Saiba como promover a digitalização do seu negócio
Não é de hoje que a transformação de uma empresa convencional em uma empresa digital tem provocado mudanças significativas na gestão de diversos modelos de empreendimento. O incentivo à implementação de certas tecnologias, as quais facilitam os processos produtivos e otimizam o tempo de produção, tem se tornado cada vez maior e mais relevante nos últimos tempos.
Isso porque a modernização dos mais variados modelos de negócio, assim como os conhecemos, já é vista há algum tempo como uma necessidade do mercado. Com o surgimento da pandemia, ganharam destaque os empreendimentos que já se adaptaram a essa nova realidade, deixando para trás quem ainda insiste em não se ajustar e se conectar.
Acompanhe na sequência como a digitalização e a inovação do mercado interfere nos seus negócios.
A pandemia acelerou as mudanças tecnológicas: como se adaptar?
Diante dessa grave situação, presenciada desde 2020, o distanciamento social obrigou diversos empreendedores a buscarem alternativas para manter suas vendas e garantir o contato com os clientes e colaboradores. A solução encontrada por muitos foi a digitalização dos seus serviços.
Obviamente, as empresas que já estavam em processo de transformação foram menos afetadas que os empreendimentos que não aderiram às mudanças do mercado a tempo. Logo, percebemos que a paralisação do comércio serviu como uma motivação decisiva para a digitalização das empresas que desejam se manter ativas.
Além disso, mostrou para diversos gestores que a solução para o crescimento contínuo está em saber fazer bom uso da tecnologia e se manter aberto às mudanças requeridas por um mercado moderno e altamente conectado.
Diante desse panorama, este artigo elencará a seguir alguns dos fatores mais importantes que devem ser levados em consideração na hora de tornar o seu negócio digital. Mostraremos a você o que são e quais são algumas das soluções possíveis aos novos problemas que muitos ainda enfrentam.
Entenda a nova realidade da sua empresa
Uma pesquisa feita pelo IBGE, mostrou que 39% das empresas entrevistadas não estavam preparadas para lidar com a atual crise — enquanto 19% se consideravam preparadas, mas não tinham um plano de gerenciamento bem estruturado para a ocasião.
O mais incrível é que a pesquisa mostra que apenas 9,3% das empresas consultadas se viam totalmente prontas para lidar com a situação e continuar a prestação de seu serviços de maneira remota de modo a cumprir as medidas sanitárias exigidas no momento — já eram uma empresa digital, portanto.
Esses dados nos mostram que de fato poucos gestores se atentaram para a importância da digitalização antes da pandemia. Agora, os empreendedores têm buscado se adaptar o mais rápido possível às condições atuais do mercado.
Contudo, antes de qualquer iniciativa, é de suma importância que você pare para estudar e entender a realidade atual da sua empresa, a fim de estabelecer a qual será a melhor solução para agilizar o atendimento dos colaboradores e garantir a satisfação de seus clientes.
Para isso, é necessário reunir as equipes responsáveis pelas diversas fases de produção para discutir os principais problemas enfrentados pela empresa e suas possíveis soluções. Ainda, é essencial saber o que o seu cliente espera da sua marca e quais as dificuldades que ele enxerga no momento de solicitar o seu produto ou serviço — inclusive na hora em que ele precisa resolver algum imprevisto.
Garanta os caminhos abertos para seu cliente chegar até você
Após entender essas questões, precisamos ter em mente que se faz necessário buscar sempre novas formas de encurtar o caminho que seu cliente faz até chegar a nós, empresa. Dispor dessas informações ajudará aos responsáveis pelas tarefas de gestão a terem uma visão mais precisa de qual estágio o seu negócio se encontra em relação às mudanças necessárias para o momento.
Além de permitir identificar os gargalos que podem acabar atrapalhando a realização dessas modificações, isso pode acabar gerando atrasos indesejados nas implementações das soluções escolhidas para o modelo de sua empresa digital.
Lembre-se de fazer sempre uma autoanálise sobre como é conduzido o tratamento de sua empresa, tanto para com os clientes quanto colaboradores. Isso contribui também para a visualização dos pontos a serem otimizados após a implementação das novas ferramentas. Confira se realmente esses recursos correspondem à sua realidade atual e estão adequados ao seu público-alvo.
Identifique as necessidades mais importantes (para o cliente e para a empresa)
A partir do momento em que você compreende a realidade em que está inserido o seu negócio e garantiu que a voz de seu cliente chegue até você, certamente será mais fácil identificar quais são as suas necessidades e desafios durante esse período estagnante que se faz uma pandemia.
