Como transformar o celular corporativo em um ramal móvel?
Telefonia

Como transformar o celular corporativo em um ramal móvel?

Escrito por Leucotron

A tecnologia vem desenvolvendo cada vez mais ferramentas voltadas para otimizar a rotina das empresas e dos seus colaboradores. E uma das dúvidas que surge nesse momento é como usar ramal móvel, o que pode ser feito a partir de telefones celulares. Em outras palavras, o dispositivo passa a ser utilizado tanto para uso pessoal como corporativo, como se o profissional estivesse presente no escritório.

A seguir, vamos falar como essa transformação pode ser feita, como ela funciona na prática e apresentar as principais vantagens de sua utilização em relação ao uso de celulares corporativos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira agora mesmo!

Afinal, como usar ramal móvel a partir do celular corporativo?

Apesar de não ser uma tecnologia muito recente, a possibilidade de usar o celular como um ramal móvel ainda não é tão utilizada nas empresas como deveria, já que traz eficiência, mobilidade e praticidade, os quais são benefícios fundamentais para o cliente corporativo.

O que muitos gestores não sabem é que essa tecnologia é uma solução altamente viável, desde que sejam seguidos alguns passos, como os listados nos tópicos abaixo.

Adquirir um sistema PABX

O PABX é um sistema que realiza a conexão dos ramais da empresa, o que ocorre entre a central e a linha principal contratada junto à operadora de telefonia. Com a ajuda dessa tecnologia, o empreendimento fica apenas com uma única linha e a solução se encarrega de fazer a distribuição dos ramais, nas quantidades necessárias.

Ou seja, em vez de pagar por diversas linhas telefônicas fornecidas pela concessionária, basta contratar apenas uma. Então, o PABX faz a distribuição dos ramais e o empresário paga apenas pela linha contratada, ainda que tenha várias outras distribuídas pelos mais diversos departamentos da organização.

Sendo assim, para que se consiga usar um telefone como ramal móvel, o primeiro passo é investir em uma solução de PABX no seu empreendimento. Esse procedimento, conforme explicado, é o recurso que permite utilizar os ramais internamente, de maneira eficiente e com custo-benefício altamente viável para a manter a continuidade do serviço.

Escolher telefones móveis com viabilidade técnica

Posteriormente, é preciso escolher os aparelhos que têm a capacidade de suportar essa tecnologia. Como os aplicativos normalmente são desenvolvidos para as plataformas Android e iOS, adquirir um smartphone que tem esses sistemas operacionais já é o suficiente.

Só que é preciso se lembrar de investir em aparelhos que têm esses sistemas mais atualizados, visto que as versões mais antigas podem não suportar o aplicativo ou, até mesmo, serem incompatíveis com as atualizações que são disponibilizadas ao longo do tempo — aspecto que é fundamental para garantir a segurança dos dados e a correção de falhas identificadas ao longo de seu uso.

Instalar aplicativos no celular

Por fim, deve-se baixar um aplicativo que permite transformar o celular em um ramal móvel. O app Nomad, por exemplo, não depende de uma conexão com a internet de alta velocidade para funcionar (veja mais sobre ele abaixo).

Em outras palavras, ainda que o profissional esteja em uma região com limitação de Wi-Fi e 4G, ele continua utilizando normalmente o ramal, sem queda de qualidade nas ligações — o que nem sempre ocorre com outras soluções disponíveis no mercado, mas é um ponto fundamental para manter a comunicação viável.

Quem deseja saber como usar ramal móvel a partir de um telefone celular, ganhar eficiência e economizar nas contas de telefonia também pode apostar em outros aplicativos. Cada um com as suas particularidades, para atender às necessidades do cliente corporativo. Confira!

Zoiper

Esse é um aplicativo que funciona em grande parte das plataformas existentes, como Android, iOS, Windows, Linux, MAC e, até mesmo, no Browser. Além disso, conta com diversas vantagens e recursos que fazem toda a diferença. Veja:

  • oferece suporte a chamadas de vídeo e voz, o que facilita a realização de videoconferências;
  • todas as chamadas são encriptadas, para manter a segurança das informações transmitidas por voz ou vídeo;
  • permite o envio de mensagens instantâneas;
  • trabalha com um plugin de integração para Thunderbird e Outlook;
  • consome baixa quantidade de memória do telefone celular.

