Fornecedor PABX: como avaliar o ideal para empresa?
Telefonia

Fornecedor PABX: como avaliar o ideal para empresa?

Escrito por Leucotron

Contratar o melhor fornecedor PABX para a empresa é um passo importante para garantir o sucesso da companhia com a implantação da tecnologia. Entre os pontos a serem avaliados na hora de definir o parceiro a ser contratado estão a disponibilização de soluções flexíveis, tipos de PABX oferecidos e rapidez no atendimento.

A reputação de mercado e a área de atuação da empresa também são fatores que devem ser considerados antes de contratar quem fornecerá esse tipo de tecnologia para seu negócio. Conheça 7 pontos importantes para avaliar o fornecedor PABX ideal para a empresa!

Flexibilidade das soluções

Um fator importante na hora de selecionar o fornecedor PABX para atender sua empresa e verificar se as soluções que ele oferece são flexíveis. O ideal é que o parceiro ofereça tecnologias sob medida para o porte e o segmento de sua empresa. Afinal, cada área de atuação, como hotelaria, educação e condomínio, tem necessidades próprias.

Veja, ainda, se além de portfólio extenso de produtos e serviços o fornecedor oferece a possibilidade de adaptar a plataforma de comunicação PABX. O ideal é buscar um parceiro que conjugue qualidade com flexibilidade para, assim, sua empresa aproveitar ao máximo o produto e serviço contratados.

Tipos de PABX oferecidos

Outro ponto a ser considerado na hora de escolher o fornecedor PABX para sua empresa é que tipos de sistema a empresa oferece. Entre os modelos disponíveis mais comuns estão:

  • analógico;
  • digital;
  • IP;
  • híbrido;
  • virtual.

A escolha do modelo deve ser feita com base nas necessidades da sua empresa, assim como números de operadores e orçamento disponível para contratação. Antes mesmo de buscar um fornecedor, a gestão deve definir em conjunto com a equipe de Tecnologia da Informação qual é a melhor opção, baseada também em fatores como infraestrutura disponível na empresa.

Mesmo tendo em mente o tipo de PABX que deseja, não deixe de discutir com o possível fornecedor como é feita a manutenção e a capacidade de atendimento para, assim, você ter certeza de que está escolhendo o sistema mais indicado.

Rapidez no atendimento

Para avaliar o fornecedor PABX ideal para sua empresa é preciso ir além da análise dos produtos e serviços oferecidos pelo parceiro. Para uma boa relação comercial é importante que a outra empresa não tenha agilidade apenas na hora de vender seus serviços, mas também preste atendimento rápido durante e após a implantação do serviço. Um pós-venda de qualidade faz toda a diferença!

Ao selecionar seu parceiro, repare desde o primeiro contato o tempo que a empresa demora para dar retorno. Nas negociações, não deixe de questionar o período que levam para atender o pedido após a abertura do chamado. Dessa forma, você se certifica de que o tempo de retorno é condizente com a realidade da sua empresa e de seu segmento de negócio.

Reputação no mercado

Um ponto de atenção na hora de escolher o fornecedor é a reputação que a possível parceira tem no mercado. Comece sua pesquisa pela internet mesmo. Uma rápida busca simples já permite descobrir se a empresa presta um bom serviço para seus clientes e se ela é realmente confiável. Para avaliar a reputação da empresa, leia as avaliações que ela tem em sites como o Reclame Aqui.

Buscar por avaliações de clientes é importante, mas não suficiente. Para não correr o risco de contratar uma empresa que não atenderá adequadamente suas necessidades, vá além e veja se o potencial parceiro é citado em publicações do mercado e se tem o costume de participar de feiras, workshops e outros eventos do setor.

Fornecedores que investem em divulgação constante dos seus serviços demonstram preocupação em manter um bom relacionamento com o mercado e em reforçar a imagem da empresa junto a potenciais clientes.

Nacionalidade

Ao escolher um fornecedor de PABX, atente também para a nacionalidade da empresa. Apesar de haver empresas multinacionais e nacionais oferecendo o serviço, pode valer a pena optar pela segunda opção. Isso porque empresas brasileiras apresentam algumas vantagens, como não sofrerem tanto o impacto da variação do dólar e, ainda, pagarem menos tributos.

Áreas de atuação

Também é importante avaliar as áreas de atuação do seu fornecedor PABX. Veja se a capilaridade no Brasil é suficiente para atender às necessidades da sua empresa. Parceiros que têm atuação nacional já saem na frente por conseguirem resolver com mais facilidade eventuais problemas dentro da sua empresa por terem logística para isso.

Certificações

O fornecedor PABX ideal para sua empresa também deve apresentar garantias de que oferece um serviço de qualidade. Nesse sentido, procure saber se o potencial parceiro possui certificações, como ISO. Empresas certificadas mostram que se preocupam não só em oferecer o melhor serviço para os clientes, como, também, com outros aspectos relacionados à qualidade.

Avaliar se o fornecedor PABX é o ideal para sua empresa é cuidado essencial para estabelecer uma parceria de sucesso. Veja os tipos de PABX oferecidos, assim como a flexibilidade das soluções disponibilizadas pela empresa. Antes de fechar negócio, busque saber ainda se o possível fornecedor oferece um canal de comunicação direto e um atendimento rápido, inclusive no pós-venda. Caso decida assinar contrato, garanta que as condições firmadas estejam presentes no documento e preze sempre pela transparência na relação.

O ideal é buscar um parceiro que tenha interesse em estabelecer um relacionamento sólido, de longo prazo. Para isso, contar com processos alinhados e definidos é a chave para fazer um bom negócio. Outro cuidado é buscar ter uma carteira diversificada de fornecedores. Dessa forma, sua empresa tem sempre um portfólio de possíveis parceiros para cada necessidade do negócio.

Então, essas foram as nossas dicas para não errar na hora de escolher o melhor fornecedor PABX para sua empresa! Se você ficar atento a cada uma das etapas, certamente fará a melhor escolha.

Você gosta desse assunto? Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Siga a Leucotron nas redes sociais para saber de todos os nossos novos artigos em primeira mão! Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This
LIGAR ONLINE