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Saiba como promover a digitalização do seu negócio!

Não é de hoje que a transformação digital tem provocado mudanças significativas na gestão de diversas empresas. O incentivo à implementação de tecnologias que facilitam os processos produtivos e otimizam o tempo de produção tem se tornado cada vez maior.

Isso porque a modernização do modelo de negócio já é visto como uma necessidade atual. Nesse contexto, ganham destaque os empreendimentos que já se adaptaram a essa nova realidade, deixando para trás quem ainda insiste em não se ajustar.

Presenciamos essa situação ainda esse ano por causa do surgimento inesperado de uma pandemia ― provocada pelo novo coronavírus. O distanciamento social obrigou diversos empreendedores a buscarem alternativas para manter suas vendas e garantir o contato com o cliente.

A solução encontrada por muitos foi a digitalização dos seus serviços. Obviamente, as empresas que já estavam em processo de transformação foram menos afetadas que os empreendimentos que não aderiram às mudanças do mercado a tempo.

Logo, percebemos que a paralisação do comércio serviu como uma motivação decisiva para a digitalização das empresas que desejam se manter ativas. Além disso, mostrou para diversos gestores que a solução para o crescimento contínuo está em saber fazer bom uso da tecnologia e se manter aberto às mudanças.

Diante disso, preparamos este artigo com o objetivo de mostrar para você alguns fatores importantes que devem ser levados em consideração na hora de tornar o seu negócio digital, principalmente, nesse período de pandemia. Acompanhe a leitura!

Entenda a realidade da sua empresa

Uma pesquisa feita pelo IBGE, mostrou que 39% das empresas entrevistadas não estavam preparadas para lidar com a atual crise. Enquanto que 19% se consideravam preparadas, mas não tinham um plano de gerenciamento bem-estruturado, sendo que apenas 9,3% se viam totalmente preparadas para lidar com a situação. Esses dados nos mostram que de fato poucos gestores se atentaram para a importância da digitalização antes da pandemia.

Agora, os empreendedores têm buscado se adaptar o mais rápido possível às condições atuais do mercado. Contudo, antes de qualquer iniciativa, é de suma importância que você pare para entender a realidade da sua empresa, a fim de estabelecer a melhor solução para ela.

Para isso, é necessário reunir a equipe de colaboradores para discutir os principais problemas enfrentados pela empresa. Além disso, é essencial saber o que o seu cliente espera da sua marca e quais as dificuldades que ele enxerga no momento de solicitar o seu produto ou serviço. 

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Dispor dessas informações, vai ajudar você a ter uma visão mais precisa de qual estágio o seu negócio se encontra, além de permitir identificar os gargalos que atrapalham a realização de mudanças. Fazer essa autoanálise contribui também para visualizar os pontos que serão otimizados após a implementação de novas ferramentas e se os recursos utilizados correspondem com a sua realidade.

Identifique as suas necessidades

A partir do momento em que você compreende a sua realidade, é mais fácil identificar quais são as suas necessidades e desafios durante esse período. Por meio desse conhecimento, é possível perceber de forma clara as soluções que atendem à sua demanda e, consequentemente, tragam melhores resultados. Além de servir como base para a escolha dos métodos a serem utilizados e para a implementação das novas ferramentas.

Vale ressaltar que saber quais são as necessidades dos seus clientes também faz parte desse processo de transformação. Isso porque a proposta da sua empresa deve estar de acordo com a expectativa do consumidor. Por isso, é importante levar em consideração a realidade do seu público-alvo para garantir uma melhor estruturação do plano de ação.

Defina as ferramentas necessárias

Atualmente, existem diversas ferramentas disponíveis para serem utilizadas pelos gestores. No entanto, o desafio está em escolher a mais adequada para o seu tipo de negócio, nesse caso, quando o gestor sabe do que realmente precisa se torna mais fácil acertar na escolha. Lembrando que é possível implementar mais de um recurso tecnológico, pois para cada necessidade identificada pode existir uma ferramenta capaz de atendê-la.

Tendo isso em mente, separamos algumas opções de ferramentas que você pode estar utilizando durante a pandemia. Confira!

Videoconferência

A videoconferência já é um método bastante utilizado pelas empresas, por ser uma solução que contribui com a redução dos gastos e evita a perda da produtividade. Sendo assim, tinha como função transmitir reuniões corporativas a longa distância. Agora, empreendedores de diferentes segmentos têm feito uso dessa ferramenta para reunir funcionários e agendar encontros virtuais com os seus clientes, a fim de manter o fluxo de vendas.

Plataformas digitais

Muitas empresas que antes atendiam seus clientes apenas em seu espaço físico tiveram que substituir o atendimento presencial pelo virtual optando, então, pelas plataformas digitais. Essa ferramenta, além de proporcionar vantagens como a redução dos custos e a automatização dos processos, contribui para o maior alcance da marca e ainda aproxima mais a empresa do consumidor, pois é capaz de conectar pessoas e interesses de forma simples e prática.

Redes sociais 

Redes sociais como Facebook e Instagram se tornaram ferramentas poderosas para a expansão de diversas marcas. Isso porque, além de serem recursos gratuitos, elas permitem que o gestor tenha contato direto com o seu público-alvo, facilitando, assim, a prestação de um atendimento personalizado que resulte na maior aproximação do cliente com a empresa.

Com base nessas informações, percebemos que a digitalização das empresas se tornou uma necessidade dos dias atuais. Além das ferramentas que facilitam a comunicação entre a marca e o consumidor, existem outros recursos digitais que visam potencializar as operações internas do seu empreendimento. É o caso das soluções de telecomunicações e implementação de softwares que garantem o melhor desempenho do seu negócio. Esses recursos, além de promoverem a digitalização da sua empresa, possibilitam a mobilidade, reduzem os gatos e melhoram a gestão de atendimento ao cliente.

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