O Zoiper conta com uma versão totalmente gratuita. No entanto, a opção paga traz funcionalidades mais completas, como a possibilidade de rodar no Browser.

Acrobits

Trata-se de um aplicativo simples e bastante intuitivo, bem interessante para quem não sabe como usar ramal móvel a partir do smartphone. Ele já conta com diversos provedores VoIP previamente configurados. Então, basta adicionar à sua conta e, em poucos minutos, o aparelho está pronto para ser utilizado como uma extensão do seu escritório. Seus principais destaques são:

  • detalhamento do seu histórico de chamadas;
  • áudio em HD — dependendo do aparelho celular utilizado;
  • encriptação da sinalização da ligação;
  • encriptação de voz;
  • gravação de chamadas.

O Acrobits está disponível para os sistemas Android e iOS. Entretanto, só existe a versão paga. O Groundwire é outro aplicativo da mesma empresa desenvolvedora, que oferece recursos mais completos que o anterior, também disponível na versão paga.

Bria

É um aplicativo bastante completo para quem deseja transformar o seu aparelho celular em um ramal móvel. Também atende a diversas plataformas, como Windows, MAC, Android, iOS e, até mesmo, o BlackBerry. Seus principais destaques são:

  • oferece suporte a chamadas de voz e vídeo;
  • áudio em HD;
  • suporte a diversas contas VoIP;
  • encriptação de chamadas;
  • permite o envio de mensagens instantâneas, a partir do Gmail e do Facebook;
  • permite a gravação de chamadas.

O Bria é um aplicativo gratuito. Contudo, existe uma versão paga com recursos mais completos.

CSIPSimple

É um aplicativo gratuito que tem boa velocidade, oferece boa qualidade na ligação e exige pouco da bateria do telefone celular. Trabalha com configurações básicas e funciona apenas na plataforma Android.

Funciona com fone de ouvido ou viva-voz, permite a transferência de chamadas, que são seguras e criptografadas. Filtra e cancela o eco das ligações. É uma opção interessante, mas bastante limitada para clientes corporativos.

Toolani

É um aplicativo de VoIP pouco popular, mas rico em funcionalidades. Com ele, é possível efetuar chamadas gratuitas para qualquer lugar. No entanto, tanto o telefone que faz a chamada quanto o que a recebe devem ter o app instalado.

Após a sua instalação, pode-se enviar mensagens multimídia com custo zero. O valor das ligações para outros usuários, que não tenham o Toolani instalado varia de acordo com o país para o qual a chamada está sendo realizada.

Fring

Mais popular que o anterior, esse aplicativo faz chamadas totalmente gratuitas e o envio de mensagens. Também é um dos poucos apps que suporta videochamadas em grupo, o que é bastante interessante para a realização de reuniões à distância.

Oferece pacotes de serviços diferenciados para clientes corporativos, usuários comuns e, inclusive, para provedores de serviços. Dependendo do país para o qual a chamada é efetuada, pode custar menos de um centavo por minuto com o Fring.

Nomad

Quem deseja saber como usar ramal móvel a partir de um telefone celular deve considerar o uso do aplicativo Nomad. Como já citado anteriormente, ele transforma o seu smartphone em um ramal PABX, que pode ser utilizado tanto para o recebimento quanto para a realização de chamadas.

É altamente recomendado para clientes corporativos, pois acompanha gestores e colaboradores a qualquer lugar, por meio de um aplicativo móvel, que funciona mesmo em locais com conexões de baixa qualidade, trazendo produtividade, diversas funcionalidades e um excelente custo-benefício para a sua empresa.

O Nomad tem uma cobertura muito mais ampla e suporte de primeira qualidade em relação às demais soluções disponíveis no mercado, já que foi projetado justamente para o uso corporativo. Está disponível para Android e iOS.

Esses são apenas alguns dos melhores aplicativos VoIP do mercado, disponíveis para transformar o seu telefone celular em um ramal móvel de qualidade. Em um mundo corporativo cada vez mais interconectado, opções para levar o seu telefone corporativo com o máximo de tecnologia não faltam!

Como ele é usado na prática?

