Como realizar uma boa gestão de informação de clientes?
Você conhece bem todos os seus clientes? Consegue dizer quais são suas preferências de consumo? Como é o seu relacionamento com eles? Preocupa-se em preservar seus dados?
Em meio a tanta competitividade, se você ainda não tem respostas para essas e outras perguntas, certamente está deixando de fazer uma boa gestão de informação de clientes e perdendo inúmeras oportunidades de negócio todos os dias.
No entanto, para além do uso comercial estratégico, a marca que tem o seu banco de dados violado deixa seus consumidores expostos aos mais diversos tipos de crime. Nesse sentido, praticar uma boa gestão de informações também preserva a reputação da empresa que se preocupa com a segurança dos dados de seu público.
Neste post, apresentaremos o conceito de gestão de informação de clientes, assim como as principais dicas para lidar da melhor maneira com as informações sensíveis. Continue a leitura e confira.
Afinal, o que é gestão de informação de clientes?
Esse tipo de gestão é definido como um conjunto de práticas cujos objetivos são recolher, organizar, viabilizar o uso estratégico e preservar a segurança de dados dos clientes de uma empresa.
Naturalmente, o armazenamento, o tratamento, a exposição e o compartilhamento de dados são procedimentos que acontecem a todo instante. No entanto, esses processos nem sempre ocorrem de uma maneira segura ou são realizados com finalidades legítimas.
Certamente, você não quer expor seus clientes ao risco de uma exposição indesejada, afinal, isso pode causar grandes prejuízos financeiros. Portanto, além de garantir a segurança dos dados e, consequentemente, a confiança dos consumidores, uma adequada gestão de informações também pode ser extremamente útil para:
- melhorar os resultados e as vendas;
- estreitar o relacionamento com o público;
- ampliar o índice de retenção de consumidores.
Quais são as dicas para lidar corretamente com as informações sensíveis?
Quando organizados de maneira coerente, os dados de clientes viram informações. Por sua vez, algumas dessas informações são um dos bens mais valorizados no mundo corporativo atualmente, por isso são classificadas como “sensíveis”.
Assim sendo, fica claro que é muito importante saber cuidar bem delas em todas as etapas do atendimento ao cliente. Como? Confira as principais dicas abaixo!
Adote uma boa política de segurança
Obviamente, a prioridade na gestão de informação de clientes deve ser a segurança de dados. Para tanto, é preciso criar políticas e meios que promovam sempre a confidencialidade das informações, especialmente por meio de investimentos em:
- treinamentos das equipes envolvidas;
- normas de confidencialidade;
- controle de acesso;
- armazenamento de dados adequado;
- tecnologias apropriadas para uma boa gestão.
Revise seu banco de dados de clientes
Quer saber se o trabalho está sendo bem executado em seu negócio? Um excelente recurso para isso é medir a qualidade do controle de clientes por meio de uma simples revisão das informações apuradas e dos resultados obtidos. Pode até parecer um simples detalhe, mas com os dados constantemente revisados, sua empresa se torna mais capaz de:
- oferecer um atendimento mais personalizado e de mais qualidade;
- ofertar apenas aquilo que é de interesse de seu público;
- melhorar a experiência do consumidor.
Crie um backup
Se uma empresa perde todos os dados coletados em função de qualquer imprevisto, isso pode representar um prejuízo sem precedentes. Muitas organizações não estão preparadas para um contratempo desse tipo, e a prova disso é que os incidentes de perda de dados ocorrem 38 vezes mais do que os líderes de TI estimam.
Por exemplo, caso aconteça bug no sistema de gestão, como se preparar para uma adversidade como essa? Para garantir que os dados estejam a salvo mesmo em situações de falhas no software, é fundamental criar um backup. No entanto, vale destacar que esse backup também deve estar sob os critérios de segurança de dados.
Invista em soluções tecnológicas para gestão de informação de clientes
Contar com a tecnologia para ter mais eficiência na gestão de informação de clientes é inevitável. Afinal, apenas com uma planilha de Excel, por exemplo, além de não garantir a segurança, não dá para ter insights mais elaborados e necessários para tornar o alcance e o uso dos dados estratégicos.
Para realmente assegurar o sigilo e controle de acesso às informações, é preciso recorrer a um seguro sistema de gestão de dados. Por tudo o que já foi dito até aqui, algumas ferramentas oferecem aos clientes uma melhor experiência e contribui para que a empresa estreite o relacionamento com eles.
Investir em um bom software de gerenciamento de dados, portanto, é obrigatório para os negócios que se preocupam com o assunto. Entre as utilidades que uma solução profissional e segura de gestão pode oferecer, estão:
- mais facilidade para manejar os dados;
- apoio à coleta de referências e informações;
- organização dos elementos coletados;
- segmentação;
- geração de insights;
- segurança e backup.
Quais são as melhores tecnologias disponíveis no mercado?
Antes de investir em qualquer ferramenta, é fundamental avaliar quais são as demandas e os objetivos da empresa. Isso previne situações em que se tenham gastos desnecessários com soluções que não terão utilidade alguma para o negócio. Afinal, não é interessante adquirir um produto de custo elevado e acabar não utilizando todos os recursos fornecidos por ele.
Após estudar as características particulares e específicas de seu empreendimento, contar com o fornecedor certo para obter soluções tecnológicas é essencial. Além da qualidade e das funcionalidades oferecidas, é primordial verificar se a parceria dará o suporte necessário no pós-venda.
Nesse sentido, contar com as tecnologias da Leucotron é ter a certeza de que a empresa ganhará fluidez, escalabilidade e rapidez na comunicação por telefone, aplicativos de chat e mídias sociais. Tudo isso com o melhor suporte que existe no mercado.
Por fim, vale destacar que os serviços da Leucotron têm gestão fácil e detalhada, promovem a redução de custos, o aumento na produtividade e na satisfação, além da inteligência de dados, fator determinante para promover uma boa gestão de informação de clientes.
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