para todas as demandas

A rotina de um Call Center é puxada, e sempre há algo a ser feito, não é mesmo? Isso pode cansar e desmotivar o colaborador, especialmente se ele não tiver tempo hábil para realizar todas as tarefas do dia. Isso resulta em acúmulo de demandas, abandono de responsabilidades e até mesmo no esquecimento de combinações com o cliente.

Para solucionar esse problema, que torna-se uma questão de insalubridade pelo impacto nos níveis de estresse, concentração e dedicação da equipe, é interessante que cada estação do Call Center seja equipada com um headset para uso do colaborador.

Unificando fone de ouvido e microfone em um aparelho que não exige o uso das mãos, o headset permite mais dinamismo e agilidade para as tarefas cotidianas do Call Center.

Com ele, o colaborador poderá fazer outras coisas enquanto fala com o cliente pelo telefone, como abrir programas, acessar seus e-mails, conferir informações ou fazer anotações. Assim, quando o cliente fizer uma solicitação, por exemplo, o colaborador poderá encontrar uma solução com mais rapidez — o que também vai agradar o cliente.

Dessa forma, sua equipe se torna multitarefas, aumentando consideravelmente a produtividade do Call Center, a qualidade do trabalho e os níveis de motivação dentro da equipe. Com isso, cada colaborador poderá dar o seu melhor o tempo todo, agora sem a necessidade de deixar para amanhã aquilo que não deu tempo de terminar hoje.

Viu só? O Call Center, departamento tão importante dentro de qualquer empresa, tem muito a ganhar com os avanços constantes da tecnologia. Afinal, além de melhorar a qualidade do atendimento e os resultados da companhia, aparelhos modernos e de qualidade têm um grande impacto na diminuição da insalubridade do Call Center.

Pronto para colocar nossas sugestões em prática? Então, antes de ir embora, aproveite para conferir também nosso post sobre como a tecnologia pode impulsionar a capacidade produtiva!

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Leucotron

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