Na prática, o ramal móvel permite que os usuários recebam e façam ligações por meio de um celular, da mesma forma como acontece com o telefone fixo no escritório. Dessa forma, torna-se possível contar com algumas facilidades, como:

  • realizar chamadas entre os ramais, mesmo fora da empresa;
  • receber chamadas no celular, como se estivesse usando o ramal dentro da empresa;
  • efetuar chamadas a um custo muito baixo. E, dependendo do aplicativo escolhido, podem ter custo zero;
  • realizar chamadas para números externos usando a central telefônica;
  • transferir uma chamada recebida para outro ramal interno.

Ou seja, o colaborador pode estar em um aeroporto, em casa, na rua, em um café ou em qualquer outro local. Desde que esteja com o aplicativo instalado no seu smartphone, poderá usufruir do ramal móvel normalmente, como se estivesse na empresa.

Quais são as vantagens em relação a um celular corporativo tradicional?

Investir na utilização de um ramal móvel é uma estratégia que proporciona diversos benefícios para a empresa. Além disso, a agilidade e eficiência na comunicação interna e externa representam uma importante vantagem competitiva para o cliente corporativo. Veja outros benefícios dessa solução para a estratégia do negócio:

Redução de custos

Já se sabe que as tarifas para ligações realizadas de celulares são mais caras que as originadas de um telefone fixo. Nesse sentido, utilizar um ramal móvel no lugar de um celular corporativo faz com que o custo seja reduzido, já que as chamadas são descontadas da franquia ou cobradas de acordo com os valores negociados com a operadora.

Os principais benefícios disso é que a empresa consegue aumentar a sua margem de lucro, além de se tornar mais competitiva — visto que a redução de custos pode ser usada para investir em melhorias e praticar preços mais atraentes ao consumidor final, por exemplo.

Mobilidade

A mobilidade é a característica daquilo que tem a flexibilidade de se locomover. O ramal móvel proporciona essa vantagem para as empresas, visto que é possível continuar utilizando-o em qualquer lugar, a qualquer momento, desde que haja uma conexão à internet.

Com isso, se um gestor está em uma viagem a negócios, ou um comprador está visitando o fornecedor, por exemplo, o ramal pode ser levado pelo colaborador e ser usado normalmente, realizando e recebendo chamadas como se a pessoa estivesse no escritório.

Disponibilidade

Outro grande benefício é a possibilidade de ter acesso aos profissionais mesmo quando eles estão realizando trabalhos fora da empresa. Dessa forma, as ligações não são mais perdidas, e os assuntos mais urgentes podem ser acompanhados mais de perto, sem perda de produtividade.

Isso é especialmente importante para empresas que têm equipes externas e precisam gerir esses colaboradores, ao mesmo tempo em que mantêm o foco na redução dos custos operacionais, além do aumento da eficiência da comunicação empresarial.

Facilidade na comunicação

Com tudo isso, podemos dizer que a comunicação na sua empresa é mais estimulada, visto que os canais ficam o tempo todo abertos, incluindo a telefonia fixa. Isso é especialmente importante no caso de profissionais estratégicos, que precisam manter contato constante com clientes e fornecedores.

Assim sendo, mesmo que ele esteja ausente, realizando alguma visita, por exemplo, o ramal continua acessível, permitindo que assuntos pendentes possam ser resolvidos rapidamente por meio das chamadas — quer sejam elas recebidas ou realizadas.

Possibilidade de transferir chamadas (mesmo externamente)

Outra vantagem que vale a pena destacar é a possibilidade de transferir as chamadas para outros ramais, ainda que a ligação esteja acontecendo em ambiente externo. Então, caso o colaborador queira transferir a chamada para outro colega ou outro departamento da empresa, essa ação pode ser realizada a partir do próprio ramal móvel.

Assim, se um cliente está em contato com um vendedor externo, por exemplo, e deseja falar com a área financeira para resolver assuntos sobre a fatura, a transferência pode ser feita normalmente — da mesma forma que é realizada internamente.

Finalmente, podemos ver que saber como usar ramal móvel na empresa é algo simples de ser adotado, capaz de proporcionar vantagens importantes para o bom andamento das atividades e para o alcance de resultados relevantes à estratégia do negócio. Assim, os seus colaboradores não deixam de se comunicar, independentemente de onde estejam.

O que achou do artigo de hoje? Quer saber mais informações sobre soluções de tecnologia e telefonia para o seu negócio? Então, curta o nosso perfil no Facebook para se manter sempre bem-informado!

Share This