Veja como trabalhar o brand awareness estrategicamente

O mundo corporativo dispõe de muitas métricas e indicadores que ajudam o gestor a monitorar os resultados do negócio.

Entre essas ferramentas, destaca-se o brand awareness. Neste artigo, vamos falar sobre essa métrica. Continue a leitura e obtenha mais informações sobre o assunto. Confira como a experiência de marca pode ser mensurada e útil à sua empresa!

O que é brand awareness?

Brand awareness é uma métrica usada para medir a forma como determinada marca é reconhecida pelo público que consome seus produtos/serviços.

O brand awareness é chamado também de “experiência de marca” ou “consciência de marca”. Isso porque a métrica permite que a empresa analise a experiência que a sua marca tem no mercado. Permite que ela avalie sua influência sobre os consumidores, se a consciência deles sobre a marca é vantajosa para o negócio.

Isso significa que a ferramenta revela a reputação e o nível de confiabilidade que os consumidores têm ao pensar ou falar em uma marca específica.

Isso pode não estar associado apenas à identidade visual da marca, mas envolve também o nível de comunicação e as estratégias de branding e posicionamento dela.

Qual é a importância do brand awareness?

Certamente, todas as empresas desejam se manter presentes na consciência dos consumidores. Porém, há outros efeitos valiosos que a experiência de marca assegura, ressaltando a relevância de se trabalhar os conceitos em estratégias de marketing digital. Confira os benefícios do brand awareness que confirmam sua importância opara uma empresa:

Mais confiança

É fundamental construir confiança entre público e marca. É uma tendência de todos os consumidores comprar e voltar a comprar as marcas em que confiam. Nesse sentido, a métrica ajuda a fidelizar clientes.

Aumento de vendas

Quando uma marca se destaca entre as concorrentes, é natural que obtenha mais vendas. Ela passa a ser referência em relação ao tipo de serviço/produto que oferece.

Otimização das ações de marketing

Quando os consumidores já conhecem melhor a marca, a equipe de marketing pode desenvolver ações com o intuito de consolidar a reputação que a empresa já conquistou.

Aumento do reconhecimento

A marca que alcança reconhecimento no mercado em que atua torna-se um produto ou um serviço ela mesma. Como exemplos disso que falamos, vale citar as marcas:

  • Xerox;
  • Band-Aid;
  • Gillette;
  • Bombril.

Promoção de brand equity

O brand equity (valor de marca) refere-se à experiência geral que o público tem da marca. Por isso, ela influencia bastante sobre a geração de vendas. Enfim, um brand equity negativo reduz as vendas enquanto um brand equity positivo aumenta as vendas.

Como fazer uma estratégia de brand awareness?

Após entender a importância de measure brand awareness (medir a consciência de marca), veja algumas dicas para fazer uma boa estratégia de experiência de marca:

Invista em marketing de conteúdo

Atualmente, há diferentes exemplos de marketing de conteúdo sendo postos em prática por empresas de tamanhos diversos e de qualquer segmento.

O marketing de conteúdo foca em produzir conteúdo importante para a persona, que representa o público que consome os produtos/serviços da empresa.

Humanize a empresa

Toda empresa deve humanizar seu atendimento para proporcionar uma experiência de marca valiosa ao seu público.

As vendas são fundamentais para qualquer empresa. Para que elas sejam impulsionadas, é necessário focar, não apenas em estratégias de marketing, mas também na humanização do negócio, uma característica que pode ser confirmada por meio de atendimento atencioso, comunicação espontânea, atendimento pós-venda eficiente.

Use as redes sociais

As redes sociais são canais de contato muito valiosos para melhorar o nível de comunicação entre a marca e os consumidores. Elas possibilitam uma interação em tempo real, estimulando o engajamento dos consumidores com as marcas.

Invista em SEO e experiência do usuário

Embora muitos não compreendam, o SEO não se limita à pesquisa de palavras-chave. Os elementos de SEO On Page e Off Page trabalham com diferentes aspectos do site que podem conferir a ele melhor posicionamento mais vantajoso nos motores de busca.

Facilite o marketing de indicação

O marketing de indicação é uma boa estratégia para manter a fidelização dos clientes. Mais que isso, os clientes fiéis divulgarão a marca boca a boca, recomendando-a a familiares, conhecidos e amigos.

Para fazer uso do marketing de indicação para criar brand awareness, o gestor deve facilitar o processo compreendendo, primeiramente, o nível de satisfação dos clientes considerando pesquisas de Net Promoter Score (NPS).

A partir dessas estratégias, você poderá implementar a brand awareness em sua empresa. Essa ferramenta vai ajudar seu negócio a impulsionar vendas e melhorar seu posicionamento no mercado.

O brand awareness é uma ferramenta que pode ser muito útil para o marketing. Além disso, as estratégias de marketing podem promover uma boa experiência de marca. Veja agora como se comporta o marketing conversacional e quais são as vantagens que ele pode oferecer!

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