Será por meio desse conhecimento que perceberemos de forma clara as soluções que atendam à demanda e, consequentemente, tragam melhores resultados para a empresa.
Além disso, o entendimento desses problemas e suas soluções personalizadas, variáveis para cada modelo de negócio, servirá como base para a escolha dos diferentes métodos a serem utilizados — os quais se fazem amplamente disponíveis no mercado. Essa atitude contribuirá para que haja uma implementação sólida dessas novas ferramentas, facilitem as práticas, favoreça o monitoramento e as análises das operações internas de maneira contínua.
Vale ressaltar que saber quais são as necessidades mais comuns dos seus clientes é uma das partes mais importantes desse processo de transformação. Isso porque a proposta da sua empresa deve corresponder da melhor forma possível à expectativa do seu consumidor, que se modifica constantemente.
Com isso, podemos ter a garantia de uma melhor estruturação do nosso plano de ação, saindo na frente da concorrência e com menor desperdício de recursos. Gastos a mais com anúncios patrocinados que não serão mais necessários quando temos um bom engajamento nas redes sociais, por exemplo.
Definindo as ferramentas necessárias: um desafio a ser enfrentado
Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis para serem utilizadas pelos gestores. No entanto, o desafio está em escolher a mais adequada para o sua categoria de negócio — nesse caso, quando o gestor sabe do que realmente precisa, acaba ficando mais fácil acertar na escolha.
Lembrando que é possível implementar mais de um recurso tecnológico no mesmo setor ou serviço, pois para cada necessidade identificada pode existir uma ferramenta capaz de atendê-la como solução.
Tendo isso em mente, separamos algumas opções dessas ferramentas que você pode utilizar para facilitar o atendimento dos seus clientes e nos procedimentos internos dos mais variados setores da empresa durante uma pandemia, como está sendo a do coronavírus.
Videoconferência
A videoconferência já é um método bastante utilizado por um número imenso de negócios pelo mundo todo — principalmente por ser uma solução que contribui com a redução dos gastos e evita a perda da produtividade.
Sendo assim, a videoconferência sempre teve como umas das principais funções transmitir reuniões corporativas a longa distância. Nos últimos tempos, com os problemas ocasionados pelo coronavírus, empreendedores de diferentes segmentos têm feito uso dessa ferramenta também para reunir funcionários e agendar encontros virtuais com os seus clientes, na tentativa de manter o fluxo das vendas.
Plataformas digitais
Muitas empresas que antes atendiam seus clientes apenas em seu espaço físico tiveram que substituir o atendimento presencial por um atendimento virtual, mas ainda humanizado. Muitos deles optaram pelas plataformas digitais como ponto de encontro entre os clientes e seu setor de atendimento.
Essa ferramenta, além de proporcionar vantagens, como a redução dos custos e a automatização de diversos processos, contribui também para o maior alcance da marca e ainda aproxima mais a empresa do consumidor, pois é capaz de conectar pessoas e interesses de forma simples e prática.
Redes sociais
As redes sociais, como o Facebook e o Instagram, tornaram-se ferramentas poderosas para a expansão de diversas marcas e modelos de negócio durante o período de quarentena. Isso porque, além de serem recursos gratuitos, elas permitem que o gestor tenha contato direto com o seu público-alvo de maneira remota e personalizada.
Assim, é perceptível que o uso dessas plataformas facilita muito a prestação de um atendimento humano e que resulta em uma maior aproximação do consumidor com a empresa. Seu cliente fica feliz quando você deixar tudo mais simples para resolver quando algum problema é detectado por ele.
Com base no que foi apresentado no decorrer deste artigo, percebemos que a digitalização das empresas acabou não apenas tornando-se uma necessidade dos dias atuais, mas que possivelmente perdurará pelos próximos anos, até mesmo nos períodos pós-pandêmicos.
As soluções não param de surgir
Além dessas ferramentas que trazemos neste artigo, que facilitam a comunicação entre uma empresa digital e o seu consumidor, existem também muitos outros recursos que visam potencializar as operações internas do seu empreendimento.
É o caso das soluções de telecomunicações e implementação de softwares que garantem o melhor desempenho do seu negócio. Esses recursos, além de promoverem uma digitalização avançada para sua empresa, possibilitam a mobilidade, reduzem os gastos e melhoram a gestão de atendimento ao cliente.
Para entender mais sobre como digitalizar as principais tarefas dos mais diversos setores de sua empresa, saiba mais sobre a digitalização de processos e prepare seu negócio para viver o mundo digital.