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Estratégia Digital First: por que você precisa agora e como começar

O Digital First strategy é uma tendência do mercado da tecnologia, que se alinha com as necessidades do mundo digital atual. Com a intensa participação de sistemas automatizados, Inteligência Artificial (IA) e digitalização na rotina das pessoas e das empresas, faz toda a diferença investir em estratégias que contam com recursos tecnológicos como prioridade.

A cerca de 20 anos atrás, o mundo digital caminhava a passos lentos. Desse modo, investimentos em digitalização eram inovações nas empresas. Atualmente, contar  com recursos tecnológicos se tornou uma necessidade para os negócios que visam um crescimento de sucesso.

Para isso, a estratégia Digital First se apresenta como uma excelente vantagem. Saiba mais sobre esse conceito e por que incorporá-lo nas empresas!

O que significa Digital First?

Digital first, conhecido também como digital by default, é uma estratégia que visa colocar o meio digital no centro das decisões da empresa. Sendo assim, ao adotar esse conceito, o negócio passa a priorizar as atividades no espaço virtual, garantindo que recursos digitais sejam cada vez mais incorporados na rotina organizacional.

Na prática, não se trata de substituir meios offline, mas de investir em ferramentas que tragam otimização de tempo e de processos. Por exemplo, o uso da Computação em Nuvem para o armazenamento de documentos, em vez de arquivos físicos, é uma estratégia Digital First necessária para reduzir custos, aumentar a segurança e investir em sustentabilidade.

Com a abordagem Digital First, é possível desenvolver estratégias inteligentes para se destacar no mercado, por meio da inovação e da digitalização de processos. Sendo assim, é necessário unir o uso de recursos digitais na rotina da empresa com a oferta de soluções ágeis, inovadoras e personalizadas para os clientes.

Quais as vantagens da estratégia Digital First?

Existem diversas vantagens de contar com uma estratégia que centraliza o meio digital. Por exemplo, ao investir no Digital First mindset, uma empresa tem mais recursos para ampliar o alcance. Afinal, a internet ajuda a romper barreiras geográficas e fazer com que uma marca acesse clientes com mais economia e praticidade.

Com uma maior visibilidade, é possível também tornar a marca mais conhecida no meio. Desse modo, com uma boa estratégia de marketing associada ao Digital First, os conteúdos da empresa são divulgados e as suas soluções se tornam mais famosas entre o público-alvo. Após isso, basta investir em um atendimento digital de qualidade para melhorar constantemente a reputação no mercado.

Além de despertar o interesse dos clientes, é possível estudar o mercado digital para conhecer os diferenciais que o seu negócio precisa investir. Com isso, fica mais fácil reforçar uma vantagem competitiva, ao oferecer justamente aquilo que os concorrentes ainda não têm.

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Até mesmo na segurança digital essa abordagem colabora. Afinal, com ferramentas que criptografam dados, é possível proteger as informações mais sensíveis da empresa e dos clientes. Desse modo, vazamentos, invasões e perdas são problemas que podem ser mais prevenidos com o Digital First.

Como implementar o Digital First?

Implementar o Digital First é um processo que envolve investir também na maturidade digital das empresas. Afinal, é preciso encontrar as ferramentas que combinam com o negócio e investir no uso otimizado desses recursos.

Para isso, é possível seguir alguns passos básicos e promover a implementação do Digital First com sucesso!

Tenha objetivos definidos

Antes de tomar qualquer iniciativa, é importante se perguntar “Por quê?”. Esse questionamento ajuda a encontrar as motivações e, consequentemente, os objetivos de qualquer decisão da empresa. Desse modo, é possível montar um planejamento mais estratégico para o que o negócio deseja alcançar.

Defina uma persona

A persona é o cliente ideal da sua empresa. Esse personagem semi-fictício apresenta as características reais do público que o negócio deseja ter como consumidores fiéis. A partir disso, é possível desenvolver estratégias que atraiam e conquistem essa persona.

Tenha um planejamento

Estruturar os conteúdos vai ajudar a estabelecer um plano de Digital First eficiente. Desse modo, é possível marcar presença digital com autoridade na área e uma atuação diferenciada para o público.

Ter um planejamento para a implementação do Digital First é o primeiro passo. Junto a isso, é importante também estabelecer o conteúdo da marca que será divulgado e postado. Ter um cronograma com os principais temas que interessem à persona pode ajudar no processo.

Monitore os resultados

Após qualquer implementação, acompanhar os resultados faz toda a diferença para avaliar o sucesso do investimento. Os indicadores-chave de desempenhos, conhecidos também como Key Performance Indicators (KPIs), são grandes aliados, pois oferecem a possibilidade de escolher métricas específicas para a estratégia utilizada.

No geral, começar a estratégia Digital First nada mais é do que fazer um investimento na empresa. Com isso, desde a cultura organizacional até os processos internos passam por uma atualização, com foco em acompanhar as mudanças do mercado e conquistar mais clientes.

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