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Customer Service: o que é e quais os benefícios da estratégia?

Para se dar bem no mercado de serviços e alcançar estabilidade em seu nicho, é necessário, além de ter uma boa gestão administrativa, investir nos setores da empresa que se relacionam com o cliente. Isso porque as atividades que envolvem o sucesso das vendas são essenciais para garantir uma boa experiência de compra e com isso gerar a satisfação e fidelidade dos clientes.

Tendo isso em mente, as empresas que não se preocupam com esse tema acabam perdendo grandes oportunidades de crescimento do negócio, podendo até mesmo sofrer a estagnação de suas atividades. Uma estratégia que pode ser de grande relevância para esse objetivo é o Customer Service. 

Por meio dela, é possível modelar os seus serviços de modo a sempre obter a evolução dos produtos e serviços prestados ao cliente. Caso ainda não tenha noção sobre o assunto, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo.

O que é Customer Service?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre o que é o Customer Service. Em sua tradução para o português, a expressão significa Serviço ao Cliente, ou seja, é o departamento da empresa que coleta e analisa todas as reclamações dos consumidores. Além disso, também é um setor estratégico que converte os problemas de seus clientes em melhorias para os serviços prestados e produtos vendidos. 

Vale pontuar que muitos entendem o Customer Service como apenas uma equipe da empresa que atende a reclamações de seus clientes. Entretanto, esse setor vai muito além disso, pois ele lida com as insatisfações dos consumidores, tendo a finalidade de buscar possíveis resoluções para cada tipo de problema. 

Somado a isso, tem a função de mapear as principais reclamações a fim de modificar o que é feito para evitar a reincidência de problemas. Podemos perceber que essa área representa uma grande relevância para o sucesso das vendas da empresa. O setor trabalha levando em consideração alguns fatores como:

  • metas de eficiência comercial, de qualidade e operacional relacionadas com os princípios do Customer Service;
  • foco principal na satisfação e estímulo a fidelidade dos clientes, por meio da personalização e humanização dos trabalhos;
  • estudo e análise periódica, buscando melhorias e tecnologias para a otimização das estratégias e a melhor experiência do consumidor. 

Quais os benefícios de implementar a estratégia de Customer Service?

Confira agora mesmo quais são os principais benefícios ao implementar o Customer Service.

Competitividade

O primeiro benefício que podemos citar relacionado à implementação da estratégia de Customer Service é a manutenção da competitividade no mercado. Mesmo quando a cultura de sucesso do cliente está em crescimento no mercado, muitas empresas ainda não adotaram essa metodologia. Dessa forma, investir no Customer Service é uma boa forma de estar à frente dos seus concorrentes e oferecer serviços de qualidade superior.

Além disso, o objetivo principal desse recurso é produzir melhorias para os seus serviços e produtos. Assim, sua empresa estará em constante atualização, com projetos que podem tornar o seu negócio muito mais competitivo. É também com o Customer Service que você será capaz de trazer o público da concorrência para sua empresa, por meio de uma comunicação e assistência mais clara e objetiva.

Reputação positiva

Por meio dos princípios do Customer Service e de suas aplicações, também é possível construir uma reputação para sua marca. Isso acontece porque são trabalhadas questões relevantes para a imagem da empresa, como atendimento empático, humanizado e focado nas reais necessidades dos consumidores. Com isso, é fundamentado para o público que seu negócio se preocupa em resolver problemas, evitando que eles voltem a acontecer.

Essa estratégia é de muita rentabilidade para o negócio, pois melhor — e mais barato — que conquistar um novo consumidor é reter e manter aqueles que já fazem parte da sua carteira de clientes. Mesmo que possa haver alguma rejeição por conta de um produto específico ou serviço, se o suporte fornecido for eficiente e atencioso, o cliente terá aquela experiência como positiva. Posteriormente, quando for indicar uma empresa para amigos e familiares, certamente lembrará do bom relacionamento que teve com sua marca e a indicará. 

Redução da insatisfação e aumento da fidelidade

É fato que qualquer problema, mesmos os mínimos erros no processo de vendas, pode gerar uma grande insatisfação do cliente. Para evitar essa situação, o Customer Service vem com propostas de amenizar o impacto de um problema na compra e propor ações alternativas e personalizadas para recuperar a positividade do atendimento. 

Com um suporte estratégico, você pode fazer uma leitura de problemas frequentes relatados pelos consumidores quanto ao uso de um determinado produto, dando dicas para que a experiência seja melhor. Outra estratégia é manter contato com o cliente mesmo após a compra, de modo a antecipar uma possível necessidade do consumidor

Valorização dos produtos e serviços

Na atualidade, com o grande crescimento das ofertas de serviços e o aumento da competitividade entre as empresas, um fato notório é a padronização do atendimento e dos serviços entregues ao consumidor. Por conta disso, o atendimento diferenciado é uma boa forma de obter pontos positivos com os clientes, já que você dará a eles algo que não estão acostumados a receber em outras empresas. 

Com esse atendimento completo e com suporte de qualidade, você será capaz de oferecer seus serviços dando o valor devido. Mesmo que de início o cliente possa não se interessar, como o Customer Service trabalha com um melhor diálogo e interação com o cliente, você poderá falar mais sobre por que aquele determinado serviço deve ser adquirido pelo lead e quais suas vantagens para ele. Assim, você agregará valor ao mesmo tempo que estimulará o cliente a pagar mais por ter um atendimento de qualidade. 

Essas foram as principais informações sobre o que é e quais as vantagens do Customer Service para o sucesso das vendas. Vale ressaltar que uma área de Customer Service pode ser implementada na empresa por meio do treinamento direcionado para um suporte de qualidade e eficiência na resolução de problemas. 

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