segurança de dados

Entenda a importância da segurança de dados para as empresas

Seja em uma grande corporação ou na mais nova startup do setor, as ameaças da web e o roubo de dados podem causar interrupções massivas nas operações do dia a dia de qualquer negócio. Sem a segurança e os procedimentos adequados, as empresas ficam expostas às consequências desses ataques, que são, na melhor das hipóteses, frustrantes e, na pior, irreparáveis.

Por mais prejudiciais que possam ser as ameaças à segurança dos dados de uma organização, elas também podem ser facilmente evitadas quando você dispõe das proteções adequadas. Se você deseja garantir a continuidade dos negócios, investir nos métodos certos é essencial. Para que você siga na direção certa, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é segurança de dados?

Segurança de dados é o processo de proteção de informações confidenciais contra acesso não autorizado e corrupção durante todo o seu ciclo de vida. Para isso, ela emprega uma variedade de técnicas e tecnologias, incluindo criptografia, tokenização, autenticação de dois fatores, gerenciamento de chaves, controle de acesso, segurança física, controles lógicos e padrões organizacionais para limitar o acesso não autorizado e manter a privacidade dos dados.

Por que a segurança de dados é importante para os negócios?

O objetivo principal da segurança de dados é proteger as informações confidenciais que uma organização coleta, armazena, cria, recebe e transmite. Com a quantidade de dados criados e armazenados diariamente, a proteção desse ativo está se tornando cada vez mais necessária.

Como tal, as organizações implementam estratégias que permitem que os dados sejam restaurados após qualquer corrupção ou perda. A seguir, vamos explicar alguns dos principais motivos para você investir na segurança de dados na sua empresa.

Dados como um ativo

Qualquer pessoa que administre um empreendimento também é proprietária de todas as informações relacionadas a ele. Isso inclui informações sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, planos de negócios e planos financeiros, informações sobre os compradores dos bens ou serviços.

Alguns dos dados são usados para mitigação de riscos, otimização de receita, bem como melhoria geral da operação. Pelo simples fato de que as informações podem gerar benefícios futuros, eles se tornam um ativo. Qualquer ativo usado para melhorar o seu negócio deve permanecer seguro e confidencial — essa é a importância dos dados como um ativo.

Reputação da marca

Toda empresa existe para fornecer bons serviços ou produtos. Mesmo ao simplesmente comprar itens com cartão de crédito, seus clientes confiam em você informações confidenciais. Nenhum negócio sério abusaria das informações de seus clientes intencionalmente, mas mesmo um vazamento de dados não intencional pode afetar a sua reputação.

Despesas desnecessárias

As empresas são responsáveis ​​pela perda de dados, como detalhes financeiros, arquivos confidenciais de clientes e informações de funcionários. Porém, algumas ignoram os perigos que essas vulnerabilidades podem impor aos seus negócios e deixam de investir em segurança de dados e nos protocolos de segurança necessários.

Os contras dos dados não são apenas monetários, mas também podem afetar a confiabilidade e a confiança da empresa. Eles podem impactar, inclusive, o futuro dela e prejudicar suas oportunidades de crescimento.

Como manter a segurança de dados de maneira eficiente?

Existem muitos riscos, ameaças e consequências de sistemas de segurança de dados falhos. As violações de segurança afetam igualmente empresas de todos os tamanhos. Os riscos potenciais definitivamente superam os custos necessários para implementar uma excelente segurança de dados. Existem várias medidas preventivas de segurança que devem ser tomadas por organizações de todos os tamanhos.

Escreva uma estratégia

Em vez de ter uma ideia vaga de políticas e procedimentos, empresas de todos os tamanhos devem ter uma estratégia formal de segurança de TI que seja a mais detalhada possível. É imperativo que não apenas se estabeleça como proteger os dados e recursos, mas o que fazer se as coisas derem errado.

Uma estratégia de resposta a incidentes garante que você estará um passo à frente, em vez de fazer qualquer reação precipitada do momento que possa piorar as coisas. Mantenha essa estratégia atualizada e sempre à mão.

Mapeie as fragilidades do seu negócio

Para que a sua estratégia de segurança dos dados seja realmente eficaz, é primordial que você faça um diagnóstico das fragilidades do seu negócio, avaliando os sistemas, a infraestrutura e os processos que seus colaboradores executam no dia a dia.

Dessa forma, você poderá identificar quais serão as medidas mais apropriadas para eliminar possíveis brechas de segurança.

Analise o desempenho dos serviços frequentemente

Faça um mapeamento de todos os sistemas e processos envolvidos nas atividades que a sua empresa desempenha. Assim, será possível analisá-los com clareza para identificar falhas na execução deles, de forma ágil e eficiente.

Isso é especialmente relevante em processos como a integração entre sistemas. Por exemplo, se o seu ERP não está recebendo os dados do sistema de vendas, é urgente que se tome uma ação corretiva.

Use a tecnologia para melhorar sua gestão

A tecnologia é uma excelente aliada para garantir a eficiência dos processos de segurança dos dados. Soluções que incorporam inteligência artificial, por exemplo, são capazes de identificar atividades suspeitas. Outros recursos tecnológicos relevantes incluem criptografias abrangentes, tokenização, segurança de endpoint, entre outros.

Descarte os dados de maneira adequada

Ter as medidas adequadas em vigor para descartar os dados que não são mais necessários é um fator crítico na redução do risco de violação de segurança. Garantir que dispositivos e mídias de armazenamento retirados e reutilizados tenham seus conteúdos removidos de forma adequada garantirá que os dados confidenciais não possam ser recuperados posteriormente — e não caiam em mãos erradas.

Eduque seus funcionários

É importante garantir que todos em sua empresa entendam a sua política de segurança. Quer você opte por fazer isso durante a integração ou por conduzir cursos de atualização semestrais, vale a pena realizá-los. Apenas certifique-se de que todos estão observando as práticas.

Avalie os níveis de segurança que seus fornecedores oferecem

É essencial garantir que seus fornecedores mantenham um alto nível de segurança de dados. Qualquer estranho que tenha acesso à rede corporativa torna-se uma ameaça. A Leucotron, por exemplo, é especialista em soluções de comunicação para empresas, oferecendo altos níveis de segurança e conformidade.

Em resumo, não importa o setor: a segurança de dados deve ser tratada como a prioridade número um e todos os funcionários devem ser treinados de acordo. É somente por meio de esforços contínuos que uma organização pode atingir um nível sustentável de resiliência.

Precisa melhorar a comunicação da sua empresa com clientes, parceiros e colaboradores? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.