gerar mais leads

Como utilizar bot para gerar mais leads qualificados?

Que a tecnologia revolucionou o marketing não há dúvidas, o mundo dos negócios tem sofrido os impactos do desenvolvimento das máquinas de forma cada vez mais positiva e quem está de fora, está perdendo.

As ferramentas de automação elevam o nível das empresas em vários quesitos, atuando nos três estágios de funil. O chatbot, por exemplo, promove uma comunicação direta com o cliente, abordando suas necessidades nas diversas etapas desse processo.

Por isso, as empresas tem investido cada vezes mais alto nesse tipo de ferramenta para conseguir mais leads, que são os potenciais clientes interessados no produto ou serviço.

Quer entender mais sobre os chatbots e saber como utilizá-los para gerar mais leads qualificados? Acompanhe este texto.

O que são os chatbots?

Você com certeza já se deparou com uma conversa automatizada, com perguntas prontas para você não perder tempo. Antes, íamos ao banco, enfrentar fila para falar com algum funcionário, hoje, as máquinas respondem e solucionam o problema sem sair do sofá.

Os chatbots nada mais são do que softwares, desenvolvidos para facilitar a comunicação da empresa e sua alta demanda, gerenciando conversas entre um “robô” e os humanos.

Pode ser utilizado para alcançar diferentes objetivos dentro da organização: atendimento, suporte técnico, agendamentos, entre outras.

Por que ajudam a gerar mais leads?

O principal objetivo de uma empresa certamente é vender e para isso o marketing tem a responsabilidade de ir buscar os possíveis consumidores da marca para converter em lucros. Logo, a preocupação é constante para gerar mais e mais leads.

Os conteúdos desenvolvidos precisam atrair pessoas e, por isso, é preciso elaborar estratégias para que cheguem ao público correto e as chances de vender aumentem.

Ao mesmo tempo em que buscar é a base de tudo, criar uma relação antes e depois da compra é essencial para o sucesso da operação. As empresas precisam garantir uma boa experiência ao contato, liberando informações rápidas e quebrando as objeções do consumidor de imediato.

Como utilizar chatbots para gerar mais leads?

Muito conhecidos por atuar em atendimento ao consumidor e ouvidoria para reclamações e elogios, o chatbots ganharam outra função nos últimos tempos, a de gerar interesse das pessoas no produto ou serviço oferecido.

Entenda agora um pouco mais sobre a atuação dessa ferramenta nas áreas de vendas e marketing.

Substituindo formulários de conversão

Antes da era digital, as empresas aplicavam formulários tediosos dentro das lojas ou até mesmo fora dela. No entanto, mesmo depois da ascensão da internet, algumas empresas ainda permaneceram presas a esse método, só que, dessa vez, enviando por e-mail.

Como a atenção das pessoas se tornou cada vez mais escassa, esse tipo de estratégia tem sido cada vez menos eficiente, já que muitas vezes a lista de perguntas é grande e o cliente acaba desistindo de preencher tais informações.

Os chatbots substituem esse tipo de processo, de forma muito mais efetiva, pois, ao entrar em contato com o usuário, discretamente faz as perguntas e salva informações. Além disso, quando aliado ao CRMs ou quaisquer outra ferramenta de festão de lead, é possível segmentar quais os melhores prospectos.

Nesse caso, a tecnologia recebe informações, entende as respostas e envia somente aqueles que são devidamente qualificados para a equipe comercial.

Educando sua audiência 

Nem sempre o usuário tem total consciência sobre o que ele quer e como o produto pode mudar a sua vida. Então, a fase de atração e ativação do interesse é primordial. Nessa etapa, a empresa oferece informações sobre como o produto pode satisfazer as necessidades do público alvo.

Atualmente, os chatbots são usados para educar os visitantes dos canais de comunicação da empresa, encaminhando conteúdos baseados nas necessidades do cliente e na etapa do funil de conversão. Por exemplo, a ferramenta pode enviar um e-book ou texto de meio e fundo de funil, que educa e vende ao mesmo tempo.

O chatbot também funciona como um canal para o usuário que busca por um determinado conteúdo que está buscando.

Tornando o processo de vendas mais rápido

Após gerar leads com os robôs torna-se bem mais rápido o processo de vendas. Devido a capacidade do chatbot em entender as necessidades do usuário, é fácil sugerir produtos ou serviços que se encaixem com a realidade do cliente.

Aliados a outras tecnologias de gestão, como o Help Desk, o bot pode ter um atendimento duo, fazendo as perguntas de prospecção e encaminhando em seguida para um vendedor especializado, que pode tirar as dúvidas do cliente e fechar negócio.

Quais os principais benefícios de usar chatbots para gerar mais leads?

Estar a frente da concorrência é fundamental diante do mercado capitalista que vivemos, por isso, a contratação de um chatbot opera de maneira a gerar lead, trazendo muitos benefícios a organização.

Um deles é que a ferramenta funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta e não oferece problemas com travamento e bugs, melhorando bastante a experiência do cliente. Além disso, consegue ser veiculado em diversos canais como WhatsApp, Instagram, Aplicativos de banco, etc.

Do ponto de vista econômico, há uma significativa redução de custos com mão de obra, já que os robôs conseguem atender uma grande demanda, sem cansar ou precisar de férias, por exemplo.

Importância dos chatbots para as empresas

Captar leads é uma das maiores preocupações de uma empresa, já que, para crescer é preciso que cada vez mais pessoas conheçam o produto ou serviço vendido.

Seja um negócio pequeno, médio ou grande, é sempre preciso investir na prospecção de clientes, mesmo se já houver uma carteira expressiva. Com tanta concorrência, o cliente tem um leque de escolhas que antes não havia e, costuma preferir, as marcas que proporcionam uma melhor experiência, principalmente em atendimento.

O mercado é competitivo e por isso quem investe mais, acaba se destacando. Para gerar estratégias é preciso conhecer o público-alvo, analisar os dados, entender sobre suas dores, desejos e objeções, para prospectá-los com os anúncios certos.

Por isso, a Leucotron possui as melhores ferramentas tecnológicas para que a sua empresa esteja disponível o dia inteiro para a sua audiência, bem como ser onipresente em várias plataformas de propagação, reduzir custos e ainda cair nas graças do cliente por ter um atendimento rápido e fácil.

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